Devemos eliminar os carboidratos da nossa dieta para emagrecer?

· 4 de agosto de 2018
Muitas dietas propõem eliminar os carboidratos da alimentação diária, mas eles também cumprem uma importante função que não podemos ignorar.

Um dos primeiros passos que muitas pessoas costumam dar quando começam a treinar e perseguem uma boa nutrição em sua dieta é eliminar os carboidratos. Existem muitos mitos em torno do medo em relação a esse nutriente, mas hoje vamos contar a verdade. Veremos a seguir se devemos eliminar os carboidratos da nossa dieta.

Os carboidratos são necessários?

Sim, os carboidratos são necessários para o nosso organismo. Exercem uma função primordial pelas seguintes características:

  • Energética. Quando consumimos carboidratos, eles são utilizados ​​como uma reserva energética e produzem a glicose que podemos necessitar a qualquer momento. Isso significa que, se consumirmos a quantidade certa de carboidratos, eles serão queimados facilmente.
  • Fornecem proteínas. Ao utilizar os carboidratos como o combustível que nosso corpo necessita quando quer mais energia, as proteínas podem ser usadas para alimentar o crescimento muscular, por exemplo.
  • São necessários para os tecidos. Grande parte dos carboidratos são usados ​​para formar tecidos do nosso organismo que envolvem o sistema nervoso.
Vários tipos de macarrão

  • Ajuda a prevenir corpos cetônicos. Quando não consumimos carboidratos, o corpo usa a gordura para obter energia e isso leva à criação de resíduos conhecidos como cetonas que, a longo prazo, podem produzir arritmias cardíacas e osteoporose, entre outras complicações. Estes corpos cetônicos são impossíveis de eliminar por si mesmos.
  • A celulose encontrada nos carboidratos regula o trânsito intestinal, o que é benéfico para muitas outras coisas, como, por exemplo, evitar o câncer de cólon.

O que acontece ao ‘quase’ eliminar os carboidratos da nossa dieta?

É preciso ter em mente que nem todos os carboidratos são iguais, e que alguns podem prejudicar a nossa saúde mais do que outros, especialmente porque podem causar obesidade quando consumidos em excesso.

Se eliminarmos os excessos – NÃO FALAMOS DE ELIMINAR TODOS OS CARBOIDRATOS, MAS INGERIR MODERADAMENTE o pão, o arroz, o macarrão e a farinha, e comer mais legumes, grãos integrais e frutos secos – daremos ao nosso corpo os nutrientes necessários e obteremos estes benefícios:

Queimaremos gordura

Como dissemos, os carboidratos são armazenados para criar uma reserva de energia, mas quando consumimos menos calorias do que queimamos, o corpo também começará a queimar gordura, o que será refletido em nosso corpo.

No entanto, já vimos que isso é uma faca de dois gumes, pois os corpos cetônicos aparecem se queimamos apenas gordura. Portanto, devemos encontrar o equilíbrio entre as gorduras que queimamos e os carboidratos que consumimos.

Mulher medindo a barriga com uma fita métrica

Estará mais saciado

Embora muitos acreditem que, para perder peso, é preciso passar fome, isso é uma grande mentira. A ideia é sentir-se saciado comendo menos. Um dos motivos pelos quais queremos comer mais é porque nossos níveis de açúcar baixam devido a alimentos que geram insulina, como acontece com os carboidratos.

Portanto, limitar o consumo de carboidratos e aumentar o de gorduras saudáveis pode nos fazer sentir menos apetite comendo menos. Um bom aliado para isso são os frutos secos, por exemplo, que fornecem ambas as coisas e são um excelente lanche entre as refeições.

Alimentará seus músculos

Certamente reduzir a quantidade de carboidratos e comer mais proteínas alimentará seus músculos. Os carboidratos não têm nenhum percentual de proteína, então não o ajudarão a ganhar massa muscular.

Sempre que falamos de evitar ou eliminar os carboidratos, estamos nos referindo aos de tipo refinado que vêm da farinha, do açúcar ou do amido. Como vimos, os carboidratos são necessários para o nosso organismo, por isso devemos reduzir a ingestão de alimentos refinados, mas aumentar a dos encontrados em cereais, frutos secos, vegetais e frutas.

Se você seguir essas dicas seu organismo vai perder peso. No final era seu objetivo, certo?