Vitaminas de proteína: opções e efeitos
Hoje queremos dar algumas dicas para que você possa escolher as melhores vitaminas de proteína para te ajudar na sua busca por uma vida mais saudável e atingir o corpo dos seus sonhos.
Por que você deve tomar vitaminas de proteína?
Existe o mito de que as vitaminas de proteína são para aqueles que querem ter um corpo mais musculoso. Isso não é verdade. As vitaminas de proteína podem ser tomadas por qualquer pessoa. Na verdade, existem até variedades veganas e para aqueles que não toleram a lactose, mas falaremos sobre isso depois.
As vitaminas de proteína também não nos ajudam a perder peso de forma milagrosa, como muitas marcas prometem. É verdade que se você tomar uma vitamina no lugar do almoço você estará substituindo uma refeição por poucas calorias, mas isso não é saudável nem fornece todos os nutrientes que você precisa.
Durante uma noite de descanso, o nosso corpo usa as reservas de energia nosso corpo. Dessa forma, as proteínas são essenciais após acordar. Da mesma forma, após o exercício, os músculos sofrem microrrupturas, e precisam se regenerar. Isso acontece através de proteínas.
Além disso, as vitaminas de proteína contêm baixo teor de gordura e de carboidratos. Por isso, são ideais para uma vida saudável e, até mesmo, para perder peso, porque aceleram o metabolismo.
Apesar de ser verdade que não devem ser usadas como alimento principal, se você não gosta de tomar café da manhã, por exemplo, você pode fazer uma vitamina de banana e aveia e adquirir todos os nutrientes necessário para iniciar bem o dia.
Qual vitamina de proteína eu devo escolher?
Agora que você já sabe todos os benefícios fornecidos pelas vitaminas, é muito provável que você tenha decidido prová-las. Surge um problema: existem tantas marcas e tipos que é difícil escolher uma. Quais são mais melhores?
O tipo
Você deve saber que há dois tipos de vitaminas principais: whey e caseína. Para entender qual é o melhor ou qual se adapta melhor às suas circunstâncias, é necessário saber em que consiste cada uma.
Não há uma melhor ou pior que a outra, porque ambas são úteis, mas cada uma cumpre uma função diferente.
- Whey. O whey vêm do soro do leite de vaca e a vantagem desse tipo de soro é que contém uma grande quantidade de aminoácidos que estimulam a síntese de proteínas rapidamente, graças a uma fácil digestão. Dessa forma, os músculos serão reparados quase que imediatamente se você tomar a vitamina logo após o treinamento. Ao mesmo tempo, te ajudará a perder peso.
- Caseína. A caseína possui uma digestão mais lenta e contém menos aminoácido do que o whey. Com isso, sintetiza a proteína de forma mais gradual. Ou seja, os músculos levarão mais tempo para serem reparados, e o produto não auxilia na perda do peso.
Ambas as proteínas são diferentes, como você pôde ver, e o uso dependerá do que você está procurando em uma vitamina de proteína.
O whey é recomendado para esportistas habituais, porque permite que o corpo se repare rapidamente e ajuda a perder peso. Enquanto isso, a caseína é mais indicada para pessoas que treinam eventualmente, à noite, ou que não obtêm do alimento todas as proteínas que são necessárias para o corpo.
E com relação às marcas…
Existem tantas marcas no mercado que pode ser muito difícil escolher. O que dirá se uma é melhor do que a outra será o índice de carboidratos e gorduras. Esses nunca devem passar das cinco gramas para cada cem gramas.
Além disso, a concentração da proteína é importante. Há marcas que oferecem 20 gramas de proteína por dose, enquanto outras oferecem entre 26 a 28. Faça uma comparação entre o preço e a concentração do produto na hora de comprar.
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.