Um esportista deve fazer dieta e tomar proteínas

17 de julho de 2019
Fazer dieta e tomar proteínas pode fazer a diferença em seus treinos. Você conhece as funções deste nutriente tão importante para o organismo?

Como esportista, se você deseja alcançar resultados em seus treinos, deve fazer dieta e tomar proteínas. Os corredores, os nadadores ou mesmo os levantadores de peso gastam mais energia do que as pessoas que não praticam esportes, e por isso precisam manter uma dieta balanceada que inclua mais proteínas.

Essa necessidade nutricional adicional é explicada pelo fato desses indivíduos estarem construindo e reparando o músculo. Portanto, eles precisam se recuperar da atividade física intensa através da ingestão de determinados nutrientes.

Além de ser relevante para a recuperação física, a dieta e a ingestão de proteínas também exercem um papel fundamental no desempenho quando se pratica atividades físicas regulares. Sem os carboidratos e líquidos adequados, um atleta se cansa com muita facilidade e rapidez.

Por sua vez, a proteína é necessária para reconstruir os músculos. Sem esses três elementos, além das vitaminas e dos minerais adequados, um atleta nunca poderá atingir seu máximo potencial.

As proteínas merecem atenção especial porque permitem construir músculos para melhorar o desempenho. Na hora de definir a quantidade necessária de proteína, a duração e a intensidade da atividade são fatores a serem considerados.

No caso de você estar construindo músculo através do levantamento de peso, será necessário um nível maior de consumo de proteína comparado aos atletas de resistência. Saiba mais sobre o assunto a seguir.

Dieta, a chave para alcançar seus objetivos

A boa nutrição é importante para todas as pessoas, embora seja especialmente para os atletas. Os carboidratos, as proteínas e as gorduras saudáveis ​​fornecem o combustível necessário para manter a energia.

Evidentemente, a quantidade de alimentos necessária de cada grupo dependerá do tipo de exercício realizado, da quantidade de treino e do tempo gasto na prática d0 exercício ou atividade.

Dieta, a chave para alcançar seus objetivos

Combinado com a atividade física, a dieta pode te ajudar a alcançar e manter um peso saudável, reduzir o risco de doenças crônicas e promover sua saúde geral. Da mesma forma, manter-se bem hidratado é vital quando se pratica exercícios físicos ou esportes.

A alimentação para render mais

O fato de manter uma dieta equilibrada te permite melhorar seu desempenho em qualquer atividade esportiva e também reduz o risco de lesões.

O papel da nutrição no desempenho esportivo é muito importante. A alimentação adequada deve estar disponível antes, durante e depois da competição.

Você pode ter um ótimo treino, mas se não consumir os nutrientes adequados seu desenvolvimento será prejudicado. Portanto, é recomendável pensar em seu corpo como uma máquina de alto desempenho que deve ser alimentada corretamente para que ofereça sua melhor versão.

Tomar proteínas é algo essencial para construir músculos

A primeira coisa que você deve saber é que a proteína é um macronutriente essencial na dieta e fundamental na construção de massa muscular. Isso significa que fornece energia para nutrir o corpo e também conta com propriedades estruturais.

Certamente a proteína está bastante presente na dieta. Pode vir de fontes animais, como peixe, carne, ovos e laticínios, e em quantidades menores de fontes vegetais, seja em cereais ou legumes.

Inclusive, podem ser encontrados suplementos de proteínas para esportistas. No entanto, como você pode imaginar, essas bebidas não possuem os mesmos nutrientes que os alimentos naturais. Por isso, sempre é preferível recebê-los através da alimentação.

Suplementos de proteínas

Em qualquer caso, os pós e suplementos de proteínas são excelentes para a comodidade de muitos atletas. Além disso, podem ser muito úteis para aqueles que desejam ingerir proteínas imediatamente após o treino e não têm tempo para cozinhar.

As proteínas são essenciais para construir músculos

A ingestão de proteína no momento adequado é a coisa mais importante para construir músculos. O músculo passa por um processo de reconstrução após qualquer tipo de exercício ou atividade de desempenho que exija resistência muscular.

Isso não significa que você deve tomar um shake de proteínas assim que sair da academia, embora você possa. Em qualquer caso, se você deseja recorrer a esses produtos consulte primeiro seu nutricionista de confiança.

Antes de finalizar, pode-se concluir que fazer dieta e tomar proteínas é essencial para alcançar o máximo desempenho em cada um dos seus treinos. Portanto, se você incorporar ambos os elementos no seu dia a dia, logo começará a desfrutar de seus inúmeros benefícios!

  • Bianco, A., Mammina, C., Thomas, E., Ciulla, F., Pupella, U., Gagliardo, F., … Palma, A. (2015). Protein supplements consumption: A comparative study between the city centre and the suburbs of Palermo, Italy. BMC Sports Science, Medicine and Rehabilitation6(1). https://doi.org/10.1186/2052-1847-6-29
  • Morrison, L. J., Gizis, F., & Shorter, B. (2004). Prevalent use of dietary supplements among people who exercise at a commercial gym. International Journal of Sport Nutrition and Exercise Metabolism14(4), 481–492. https://doi.org/10.1123/ijsnem.14.4.481