Dicas para uma recuperação ideal após o exercício

· 3 de maio de 2019
Se você pratica esportes com frequência ou faz qualquer outra atividade física, recupere-se de maneira eficaz seguindo estas dicas.

Depois de uma sessão de exercícios, é normal se sentir cansado. Isso acontece porque submetemos o nosso corpo a um grande esforço e, como resultado, ele fica esgotado. Para retornar ao estado habitual o mais rápido possível, o melhor a fazer é seguir as dicas que vamos propor para ter uma recuperação ideal.

Assim como você vai verificar, elas consistem em quatro etapas muito simples e benéficas. Se você realizá-las, você não só vai se recuperar de uma maneira mais eficiente, como também poderá maximizar os resultados e ter mais saúde.

4 chaves para uma recuperação ideal

Não vamos mais te deixar esperando; vamos explicar os quatro passos que você deve seguir para ter uma recuperação ideal após o exercício.

1. Repor líquidos

Após o exercício, o corpo fica desidratado. Isso ocorre porque muitos líquidos são perdidos como resultado da transpiração.

A desidratação é diretamente proporcional à duração e à intensidade do exercício realizado. Portanto, isso significa que as pessoas que fazem exercícios aeróbicos e de alto desgaste devem prestar uma atenção especial à reposição de líquidos.

A melhor maneira de fazer esta reposição é bebendo água ou algum tipo de bebida isotônica especialmente indicada para atletas. Este tipo de bebida contém uma maior concentração de minerais e estimula uma rápida recuperação.

Mas, se você é dessas pessoas que têm dificuldade para beber água, você também pode tomar sucos naturais como os que propomos aqui. Eles podem ser preparados facilmente e, como eles são totalmente naturais, eles têm muitos benefícios.

chaves para uma recuperação ideal

2. Alongar

A primeira coisa que temos que fazer ao terminar uma sessão de exercícios é  alongar. Devemos ter em mente que os músculos foram submetidos a um grande esforço; portanto, eles estão tensos e por isso é necessário relaxá-los.

A melhor maneira de fazer isso é alongar os diferentes músculos com segurança e suavidade. Certamente devemos prestar uma atenção especial àqueles que fizeram o maior esforço.

Alongar-se é a melhor maneira de evitar tensões e cãibras que tantas vezes surgem após o exercício. Além disso, alongar também nos ajudará relaxar e poderemos descansar melhor.

Lembre-se de que o alongamento é tão importante quanto o aquecimento. A primeira coisa que você deve fazer tanto antes quanto ao terminar de se exercitar é deixar os músculos preparados para evitar lesões e trabalhar de uma forma mais eficaz.

3. Descansar

Um falso mito que rodeia o mundo dos esportes é a crença de que quanto mais exercício for feito, melhores serão os resultados. Isso não é verdade, pois é essencial respeitar os períodos de descanso e recuperação. É por isso que, depois de ter feito uma sessão de exercícios, é necessário deixar o corpo em um estado de repouso.

Os períodos de descanso são necessários para evitar sobrecargas, tensões e lesões. Além disso, se esses momentos não forem respeitados, o progresso permanece estagnado e assim é impossível melhorar o desempenho e a forma física.

É verdade que para os verdadeiros amantes do exercício é difícil ficar um dia em casa, mas devemos ter em mente que o esforço vale a pena.

4. Consumir alimentos saudáveis

Anteriormente, comentamos que depois de fazer uma sessão de exercícios o corpo fica desidratado porque perdeu uma grande quantidade de água. O mesmo acontece com os nutrientes, pois o organismo precisa deles para se submeter a esforços. É por isso que é essencial se alimentar na primeira hora após o exercício.

Consumir alimentos saudáveis

Mas, se quisermos que o nosso esforço seja bem-sucedido, é importante consumir alimentos saudáveis. Neste momento, devemos priorizar os alimentos que são ricos em proteínas e carboidratos e consumi-los em pequenas quantidades.

Por exemplo, neste artigo mostramos algumas receitas fáceis e rápidas que você pode preparar para o almoço ou para o jantar depois de ter se exercitado.

Em suma, hidratar-se, alongar-se, consumir alimentos ricos em proteínas e carboidratos e descansar. Estes são os quatro pontos fundamentais que você deve seguir para alcançar uma recuperação ideal. Assim como explicamos, eles são muito simples de fazer. Além disso, eles vão te ajudar a alcançar os resultados desejados.

  • Sánchez Benito, J. L. (2009). Efectos del ejercicio físico y una dieta saludable. Nutricion Clinica y Dietetica Hospitalaria29(1), 46–53. https://doi.org/10.1007/s10995-010-0571-1
  • De la Reina, L., Martínez, V., Larkin, T. E., Junta, P. D., Defrantz, A. L., Evans, J., … Soto Morga, Antonio, J. (2003). Manual De Teoría Y Práctica Del Acondicionamiento FísicoJournal of Chemical Information and Modeling (Vol. 1996, p. 190). https://doi.org/10.1017/CBO9781107415324.004
  • Pérez-Guisado, J. (2008). Rendimiento deportivo: glucógeno muscular y consumo proteico. Apunts. Medicina de l’Esport43(159), 142–152. https://doi.org/10.1007/s10672-009-9128-0