7 dicas para perder gordura, e não apenas peso

11 de agosto de 2019
Quando combinamos uma boa dieta com exercício físico conseguimos perder gordura. Mas, às vezes, a massa muscular vai embora também. Aqui estão algumas boas dicas para eliminar a gordura ou os quilos a mais, porém mantendo a massa muscular.

Fazer atividades físicas ou dietas específicas tem como objetivo eliminar o excesso de gordura do corpo. Em muitos casos, o que se procura é especificamente perder gordura, e não apenas peso. Portanto, é necessário conhecer certas dicas para perder gordura e não perder a massa muscular também.

É muito comum cair no erro de pensar que tudo se trata de um cálculo matemático exato. Dessa forma, as pessoas cortam calorias da dieta, mas não alcançam resultados positivos.

Cada organismo pode reagir de maneira diferente devido às suas próprias condições e estilo de vida. No entanto, existem ações e dicas que são recomendáveis para todas as pessoas que querem perder gordura.

7 dicas para perder gordura

1. Definir períodos prudentes para medir os resultados

Perder gordura é algo que é alcançado a médio prazo. É necessário deixar de lado a ideia de transformar o corpo em uma semana. As calorias devem diminuir gradualmente até você começar a queimar gordura.

Nos casos em que o consumo de calorias é reduzido abruptamente, o nível de massa muscular também diminui. Além disso, o organismo estará com falta de energia, o que pode afetar a saúde. O tempo é um ótimo aliado para perder gordura, e não apenas peso, de uma forma permanente.

2. Dieta e exercícios, sempre juntos

É necessário que uma dieta planejada e adaptada às possibilidades pessoais seja acompanhada por treinos físicos. Treinos mais fortes facilitam um maior desenvolvimento muscular. Os músculos queimam calorias mais rapidamente e, como consequência, a gordura corporal é eliminada.

Da mesma forma, ter muitas horas de atividade física sem uma dieta adequada também não é benéfico. Se são consumidas mais calorias do que se gasta, os resultados serão pequenos e frustrantes.

dicas para perder gordura, e não apenas peso, sem ter frustrações

3. Aumentar as proteínas

As proteínas distribuídas nas diferentes refeições diárias são muito úteis para permanecer no caminho certo. Por um lado, elas produzem um efeito de saciedade que impede a compulsão alimentar. Por outro, elas também são essenciais para manter a massa muscular forte.

Aumentar os níveis de proteína ingeridos diariamente permite reduzir as calorias e eliminar gordura. Com tudo isso, o corpo terá mais energia para as atividades diárias.

4. Não pular as refeições diárias

Um dos principais erros ao decidir perder gordura é pular refeições. O mais aconselhável para conseguir manter um plano nutricional sem problemas é não passar muitas horas sem comer. Também é importante montar os pratos corretamente.

Devemos selecionar os alimentos com maior quantidade de nutrientes, fibras e propriedades de queima de gordura. Também é muito útil consumir água com limão, maçã, leguminosas, etc.

5. Dieta adaptada às condições individuais

Cada organismo, por causa da sua genética, responde de maneira diferente às dietas. Ao mesmo tempo, os hábitos das pessoas geralmente também são muito diversos. Portanto, é essencial consultar um profissional para adaptar um plano que esteja de acordo com você.

Como já foi explicado, não é uma situação de cálculos exatos, já que há a influência de muitos fatores. Há influência das horas de descanso, das preferências alimentares,d o estresse e de outras condições de saúde, por exemplo. Na prática, para que um plano tenha sucesso ele deve ser personalizado.

6. Prepare um ambiente exclusivo para o almoço ou o jantar

O hábito de comer enquanto trabalhamos ou assistimos televisão deve ser eliminado. A hora da refeição deve ser um ato de prazer. Deve haver máxima consciência do que é ingerido. Almoçar ou jantar com tranquilidade, em uma mesa preparada e sem pressa, ajuda a perder gordura.

Em contraste, as pessoas que optam por comer na escrivaninha ou no sofá, assistindo uma série, acabam comendo mais e pior. Além disso, a digestão se torna mais lenta.

Dieta adaptada às condições individuais

7. Aprenda a preparar seus próprios pratos

O conhecimento sempre vem acompanhado de grandes vantagens. Aprender a cozinhar é um grande benefício para perder gordura. Há muitas receitas que homens e mulheres podem preparar e incluir na dieta. Dessa forma, é possível começar a analisar quais são os melhores pratos e como eles são preparados.

Uma vez que tivermos analisado os nossos costumes, descobriremos quais hábitos devemos eliminar das nossas rotinas. Além disso, poderemos identificar mais facilmente aqueles que nos favorecem e que ajudarão a alcançar os nossos objetivos.

Em suma, perder gordura e não massa muscular é possível quando nos propomos a isso. Basta ter um plano realista e saudável e permitir o tempo que o processo requer, com organização.