4 receitas com alcachofras para incluir esse delicioso vegetal na sua dieta

· 9 de julho de 2018
Todas as receitas a seguir são simples e feitas rapidamente. Não há desculpa, vá em frente, experimente-as e coma este vegetal saudável de diferentes formas.

A alcachofra é um alimento que favorece a digestão das gorduras, é depurativa e reduz o colesterol e os triglicerídeos. É por isso que é tão recomendado incluir este vegetal na nossa dieta. Se você não tem muitas ideias de como usá-lo ao cozinhar, aqui estão 4 receitas com alcachofras. Você vai ver como o seu sabor será amado até pelas crianças da casa.

Receitas com alcachofras

Alcachofra Frita

Comece limpando as alcachofras. Para fazer isso, remova as camadas externas até que apenas o coração do vegetal permaneça. Um truque para eliminar apenas as folhas desnecessárias é parar de remover as camadas quando elas começam a ter uma cor mais clara. Em seguida, descasque o tronco e parta a alcachofra ao meio.

Prato de alcachofra frita

Rapidamente, antes que as alcachofras se oxidem, você deve colocá-las em uma panela com água fervente. Adicione uma pitada de sal e o suco de meio limão. Cozinhe as alcachofras por 20 minutos. Então deixem elas para drenar até que estejam completamente secas.

Em seguida, aqueça uma panela com bastante óleo. Você também pode fazer isso na fritadeira a vapor. Frite as alcachofras e, quando estiverem douradas, retire-as da panela. Se você colocá-las em um prato com papel toalha, o óleo restante será absorvido.

Esta opção dentre as receitas com alcachofras é uma opção bastante calórica. É por isso que não é recomendado comer grandes quantidades se você quer perder peso. As alcachofras fritas são perfeitas para decorar com um creme ou purê ou para servir como petisco. Você também pode comê-las como acompanhamento de um prato de carne ou peixe.

Espaguete com alcachofras e camarões

Ingredientes para 4 pessoas:

  • 250 gramas de espaguete
  • 12 camarões
  • 4 alcachofras
  • Sal
  • Azeite de oliva
  • Queijo ralado
Prato de macarrão com camarões e alcachofras

Elaboração:

Comece cozinhando a massa com água fervente. Se você adicionar um pouco de azeite na água, a pasta não irá grudar e ficará mais solta. Enquanto a massa estiver cozida, refogue as alcachofras que serão previamente cozidas.

Adicione a massa cozida à panela com as alcachofras. Adicione um pouco mais de azeite, sal e um pouco de pimenta. Cozinhe por alguns minutos. Por fim, adicione os camarões cozidos e o queijo ralado. Você pode gratinar no forno para dourar.

Esta é uma maneira diferente de comer macarrão, já que geralmente o comemos com tomate, atum e cebola. Vá em frente e cozinhe as receitas usuais de uma maneira diferente. Além disso, esta preparação é muito saudável e tem poucas calorias. Se você quiser fazer uma versão light, escolha um queijo com pouca gordura.

Alcachofras salteadas com cebola e presunto

Ingredientes para 4 pessoas:

  • 16 alcachofras
  • 150 gramas de presunto serrano
  • Meia cebola
  • Meio suco de limão
  • Azeite de oliva
  • Sal
Prato de alcachofras com presunto serrano

Elaboração:

Para começar, limpe e ferva as alcachofras como explicamos na receita anterior. Enquanto as alcachofras estiverem cozinhando, aqueça uma panela com azeite e frite a cebola. Quando estiver começando a dourar, adicione os pedaços de presunto.

Quando as alcachofras já estiverem cozidas, escorra-as e, com a ajuda de papel toalha, seque-as para eliminar toda a água. Em seguida, adicione as alcachofras na panela e mexa para misturar com o presunto e a cebola.

Adicione um pouco mais de azeite, se necessário. Adicione uma pitada de sal também. Cozinhe por 5 minutos e estará pronto. É assim que podemos preparar uma receita saudável para almoçar ou jantar.

Bruschetta de alcachofra e tomate

Para começar, limpe as alcachofras como explicado acima. Em seguida, ferva-as para cozinhar. Você pode fazer isso alguns dias antes e armazená-las em uma vasilha na geladeira. Então você terá as alcachofras prontas para adicionar em qualquer refeição ou naqueles momentos em que você não tem tempo para cozinhar.

Prato com bruschetta de alcachofra com tomate

Em seguida, corte tomates-cereja ao meio. Em uma chapa quente adicione os tomates e as alcachofras com um pouco de sal. Quando eles estiverem dourados, retire-os da panela. Só resta torrar uma fatia de pão e montar a bruschetta.

Comece colocando uma cama de folhas. Coloque as alcachofras e os tomates-cereja por cima. Uma vez que todos os ingredientes estejam na torrada, adicione um pouco de vinagre balsâmico. E pronto! Essa opção entre essas receitas com alcachofras pode ser servida de entrada ou petisco.