Mulher pode fazer musculação? Desvende os mitos da musculação feminina

· 23 de julho de 2018
Os pesos são muito benéficos para dar forma, tonificar e dar resistência ao corpo. Não tenha medo de usá-los, toda mulher pode fazer musculação sem medo de não estar se exercitando para emagrecer ou de ficar forte demais. Desvende os mitos que envolvem a musculação feminina a seguir!

A maioria das mulheres que frequentam a academia para praticar esportes o fazem para perder peso e obter definição, em busca de uma boa forma. Essas razões muitas vezes as afastam da prática com pesos, pois existem muitos mitos sobre o uso de pesos pelas mulheres. Descubra a seguir se mulher pode fazer musculação com esses objetivos!

Não são mais que isso, mitos. E, se queremos tonificar enquanto perdemos peso, o uso deles é absolutamente necessário, porque são responsáveis ​​por trabalhar os músculos e incentivar o seu desenvolvimento. Quais são os mitos mais conhecidos sobre o uso de peso pelas mulheres?

Mulher pode fazer musculação? Os mitos sobre o uso de pesos por mulheres

Mulher usando kettlebell para malhar na academia

Se eu utilizar pesos, terei muito músculo

Este mito gira em torno de meninas e mulheres que aparecem na televisão e que parecem feitas de enormes músculos. No entanto, queremos explicar que este tipo de corpo é alcançado através de um treinamento muito duro, com muita carga e combinado com uma alimentação e suplementação muito diferente da que podemos ter.

A verdade é que as mulheres têm muito menos massa muscular que os homens, então, para nós, é muito mais complicado trabalhar os músculos nessa escala. Sem mencionar que os homens têm mais um incentivo: a grande quantidade de testosterona, o hormônio responsável por fazer os músculos crescerem. Então sim, mulher pode fazer musculação e não ficar musculosa demais.

A área de pesos não é para mulheres

É verdade que quando vamos à academia, os homens são a maioria nessa área. No entanto, todas as áreas da academia são adequadas para todos que a frequentam, independentemente de serem mulheres ou homens. Hoje, os mitos relacionados às diferenças entre homens e mulheres já estão dissolvidos e cada vez mais mulheres são vistas na área dos pesos.

Tanto as máquinas de peso quanto os pesos livres irão ajudá-la a tonificar e criar massa muscular, o que o ajudará a ter uma aparência incrível. 

Os pesos me farão engordar

Não, não e não. Os pesos a ajudarão de forma que sua massa muscular cresça, e embora sua aparência em volume não mude, é verdade que a indicação da balança pode ter subido. Isso não acontece porque ganhou peso, mas porque seus músculos estão se desenvolvendo.

Os músculos pesam mais que a gordura porque eles têm uma maior quantidade de água, mas é só isso, água. Para ficar tranquila, você pode fazer um teste de composição corporal e certificar-se de que seu percentual de massa muscular é maior do que o de gordura corporal.

Não queimarei calorias com pesos

Como dissemos anteriormente, entendemos que a maioria das mulheres vai à academia para perder peso, e o segredo disso é queimar calorias e assim, perder peso enquanto nos alimentamos corretamente.

É verdade que, a princípio se queima mais calorias com cardio, como mostrado pelos contadores das máquinas de cardio, mas os pesos têm um processo mais complexo. Além da força que você faz ao levantá-los ou movê-los, eles modificam sua composição corporal e portanto seu metabolismo. Após o exercício, quando o metabolismo de repouso se inicia, algo surpreendente acontece. 

Ao levantar pesos, os músculos sofrem pequenas rupturas que se reconstroem durante as 48 horas seguintes, o que requer um gasto energético e calórico maior do que uma sessão de cardio pode oferecer. O ideal é que você realize uma rotina misturando ambas as modalidades. Mulher pode fazer musculação sim, e para emagrecer!

Mulher levantando peso

O uso de pesos é perigoso

Existem sim casos de lesões musculares ocorridas com o uso de pesos. Este é um dos motivos pelo qual surgiram muitos mitos sobre o uso de pesos pelas mulheres, de forma que elas os rejeitaram.

Mas sejamos realistas, tensões musculares ou rupturas fibrilares podem ocorrer na prática de qualquer esporte, e até andando. Levantar pesos não é mais ou menos perigoso que outro esporte. Se você fizer aquecimento e alongamento, nada deve acontecer com seu corpo, além, claro, dos benefícios da musculação.