Faça suas próprias barras de cereais em casa

· 15 de agosto de 2018
Ao fazer suas próprias barrinhas você pode saber exatamente tudo o que você está comendo e, ao mesmo tempo, eliminar os ingredientes não saudáveis ​​contidos nas barras, como gorduras e açúcares em excesso.

As barras de cereais são um dos lanches mais saudáveis. Podemos comê-las em qualquer lugar e carregá-la no bolso ou mochila. Elas são perfeitas para acabar com a fome que aparece no meio da manhã ou da tarde. Junto com um suco, um chá ou um pedaço de fruta pode ser também um café da manhã saudável e equilibrado.

Como todos sabemos, a comida caseira é sempre mais saudável. É por isso que sugerimos que você faça suas próprias barras de cereais. Nós ensinamos você diferentes maneiras de fazer para que você possa testar diferentes tipos. Uma dica é que cada vez que você preparar, você deve fazer bastante, assim você terá uma opção saudável de lanche para uma ou duas semanas.

Barras de banana e aveia

Ingredientes:

  • 200 gramas de banana
  • 70 gramas de aveia
  • 40 gramas de figos
  • 20 gramas de avelã

Modo de preparo:

Corte as bananas em quatro ou cinco pedaços e depois amasse com a ajuda de um garfo. Deixe em uma tigela e adicione a aveia. Misture bem ambos os ingredientes. Em seguida, adicione as avelãs e nozes. Ambos os ingredientes devem ser cortados em pedaços mais ou menos pequenos de acordo com o seu gosto.

Depois que tudo estiver misturado, coloque em uma assadeira que terá papel manteiga em sua base. Coloque no forno a uma temperatura de 170 graus por 15 minutos. Por último, deixe descansar e corte no tamanho desejado.

Barras de cereais com chocolate

Ingredientes:

  • 2 bananas maduras
  • 2 xícaras de muesli
  • Meia dúzia de nozes
  • 1 tablete de chocolate amargo
Barrinhas de cereais de frutas secas e chocolate

Modo de preparo:

Como na receita anterior, amasse as bananas e misture-as com o muesli. Quando os dois ingredientes formarem uma massa uniforme, adicione as nozes picadas.

Cubra a bandeja com papel manteiga. Você também pode untar diretamente com a manteiga, mas se queremos uma receita tão saudável quanto possível, é melhor optar pelo papel manteiga. Asse durante 15 minutos a 170 graus.

Enquanto as barras estão assando, corte o tablete de chocolate em pedaços e coloque-o em banho-maria. Após 15 minutos, remova a bandeja e, com a ajuda de uma espátula ou uma colher, coloque uma camada de chocolate. Deixe esfriar e corte as barras. Teremos algumas deliciosas barras com uma camada de chocolate amargo.

Barras de cereais adequadas para celíacos

Ingredientes:

  • 5 colheres de sopa de quinoa
  • 5 colheres de sopa de arroz
  • Gotas de chocolate amargo
  • Meia dúzia de amêndoas
  • 2 colheres de sopa de xarope de arroz
Mulher comendo barrinha de cereal

Modo de preparo

Torre a quinoa e o arroz já cozidos em uma panela até dourar. Não há necessidade de adicionar manteiga e óleo. Você só tem que colocar o fogo forte e mexer constantemente para não queimar.

Coloque em uma tigela o arroz, a quinoa, as gotas de chocolate, as amêndoas cortadas em pedaços e a calda de arroz que previamente derretemos. Misture bem até a mistura ficar compacta.

Este tipo de barra geralmente tem uma textura diferente das anteriores antes de cozinhá-la, por isso recomendamos que você as modele antes de colocá-las no forno. Como o arroz e a quinoa já estão torrados, ficará pronto em apenas 5 minutos a 170 graus.

Barras de cereais, mel e passas

Ingredientes

  • Duas xícaras de uma mistura de cinco cereais. Sacos de cereais mistos podem ser encontrados em qualquer supermercado ou loja especializada e geralmente levam aveia, trigo, centeio, milho e cevada.
  • Uma dúzia de pistaches
  • Um punhado de passas
  • Três colheres de sopa de mel

Modo de preparo

Começamos cortando os pistaches e as passas. Dependendo do seu gosto, você pode cortá-los maiores ou menores. A seguir, jogamos tudo em uma tigela e misturamos com os cereais. Pouco a pouco acrescentamos o mel. A quantidade de três colheres é apenas indicativa, porque terá que ser adicionada uma quantidade para que toda a mistura esteja uniformemente unida.

Em seguida espalhamos a mistura na bandeja e cozinhamos por 15 minutos a 170 graus. Remova a bandeja do forno e deixe esfriar. Após algumas horas, cortae as barras do tamanho desejado. Neste caso, como as barras levam mel, cortar pode ser um pouco mais complicado. Se você começar a cortar e perceber que está pegajoso, insira a bandeja por alguns minutos no freezer. Com o frio, o mel será menos pegajoso e será mais fácil de cortar.