As 7 melhores dicas para fazer abdominal corretamente

· 28 de outubro de 2018
Nós te daremos algumas recomendações que te ajudarão a treinar seus abdominais da maneira mais eficaz possível e com segurança; tendo em mente que evitar lesões nas costas é tão importante quanto os resultados

Você gostaria de saber como fazer abdominal corretamente? Além disso, você quer obter bons resultados e mostrar um abdômen bem marcado? Caso você não tenho ainda obtido o resultado desejado, pode ser que tenha cometido alguns erros no momento do treinamento.

No artigo a seguir, nós te daremos o caminho certo para treinar essa área tão rebelde do nosso corpo. Estudos indicam que algumas semanas já são o suficiente para ver os resultados.

Dicas para fazer abdominal corretamente

Em todos os treinos de academia podemos ver esses exercícios – eles não podem faltar! Mas, às vezes percebemos que eles não têm os efeitos que queremos.

Por que isso acontece? Talvez você não saiba como fazer abdominal corretamente. Por isso, preste atenção nas seguintes dicas:

1. Mantenha as costas retas

Independentemente de qual variável abdominal você executa, as costas -e especialmente a zona lombar- devem estar alinhadas. É um erro muito comum arquear a coluna.

Desta forma, estamos “transferindo” o esforço para essa área e não para o lugar que estamos tentando exercitar. Podemos também lesionar a área se não atentarmos para essa dica. Para proteger as costas, você pode também usar uma bola de ginástica.

Mulher fazendo abdominal com professor na academia

Além de não conseguir bons resultados no abdômen, teremos grandes possibilidades de sofrer dores nas costas e lesões. Mesmo nos exercícios em que você deve tirar as costas do chão, preste atenção à postura.

2. Faça movimentos lentos

Antes de tudo, não há sentido em terminar a série em tempo recorde se você não obtiver um abdômen bem definido. Por essa razão no mundo fitness eles dizem que é sempre melhor quando o movimento é lento e bem controlado.

Pelo contrário, um movimento rápido e não guiado leva apenas a dor e lesões. Para fazer abdominal corretamente, esqueça os movimentos violentos.

3. Cuide do pescoço

Por outro lado, se você sentir dor no pescoço, isso significa que você não está fazendo o exercício corretamente. Isso porque a área que faz força é a do abdômen, nenhuma outra.

Um truque: apoie o queixo no peito ou deixe-o o mais próximo possível. E é claro, não se esqueça de colocar as mãos atrás do pescoço e de segurá-lo bem. Além disso, deixe os cotovelos sempre voltados para fora e os braços bem abertos. Isso garante que a força do exercício seja feito pelo torso!

Mulher fazendo abdominais bicicleta

4. Preste atenção à respiração

Normalmente, não fazemos exercício com base na inspiração e expiração, e isso é um erro grave. Para fazer abdominl corretamente, a técnica é a seguinte: inspirar antes de contrair o abdômen e expirar ao contrair.

Isso significa que você pegará ar quando suas costas estiverem descansando no chão ou no colchonete e que você o soltará quando terminar a subida.

5. Aproveite os exercícios suspensos

Os exercícios suspensos são aqueles que, como o nome indica, nos fazem manter uma posição por alguns segundos. De modo geral podemos aplicá-los em muitos grupos musculares, incluindo o abdômen.

Se você adicioná-los ao treino, vai obter resultados em menos tempo. Vários deles servem para definir abdômen, como por exemplo, esticar as pernas e levantá-las.

Para realizar esse exercício, levante o tronco e equilibre-se com os braços estendidos nas laterais do corpo. A ideia é que o corpo forme um ‘V’. Outra opção é que as panturrilhas fiquem paralelas ao chão e na mesma altura dos braços.

6. Modifique o treino

Se você sempre faz os mesmos exercícios, os músculos se acostumam e não mudam. Portanto, é muito importante modificar o treino de tempos em tempos. Isso se aplica a qualquer disciplina que escolhermos.

No caso dos abdominais, a boa notícia é que existem dezenas de opções! Ou seja, você pode fazer com as pernas flexionadas, esticadas ou levantadas, com o tronco reto ou para os lados, com uma bola ou um elástico. Você nunca vai ficar entediado!

7. Alongue ao terminar de se exercitar

Mulher fazendo alongamentos para as costas

Para finalizar, fazer abdominal corretamente também inclui realizar os alongamentos no final da rotina. Mesmo que pareçam chatos, não hesite em fazê-los.

Eles permitirão que você recupere melhor a área exercitada e relaxe um pouco. Além disso, são ideais para que os batimentos cardíacos voltem ao normal!