Colostro: o que é e quais são os seus benefícios para os atletas

12 de agosto de 2019
O que é o colostro? Trata-se de uma secreção de origem láctea produzida pelas fêmeas dos mamíferos no início do parto. Essa substância é muito interessante em termos de contribuição de nutrientes para a alimentação dos atletas.

O colostro, do latim Colostrum que significa ‘leite da vida’, é a secreção láctea produzida pelos mamíferos durante as primeiras horas após o parto. Uma vez passadas de cinco a seis horas desde o nascimento, o colostro vai desaparecendo para dar lugar ao leite materno.

A principal função do colostro é garantir o desenvolvimento do sistema imunológico e o crescimento do recém-nascido. Esse líquido cheio de proteínas, carboidratos, gorduras, vitaminas e minerais é essencial para a saúde do bebê. Porém, atualmente, o colostro é amplamente utilizado como suplemento entre os atletas.

Esse produto geralmente é obtido a partir do gado. A seguir, veremos alguns aspectos fundamentais para entender melhor o que é o colostro e quais são os seus benefícios para os atletas.

O que é o colostro e para que serve?

Trata-se de um fluido leitoso produzido pelas glândulas mamárias dos mamíferos, incluindo os seres humanos. É composto de uma grande quantidade de nutrientes, proteínas e vitaminas e também contém uma alta concentração de anticorpos capazes de combater bactérias e vírus.

A característica mais importante do colostro é a de que o seu consumo reforça o sistema imunológico. Isso é feito estimulando-o e desenvolvendo-o, de modo que ele seja capaz de reconhecer as células ruins e combatê-las.

De fato, ele oferece componentes imunológicos, tais como imunoglobulinas, lactoferrina, interferon e citocinas, que garantem um bom sistema de defesa do organismo. Dessa forma, eles contribuem para ter uma boa saúde.

No entanto, essa substância também tem outras propriedades muito importantes e benéficas para o corpo. As proteínas que o colostro contém, por exemplo, favorecem o desenvolvimento da flora intestinal. Além disso, elas também fornecem os nutrientes essenciais necessários para o desenvolvimento dos músculos e tecidos.

O que é o colostro e para que serve

Como o colostro para suplementos é obtido

O colostro usado para fabricar suplementos é um produto 100% natural. E é por essa razão que ele não tem efeitos adversos nem contraindicações.

O produto geralmente é proveniente do gado. É extraído de vacas, ovelhas ou porcos poucas horas depois do nascimento de um filhote. O do tipo bovino é muito mais rico em componentes imunológicos do que o de origem humana.

No entanto, os animais escolhidos para fornecer essa substância devem ter sido alimentados naturalmente. Animais alimentados com rações ou preparações químicas não são usados. Também não é extraído de animais que usaram antibióticos, hormônios, metais pesados, etc.

Além disso, são aplicados rigorosos controles sanitários, para que o produto obtido para consumo humano seja absolutamente seguro. Assim, ele pode ser incorporado na dieta do atleta.

Recurso para combater algumas doenças

Trata-se de uma substância capaz de prevenir e ajudar a combater muitas infecções bacterianas, como por exemplo a gripe e vários tipos de doenças gastrointestinais. Entre elas estão principalmente a síndrome da permeabilidade intestinal, a doença de Crohn e a colite ulcerativa.

Também é muito útil no tratamento do diabetes, de distúrbios autoimunes e, de forma geral, para fortalecer o sistema de defesas do organismo.

Suplemento para desenvolver músculos e reparar lesões

Os suplementos nutricionais à base de colostro são amplamente utilizados pelos atletas. Além de todos os benefícios já mencionados, o colostro usado nesses suplementos contém múltiplos fatores de crescimento.

Esses fatores atuam no nível celular e geram o crescimento dos tecidos musculares. Eles também estimulam a massa muscular, os ossos, o tecido conjuntivo e a pele.

Suplemento para desenvolver músculos e reparar lesões

Os atletas que tomam suplementos nutricionais com colostro têm um aumento na força e na resistência física. Além disso, eles também experimentam uma redução no tempo de recuperação entre as sessões, uma melhora na síntese de massa muscular magra e uma redução na porcentagem de gordura corporal.

Além disso, um dos benefícios do colostro mais apreciado pelos atletas e esportistas de alto nível é a capacidade de acelerar a cicatrização de lesões e, como consequência, a recuperação.

Os fatores de crescimento presentes no colostro são, de fato, capazes de reparar, regenerar e estimular o crescimento de músculos, pele e tecidos nervosos.

Dessa forma, no mundo dos atletas, o colostro bovino é considerado um grande aliado. Além de melhorar o desempenho, ele proporciona grandes benefícios na recuperação de lesões. Os suplementos de colostro podem ser encontrados em pó ou em cápsulas, mas a primeira apresentação é a mais recomendada.