Versões light de receitas tradicionais

· 26 de setembro de 2018
Parece que só por estar de dieta temos que nos privar de comer algumas coisas que amamos. Mas não é bem assim. Basta cozinhá-las de um jeito um pouco diferente para poder seguir saboreando essas ótimas receitas.

Quem não gosta de receitas tradicionais? Essas que enchem a casa inteira com seu cheiro, que nossas mães e avós fazem, que passam de geração em geração e formam a gastronomia do país. Saiba que existem versões light de receitas tradicionais muito interessantes!

Versões light de receitas tradicionais

Em tempos onde a comida mais popular é aquela que se faz rapidamente e sem perder tempo, queremos propor uma recuperação das receitas antigas. A maioria delas tem um alto teor de gordura, mas também pode ter muitos benefícios.

A seguir, vamos falar sobre as versões light de receitas tradicionais. Anote e saboreie as melhores receitas ao mesmo tempo em que segue uma dieta saudável.

Salada russa

A salada russa é um prato muito tradicional. Sua base principal são os legumes, mas eles vêm cheios de maionese. Isso torna essa receita pouco saudável, e por isso devemos comer uma porção pequena.

Se você está de dieta e quer saborear essa joia da gastronomia, a seguir vamos passar uma receita para que você faça sua própria salada russa light:

  1. Cozinhe duas cenouras, duas batatas pequenas, um punhado de feijão de vagem e outro de ervilhas. Se você cortá-los antes de cozinhar, cozinharão mais rápido e você vai ganhar tempo.
  2. Quando estiverem cozidos, escorra e deixe esfriar.
  3. Misture maionese com iogurte grego. Depois, mexa bem até que fique uniforme e misture nas verduras cozidas.

Quando mais iogurte grego você colocar em relação à maionese, menos calorias terá salada. Essa é uma forma muito fácil de fazer uma salada russa baixa em calorias e você quase não vai perceber a mudança no sabor. Esse conselho pode ser aplicado em qualquer prato que tenha maionese. Por exemplo: em batatas rústicas ou camarões.

Croquetes de presunto

Croquetes de presunto

À primeira vista, fritura é algo proibido em qualquer dieta. Mas não é bem assim. A seguir, vamos lhe apresentar mais uma das versões light de receitas tradicionais. O mais importante é não frita-los, e sim assar. Nós escolhemos os de presunto, mas também podem ser de frango ou peru.

  1. Refogue uma cebola pequena bem picada, e depois coloque pedacinhos de presunto. Tente colocar só a parte magra do presunto, eliminando as gorduras.
  2. Quando ambos estiverem cozidos, coloque um copo de farinha e três de leite desnatado.
  3. Quando a massa estiver uniforme e se soltar das bordas da panela, deixe de lado para esfriar.
  4. Com a massa fria, molde e passe no ovo e em migalhas de pão.
  5. Por fim, colocamos os croquetes no forno a 170 graus, até que fiquem dourados.

Recomendamos que você faça uma grande quantidade de massa, para três ou quatro receitas. Quando estiverem com forma, no entanto, ao invés de assar, congele. Em outra ocasião, você terá croquetes caseiros prontos para cozinhar.

Paella de verduras

paella de verduras

Esse é um prato completo e muito delicioso. A seguir, vamos contar o que você precisa modificar para que a paella seja uma das suas versões light de receitas tradicionais:

  1. Reduza a quantidade de arroz e, em seu lugar, coloque mais verduras ou proteína.
  2. Faça a paella de verduras ou frutos do mar. Caso tenha carne, escolha aquelas sem gordura.

Como você pode ver, com esses truques simples que não tiram o gosto da paella, podemos diminuir e muito as calorias deste prato.