Praticar esportes depois de comer é recomendável?

· 1 de outubro de 2018
A prática de exercícios exige a manutenção de uma série de hábitos. Entre eles, cuidar da nossa alimentação é importante para ter energia suficiente para o esforço físico. Mas você já parou para pensar quanto tempo temos que esperar depois de comer para treinar?

Alguns acreditam que praticar esportes depois de comer é o que precisam para ter mais energia. No entanto, algumas questões importantes devem ser levadas em conta na hora de decidir praticar esportes depois de comer.

Depois do almoço – e até do jantar – nosso corpo usa a maior parte de seus recursos para realizar a digestão. É por isso que nos sentimos sonolentos ou cansados.  Será que esse seria mesmo um bom momento para treinar?

Por que você não pode praticar esportes depois de comer?

Você planejou ir à academia ou ir correr em um parque, mas surgiu um almoço de trabalho ou um encontro com os amigos. Nesse caso, você acha que pode queimar algumas calorias depois da “festa”? Infelizmente, a resposta é negativa.

A melhor coisa que você pode fazer nessa situação é cancelar o seu treino. Ou melhor, adiar para o dia seguinte.  Ou então, se o almoço terminar cedo, você pode esperar até a última hora para se exercitar e fazer o que for possível do treino.

Por que você deve perder esse dia de treinamento? Bem, porque depois de comer, a comida permanece algumas horas no estômago. Quando isso acontece, o organismo só pode “prestar atenção” a uma tarefa: digeri-los. O sangue se acumula no estômago e não flui livremente através de outras áreas, como o cérebro ou as extremidades.

Homem com um peso em uma mão e um hamburguer em outra

Depois do almoço você acaba não conseguindo se concentrar no trabalho, adormece na mesa ou até mesmo acha difícil levantar-se da cadeira. Nesse período de tempo certamente o corpo também não pode queimar calorias através dos esportes.

Muito acreditam que se depois de comer forem praticar esportes, tudo o que foi ingerido será queimado. Ou seja, acreditam que dessa forma as calorias não se acumularão. Isso é um grande erro!

Este equívoco pode até ser perigoso para a nossa saúde. Afinal, estaremos cortando o processo digestivo, o que levará a náuseas, tonturas e até vômitos.

Quanto tempo esperar para praticar esportes depois de comer?

Não há regra específica, pois cada pessoa precisa de um tempo para digerir a comida.  No entanto, é recomendável que esperemos cerca de três horas depois de comer para praticar esportes.

Mas, claro, tudo depende também de quantas calorias ingerimos. Não é o mesmo almoçar uma salada fresca com uma porção de frango assado do que um hambúrguer com queijo duplo e batatas fritas.

Portanto, é aconselhável esperar entre três e quatro horas para almoços leves e quatro horas, no mínimo, para refeições mais generosas. Isto pode prevenir a dor de estômago e ao mesmo tempo a sensação de peso ou cansaço típica do momento da digestão.

Mulher com dor de barriga

Posso praticar esportes depois do café da manhã?

E no caso do café da manhã? Aqueles que se exercitam pela manhã não sabem se é melhor comer alguma coisa antes ou praticar esportes com o estômago vazio.

Nem uma coisa nem outra. A primeira coisa que você deve fazer quando se levanta é tomar café da manhã. Afinal, o corpo está com baixas reservas de açúcar depois de tantas horas sem receber comida.

Escolha um café da manhã completo, mas não grande, incluindo frutas, cereais e laticínios. Deixe passar uma hora, pelo menos, e faça seus exercícios. Nesse momento, o corpo já terá recebido “combustível”. Assim, os músculos terão nutrientes para fazer esforço e depois se recuperar.

Não cometa o erro – muito comum – de não comer nada durante horas e depois fazer exercícios. O corpo precisa de alimentos e nutrientes para realizar os movimentos e o esforço do treino. Caso contrário, você ficará fraco e poderá sofrer uma queda de pressão.

Tenha em mente também que carboidratos saudáveis ​​são os melhores alimentos antes de praticar esportes. Esse nutriente está presente em grãos integrais (massas e pães), bem como algumas frutas e legumes.

Recomendamos que você reduza a ingestão de vegetais e frutas cheias de fibras e frutose antes de treinar. Seus componentes levam mais tempo para serem digeridos e podem causar diarreia após o treino. Portanto, evite-os antes de treinar!