Hidratação e perda de peso: como a água pode ajudar

· 21 de janeiro de 2019
Beber água para conseguir perder peso funciona, como já foi demonstrado cientificamente. O fato é que às vezes até nos obrigamos a beber mais água, mas não sabemos se é o suficiente ou se estamos bebendo demais.

Muitas pessoas ficam inchadas ao beberem água com a finalidade de perderem peso ou de melhorarem o aspecto da pele, descubra a real relação entre hidratação e perda de peso a seguir.

É verdade que beber água em excesso pode ser muito perigoso. Por isso, você deve saber se está bebendo mais água do que deveria com o objetivo de perder peso.

Hidratação e perda de peso

O consumo excessivo de água é visto como mais um dos distúrbios alimentares; bem como a anorexia e a bulimia. O nome dele é potomania. As pessoas afetadas podem beber mais de quatro litros de água por dia e o fazem com a intenção de encher seu estômago e, portanto, não ter fome.

As pessoas que sofrem com isso correm o risco de que o nível sanguíneo de sódio diminua (hiponatremia) até níveis tão alarmantes que se pode desencadear até mesmo um coma. Mas é claro que esses são casos muito extremos.

Mulher bebendo água

Beba água de acordo com o seu peso

A necessidade de água está intimamente ligada ao peso de cada pessoa. Quanto maior ou mais pesado alguém for, mais água precisará; embora também deva-se considerar se a pessoa pratica algum exercício físico ou não.

Existem publicações que dizem que se você não se sente sede, não é necessário beber água e que se beber água sem estar com sede, sobrecarregaremos os rins. Mas também é certo que quando temos a sensação de sede… Já começamos a ficar desidratados.

Além do que, se o organismo detecta que não recebeu água suficiente, ele começa a reter líquidos, a fim de ter reservas em caso de necessidade.

Portanto, você tem que beber água regularmente e, assim, evitar a retenção de líquidos. Com este método, podemos beber água suficiente a fim de que nosso organismo não retenha líquidos e de que não façamos com que nossos rins tenham uma sobrecarga desnecessária.

A quantidade de água que se deve beber é 32ml por dia para cada quilo de peso. Deste modo, uma pessoa de 60 kg, deveria beber 1.920 ml de água; ou seja, 1.920 litros de água por dia. Dessa forma teremos hidratação suficiente para a perda de peso.

Faça as contas, você está bebendo toda a quantidade de água que precisa para conseguir perder peso?

Menina bebendo uma garrafa de água

O que posso fazer para lembrar de beber água?

Talvez você fique surpreso com a quantidade de água que você deve ingerir e deve estar se perguntando como  é que você vai se lembrar de beber toda essa água diariamente. Para isso, existem algumas dicas que podem ser seguidas para conseguir um corpo hidratado e a tão desejada perda de peso:

  • Pode-se beber um copo grande de água antes de cada refeição. Assim será mais difícil se esquecer de beber água. Além disso, ajudará na digestão, fazendo com que a comida seja metabolizada mais rápido no organismo.
  • Toda vez que for ao banheiro, beba um copo de água. Esta é uma das formas mais eficazes de manter a hidratação em níveis regulares.
  • Assim que se levantar, beba um copo de água e da mesma forma, beba outro antes de ir dormir. A água gelada em jejum parece ser um ativador do metabolismo e se for dormir bem hidratado, o seu corpo usará essa água para filtrar impurezas durante a noite.
  • Se nenhum destes métodos funcionar , então você pode fazer uma checklist que, à medida em que for bebendo um copo de água, você deverá ir marcando.
  • No trabalho, você pode tentar se lembrar de beber um copo de água assim que chegar, outro no meio da manhã, outro no almoço e outro antes de ir embora…Talvez esse cálculo funcione melhor do que você imagina.

Em suma, a água é muito importante para levar uma vida saudável e para mantermos nosso peso. A hidratação e a perda de peso têm uma relação íntima! Para esse fim, lembre-se de beber a água que precisa de acordo com o cálculo, como já comentamos anteriormente. Funciona melhor do que você imagina!