Benefícios do treinamento de CrossFit

9 de maio de 2019
O Crossfit é um esporte que melhora a saúde daqueles que o praticam. Além disso, destaca-se por trazer outros benefícios, como você poderá descobrir neste artigo.

O CrossFit é um programa de exercícios funcionais e constantemente variados de alta intensidade cuja popularidade tem tido um enorme crescimento nos últimos anos. O treinamento de CrossFit permite que você se mantenha na melhor forma possível, construindo músculos e trabalhando a capacidade cardiovascular.

É um esporte que usa seu próprio peso corporal como resistência para tonificar seu corpo e mantê-lo em forma. De fato, a maioria dos exercícios do CrossFit geralmente é realizada sem a necessidade de equipamentos ou pesos adicionais, embora alguns atletas prefiram incluir pesos para realizar certos movimentos.

Em todo caso, você deve saber que, no CrossFit, os treinamentos completos que usam grandes grupos musculares e várias amplitudes de movimento levam a uma melhor saúde, postura, flexibilidade, força e equilíbrio.

Embora seja verdade que esses trabalhos variem enormemente, os agachamentos, burpees e flexões são alguns dos exercícios mais populares. A seguir, vamos rever quais são os benefícios do treinamento de CrossFit. Anote!

Principais benefícios do treinamento de CrossFit

1. Tonifica seu corpo

Um dos pilares do CrossFit é o treinamento de força. Não se trata apenas de levantar pesos, mas a realidade é que você deve se familiarizar com pesos livres e técnicas de levantamento combinadas com exercícios cardiovasculares.

A maioria dos exercícios segue a premissa do modelo de intervalos de alta intensidade, no qual você treina duro por curtos períodos intercalados com períodos de descanso.

O programa de treinamento de CrossFit é projetado principalmente para ajudá-lo a tonificar os músculos e fortalecê-los. Claro que isso ajudará você a se sentir bem fisicamente. Se a perda de peso é parte de seus objetivos, a melhora do tônus ​​muscular também te ajudará.

Portanto, o treinamento de força não apenas o tornará mais forte e lhe dará uma melhor forma, mas também ajudará a evitar lesões em outros esportes e atividades.

Mulher pulando em aula

2. Permite treinar com a intensidade adequada

O CrossFit é um exercício intenso que pode durar menos de 15 minutos por dia, já que nesse quarto de hora se condensam movimentos ​​contínuos.

Podemos fazer apenas três ou quatro exercícios, mas a ideia é que você continue fazendo cada exercício repetidamente durante o tempo definido. Você observará como sua frequência cardíaca permanecerá elevada durante todo o treinamento, o que aumentará sua resistência.

3. Faz com que você não fique parado

O CrossFit é muito variado e é baseado em movimentos compostos ou funcionais feitos com alta intensidade. Este tipo de treinamento é considerado muito eficaz para alcançar resultados de condicionamento físico no menor tempo possível, ao mesmo tempo em que ajuda a evitar o tédio.

Ao alterar continuamente os tipos de exercícios realizados, os músculos utilizados e a intensidade, o treinamento impede que você fique estagnado, já que os músculos precisam trabalhar constantemente de novas maneiras.

Cada programa em si pode ser ajustado para atender todos os tipos de pessoas simplesmente alterando o peso, duração e intensidade. Isso, é claro, é feito de acordo com o nível de condicionamento de cada atleta para aproveitar os benefícios do treinamento de CrossFit.

4. Motivação contínua

Algo que atrai muitas pessoas a iniciar e manter treinamentos de CrossFit é que há um forte senso de comunidade entre os participantes. Graças ao apoio contínuo que deriva do ambiente de exercícios em grupo, os atletas obtêm o benefício adicional de ter parceiros para manter a motivação intacta.

Este sistema de apoio é crucial para mantê-lo no caminho certo e ajudá-lo a superar os obstáculos que podem impedi-lo de se exercitar e se alimentar bem. A motivação do grupo traz menores taxas de abandono e maior responsabilidade, o que muitas vezes significa melhores resultados.

Aula no box

Finalmente, recomendamos que, se você estiver pensando em iniciar seus exercícios CrossFit pela primeira vez, procure ter um progresso gradual e não tente dar 100% em suas primeiras sessões.

Isso significa que você deve começar a praticar movimentos com os quais você está mais familiarizado, sem pesos adicionais e fazendo menos repetições até ter mais capacidade física. Nesse caso, você pode lidar com um volume maior de repetições ou agregar peso adicional.

Finalmente, não se esqueça que a quantidade de tempo para descansar entre as séries depende de alguns fatores diferentes, como sua capacidade de recuperação. Você se anima a experimentar os benefícios do treinamento de CrossFit?

  • Hak, P. T., Hodzovic, E., & Hickey, B. (2013). The nature and prevalence of injury during CrossFit training. Journal of Strength and Conditioning Research, 1. https://doi.org/10.1519/JSC.0000000000000318
  • Crossfit Training. Guía de entrenamiento Nivel 1. CrossFit, Inc.