Os 6 melhores benefícios de correr 30 minutos por dia

· 3 de setembro de 2018
Correr 30 minutos por dia tem inúmeros benefícios para seu bem-estar físico e emocional. Quer descobrir quais são? Continue lendo e veja as vantagens desse esporte a seguir.

Correr é uma das melhores atividades para garantir seu bem-estar. No entanto, você também não precisa fazer corridas enormes. Por isso, vamos aproveitar este texto para explicar quais são os melhores benefícios de correr 30 minutos por dia.

Alguns estudos mostram inclusive que correr de 5 a 10 minutos por dia em um ritmo moderado ajuda a reduzir o risco de morte por ataques cardíacos, derrames cerebrais e outras doenças comuns.

Outro aspecto positivo de correr 30 minutos por dia é que depois de poucas semanas você sentirá que seus sentimentos de ansiedade não serão mais tão fortes, mesmo em relação à comida. Você terá vontade de comer algo saudável depois das corridas. A seguir, vamos enumerar os principais benefícios. Anote!

6 melhores benefícios de correr 30 minutos por dia 

  1. Melhora o humor

Ao correr, você aquece seu corpo e libera endorfinas que melhoram seu humor e te fazem mais feliz. Curiosamente, você pode desencadear a liberação desses hormônios mesmo correndo apenas 10 minutos.

Mulher correno no parque

Um bom exemplo para explicar melhor essa melhora do humor através da prática esportiva é através de uma pesquisa, que confirmou que os empregados são mais felizes e mais eficazes no trabalho nos dias em que praticam exercício. A melhora no humor ou no rendimento não foram observadas nos dias em que eles não fizeram exercício físico.

  1. Melhora significativamente a saúde cardiovascular

A atividade aeróbica é boa para o coração, por isso não é de se estranhar que correr pode melhorar a condição cardiovascular. Em geral, quanto mais você corre, mais saudável tende a ser seu coração.

Mas você pode ter grandes benefícios sem ter que fazer muito esforço. Correr de 5 a 10 minutos por dia pode te dar mais anos de vida, de acordo com esse estudo que o Journal of the American College of Cardiology publicou.

  1. Reduz o estresse e a depressão

O exercício aumenta a quantidade de noradrenalina no corpo, a substância química que pode moderar a reposta do cérebro ao estresse e às situações estressantes.

Por isso, se você teve um dia difícil, não hesite em correr 30 minutos, já que isso fará com que você reduza o estresse, além de aumentar sua capacidade para lidar com a tensão mental já existente.

Mulher correndo em uma pista de corrida

Na verdade, passar 30 minutos correndo é suficiente para levantar o ânimo de uma pessoa que sofre de um transtorno depressivo maior. Um informe publicado na revista do American College os Sports Medicine confirma isso.

  1. Melhora o sono

Certamente, outro dos benefícios que precisamos destacar de correr 30 minutos por dia é que esse exercício pode ajudar a dormir melhor à noite.

Inclusive, uma pesquisa publicada no Journal of Adolescent Health considera que quem corre regularmente mostra uma melhora no sono. Além disso, a corrida faz com que a qualidade subjetiva do sono, o  humor e a concentração melhorem. Já a sonolência durante o dia diminui.

Mulher dormindo com tênis de corrida

Sabe-se que o exercício desencadeia um aumento da temperatura corporal. E a diminuição da temperatura depois do exercício pode fazer com que você descanse melhor. Tudo isso explica como o exercício pode reduzir os problemas para dormir e diminuir a excitação, a ansiedade e a depressão.

  1. Favorece a função cognitiva

Correr 30 minutos por dia favorece a função cognitiva em aspectos como a memória, o pensamento ou a compreensão. Você deve saber que ao correr o cérebro recebe uma maior quantidade de sangue, o que gera uma melhor oxigenação cerebral.

Além disso, correr também pode reduzir os sintomas da demência e proteger o cérebro contra o Alzheimer, inclusive para quem tem antecedentes familiares.

Com boas condições de oxigenação, o processo de formação do cérebro é mais ativo. Isso porque ele obtém assim a energia máxima para fazer seu trabalho todos os dias.

  1. Queimar calorias

Correr realmente é uma das maneiras mais eficientes de queimar calorias, tanto em questão de tempo quanto de dinheiro. E tudo o que você precisa é de um bom par de tênis. Isso porque não há necessidade de ir à academia diante da possibilidade de correr ao ar livre.

A base da perda de peso é gastar mais calorias do que a quantidade absorvida. E correr é uma das maneiras eficientes de conseguir isso. A cada corrida, você se aproxima de um corpo melhor!

Para terminar, lembre-se que os melhores benefícios de correr 30 minutos por dia não aparecem de imediato. No entanto, se a prática se tornar algo habitual, você não vai demorar muito para ver os resultados. Temos certeza que depois de poucas semanas você já se sentirá muito melhor!