50 flexões em 30 dias: como conseguir completar esse desafio

· 29 de novembro de 2018
As flexões aceleram o metabolismo, aumentam a massa óssea e melhoram a circulação. Por isso, não espere mais, aceite o desafio e consiga fazer 50 flexões em 30 dias!

Se você está buscando transformar seu corpo para melhor, este desafio é para você. Consiste em conseguir fazer 50 flexões em 30 dias. É hora de testar sua força e capacidade de se superar. Este desafio não apenas lhe proporcionará um corpo musculoso, como também grandes benefícios para a saúde. Continue lendo!

As flexões são um exercício com o peso do corpo. Está incluído em diferentes treinamentos, como crossfit, calistenia, treinamento militar, entre outros. As flexões exercitam diferentes músculos, como os peitorais, tríceps, deltoides e o abdômen de maneira isométrica.

50 flexões em 30 dias

Como começar?

Existem algumas orientações que você deve seguir para colocar em prática o desafio de 50 flexões em 30 dias. Isso a fim de garantir a eficácia do mesmo, e também de manter uma dinâmica de entretenimento que te motiva a não deixar o desafio pela metade. Para começar, tenha em mente os seguintes aspectos:

  • Você deve ter um dia inteiro de descanso: é necessário que você descanse o suficiente para que os músculos se recuperarem do treinamento. Assim, um dia por semana (pode ser aos domingos) deve ser um dia inteiro de descanso. Desta forma, você evita o overtraining e dá uma folga aos seus músculos.
  • São 50 flexões, nem mais nem menos: não importa se você faz outros exercícios além das flexões, é importante que você mantenha o mesmo número durante os 30 dias. Se você fizer menos, você não verá resultados, se você fizer mais, poderá causar uma exaustão dos seus músculos.
  • Aqueça antes de fazer as flexões: começar a fazer exercício sem um aquecimento prévio pode causar câimbras, tensão muscular e dor.
Mulher fazendo flexões na escada

Sinta-se confortável

São 50 flexões que você deve fazer até cumprir 30 dias. Não é necessário que você tenha uma alta capacidade física para poder realizá-lo. Você só tem que encontrar uma maneira de se sentir confortável para que não haja problemas para completar as 50 flexões.

Você pode dividir as 50 flexões em duas séries de 25 ou até 5 séries de dez flexões. Não importa a rapidez do exercício, faça as flexões em seu próprio ritmo. Não adianta fazer 25 flexões consecutivas, porém mal feitas, o que é relevante é que sejam executadas corretamente.

Para que fazer 50 flexões em 30 dias não se torne rotineiro ou chato, recomenda-se variar o estilo de flexões. A seguir, mostramos algumas variações que você pode implementar nesses 30 dias:

Flexões de joelhos

Este tipo de flexão é ideal para quem está começando ou quem ainda não tem força o suficiente. A execução é muito simples. Suas mãos e seus joelhos devem estar apoiados no chão e seu corpo deve estar reto.

Em seguida, nessa posição, flexione os cotovelos até ficar bem próximo do chão, depois estique até retornar à posição inicial.

Flexões tradicionais

As flexões tradicionais ou básicas são as que todos nós conhecemos. As mesmas que nos ensinam na aula de educação física na escola.

Você pode praticar para fazer essa flexão fazendo prancha ou flexões de joelho. É importante que você domine a flexão tradicional para poder fazer outros tipos mais complicados.

Mulher fazendo flexões no chão

Para realizá-las, seus braços devem estar alinhados com seus ombros e suas mãos apoiadas no chão. Todo o seu corpo deve estar reto e as suas pernas totalmente esticadas. Nessa posição, flexione os cotovelos até quase tocar o chão e retorne à posição em que estava.

Flexões inclinadas

As inclinações inclinadas exigem força e equilíbrio, trabalham especialmente os peitorais e ombros. Para realizá-las, você precisará de ajuda de um banco ou de uma cadeira que não seja muito alta.

Apoie as mãos na cadeira e posicione o restante do corpo como se fosse fazer uma flexão tradicional. Tome cuidado para não baixar demais os quadris quando realizar a flexão e mantenha os abdominais e os glúteos tensionados.

Flexões em forma de T

As flexões em forma de T exercitam também os abdominais oblíquos. Para executar este exercício, posicione seu corpo como se fosse fazer flexões básicas, faça uma flexão; ao retornar, levante o braço direito e gire o tronco na direção do braço que você está levantando. Retorne à posição inicial e repita com o braço esquerdo.

Agora que você tem uma variedade de flexões, você pode alterná-las e melhorar sua aparência e desempenho físico. 50 flexões em 30 dias será o desafio do mês que te dará o impulso para alcançar coisas ainda maiores. Com esforço e continuidade tudo é alcançado!