Como incluir sementes na alimentação do dia a dia

Como você poderá ver, é muito fácil incluir sementes nos seus pratos, tanto em receitas doces como salgadas; a qualquer hora do dia as sementes sempre podem ter seu espaço
Como incluir sementes na alimentação do dia a dia

Última atualização: 26 dezembro, 2018

As sementes são um alimento com múltiplas propriedades. Existem muitos tipos e elas podem ser incluídas em qualquer refeição. Elas melhoram o trânsito intestinal, são benéficas para a memória e também contêm vitaminas. Não há desculpa para não ter sementes na alimentação e consumi-las diariamente.

A seguir, propomos várias ideias para que você possa incluir sementes na alimentação do dia a dia.

Sementes na alimentação: como consumir?

Saladas

As saladas são daqueles pratos básicos. Elas são preparadas com facilidade e rapidez e também são saudáveis. É preciso sempre ter cuidado para não adicionar alimentos que não sejam nutritivos e que apenas contribuam com uma enorme quantidade de calorias.

Salada com cenoura, beterraba, feijão branco e bcrócolis

Certamente as sementes são um alimento que podemos incluir facilmente em qualquer salada. Praticamente qualquer uma melhorará o seu prato e também fornecerá mais nutrientes. A seguir, te damos algumas sugestões:

  • Salada de quinoa. Se você adicionar quinoa à sua salada, você terá um prato único muito completo e saudável. Não se esqueça de lavá-la antes de cozinhar para remover o sabor amargo. Combine com alface e tomate para fazer um prato que você certamente vai adorar. Você deve tomar cuidado para temperar a salada, porque a quinoa é uma semente muito absorvente e, se colocar muito óleo, vai ficar encharcada.
  • Sementes de abóbora. Normalmente comemos as sementes de abóbora ou de girassol com sal. Uma maneira mais saudável é comer essas sementes torradas e em uma salada. Elas fornecem um sabor diferente que dará um toque especial à salada.
  • Sementes de linhaça ou de chia. Estas sementes são as mais versáteis porque se adaptam a qualquer receita. Elas são especialmente recomendadas se você tem problemas de constipação e também são ricas em vitamina E.

Iogurte

Um iogurte grego ou com baixo teor de gordura é um lanche saudável. Se também adicionarmos pedaços de fruta e sementes, teremos um superalimento. É sempre melhor adicionar frutas frescas cortadas em pedaços do que comprar um iogurte de frutas.

Um copo de iogurte com frutas e sementes

Em relação às sementes que podemos adicionar, tudo dependerá dos seus gostos. As mais usadas para os iogurtes são as de chia ou de gergelim. A seguir, te daremos algumas receitas com as quais você poderá tomar iogurtes deliciosos e saudáveis e adicionar sementes na alimentação.

  • Iogurte grego com kiwi e chia. Adicione uma colher de sementes de chia ao fundo do copo. Em seguida, despeje o iogurte e adicione outra colher de sementes. Finalmente, no topo, coloque o kiwi picado e algumas gotas de mel.
  • Iogurte natural com morangos e sementes de linhaça. Adicione uma colher de sopa de sementes de linhaça e despeje o iogurte. Em seguida, coloque os morangos cortados e uma colher de geleia de morango sem açúcar.

Barras de cereais

As barras de cereais são uma das maneiras mais simples de incluir sementes na alimentação do seu dia a dia. Você pode comprá-las ou fazer você mesmo.

Se você as fizer em casa, serão muito mais saudáveis, porque não terão tanto açúcar quanto as industrializadas. Além disso, é muito simples de preparar e assim você pode fazer várias uma vez a cada duas semanas, pois elas ficam bem conservadas se você as embalar adequadamente. Veja a receita aqui.

Barras de cereal caseiras

As barras de cereais são um lanche perfeito para comer entre as refeições. Você pode carregar na sua bolsa ou na sua mochila e assim pode comer quando tiver vontade. Além disso elas também são recomendadas para quem está de dieta porque são saudáveis e podem ser um lanche no meio da manhã ou no meio da tarde.

Sopas

Talvez as sopas sejam a maneira menos comum de incorporar sementes na alimentação do seu dia a dia. Mas te encorajamos a experimentar.

Uma proposta é a sopa de quinoa com legumes. Comece refogando os legumes que você quiser adicionar à sopa. Em seguida, lave a quinoa e cozinhe por alguns minutos na panela.

Adicione a quinoa aos legumes e também ao caldo. Deixe cozinhar por 20 minutos e pronto. É muito fácil preparar um prato quente cujo ingrediente principal são as sementes!


Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.