Motivação no esporte: não pare de treinar nunca!

· 22 de agosto de 2018
A preguiça e a falta de tempo são dois dos principais inimigos quando buscamos seguir um treinamento de maneira rotineira e constante. A seguir damos algumas dicas para que seja mais fácil não desistir e manter a motivação no esporte.

A motivação no esporte é o que te ajuda a continuar a se esforçar, treinar de maneira constante e não desistir embora o caminho seja muito difícil. Considerando a motivação, podemos diferenciar entre as pessoas que conseguem tudo o que desejam e as que permanecem na tentativa.

Tipos de motivação no esporte

  • Motivação básica: é aquele que leva um atleta a praticar o exercício que gosta; jogar futebol porque gosta desse esporte por exemplo.
  • Motivação cotidiana: é aquela que leva o atleta a praticar a atividade física constantemente durante vários ou todos os dias da semana.

Portanto, podem ocorrer 4 situações:

Motivação básica alta e cotidiana alta: é a situação ideal, por exemplo, um menino que gosta de jogar tênis e treina sempre.

– Motivação básica baixa e cotidiana alta: por exemplo, uma menina que, apesar de gostar de treinar, não gosta do esporte em si.

Motivação básica alta e cotidiana baixa: é o caso em que uma menina gosta de um esporte mas não treina.

Motivação básica baixa e cotidiana baixa: um menino que não gosta de esportes ou de treinar. Neste caso, seria melhor deixar o esporte. Sem motivação ou prazer para o exercício, é difícil chegar a um bom objetivo.

Homem cansado treinando

Dicas para estimular a motivação no esporte

Visualize a meta

Muitas das pessoas que não têm uma motivação no esporte não pensaram ou definiram uma meta antes de começar. É difícil alcançar um objetivo se não o temos estabelecido.

Para alcançar uma meta, precisamos ter um objetivo bem definido e persegui-lo. Se temos que lutar para obtê-lo, nos mantermos motivados e ativos.

Confie em si mesmo

Se lutarmos tanto quanto pudermos e não desistirmos, poderemos alcançar o que nos propusemos a fazer. É essencial ter confiança em nós mesmos, isso pode nos ajudar a dar tudo o que temos.

Se não confiarmos em nós mesmos, ninguém irá; temos que pensar em tudo o que nos custou para chegar ao ponto em que estamos e continuar lutando dia após dia. Trabalhando duro, podemos superar até as pessoas mais inteligentes do que nós, lembrando que o esforço excede o talento.

Mude o treino

É muito importante variar os exercícios que realizamos, já que realizar sempre os mesmos exercícios nos esgotará mentalmente, além de não melhorar nossa condição física. Portanto, devemos mudar nosso treino a cada mês aproximadamente, o que manterá nossa motivação no esporte intacta.

Menina treinando braços na academia

Descanse de vez em quando

É necessário parar de se exercitar e desconectar por um tempo, com isso poderemos voltar com mais força, desde que não nos esqueçamos do nosso objetivo final.

Você deve se lembrar que descansar alguns dias por semana não fará com que você perca a motivação no esporte e pare de treinar; pelo contrário, é muito melhor descansar dois dias do que ir alguns meses seguidos à academia, para depois abandonar.

Se, em algum momento, você se sentir desmotivado, lembre-se de algumas frases de atletas de elite que alcançaram a glória graças ao seu esforço diário:

“Se você não tem confiança, sempre encontrará uma maneira de não vencer.”

-Carl Lewis-

“Você não pode colocar um limite em nada. Quanto mais você sonha, mais longe você vai.”

-Michael Phelps-

“Sou muito positivo e acho que isso é o que tem me ajudado nos momentos mais difíceis.”

-Roger Federer-

Em conclusão, a motivação no esporte é fundamental para alcançar qualquer objetivo. Portanto, encontre sua meta, visualize-a, acredite em si mesmo, seja constante e dê a si mesmo um capricho de vez em quando. Se você cumprir todos esses requisitos, certamente será uma pessoa de sucesso, tanto no esporte como na vida em geral.