Comece o seu dia com um pudim proteico de chocolate
Um dos maiores desafios para manter uma nutrição funcional e equilibrada é conciliar o objetivo de conquistar o corpo tão sonhado com o desejo de comer doces. Pensando nisso, esta receita de pudim proteico de chocolate é ideal para começar o dia com muita energia.
Por que comer um pudim proteico de chocolate no café da manhã?
Embora todas as refeições sejam importantes, o café da manhã é o ponto-chave em uma dieta equilibrada. Ao despertar, o corpo precisa receber os nutrientes essenciais para ativar o metabolismo e assim permitir que comecemos o dia com energia.
Se tomarmos um café da manhã fraco, provavelmente nos sentiremos cansados em vários momentos do dia. Sem mencionar que, além disso, seremos inevitavelmente obrigados a comer mais durante a manhã.
Logicamente, um café da manhã ‘fraco’ não se refere à quantidade de alimentos ingeridos, mas sim à qualidade nutricional do que consumimos assim que acordamos.
Ou seja, é melhor comer uma porção moderada de um prato rico em proteínas e gorduras boas do que consumir uma quantidade enorme de ‘calorias vazias’ ou exagerar nos carboidratos refinados.
Por isso, um pudim proteico de chocolate pode ser a alternativa ideal para um café da manhã nutritivo, delicioso e moderado em calorias. A seguir, vamos apresentar duas receitas: a primeira é de um pudim tradicional, enquanto a segunda nos mostra como preparar um pudim de chocolate cremoso.
Receita de pudim proteico de chocolate
Imagem: Green Vivant.
Ingredientes
- 300 ml de clara de ovo.
- 200 g de cacau em pó.
- 250 g de queijo sem gordura.
- 1 ovo.
- 1 colher de proteína/soro de leite em pó (sabor chocolate).
- 100 g de aveia.
- 7 unidades de nozes ou amêndoas picadas.
- 1 envelope de fermento.
- Adoçante a gosto.
Modo de preparo
- Para começar, preaqueça o forno a 180°C.
- Enquanto isso, em um recipiente, bata as claras e o ovo até que estejam completamente incorporadas.
- Então, adicione o queijo e continue batendo levemente até que esteja incorporado.
- Em seguida, adicione os outros ingredientes (com exceção das nozes) e misture delicadamente, envolvendo os ingredientes até obter uma mistura homogênea. Nesta etapa, é muito importante se certificar de que a proteína em pó não deixe pedaços; devemos obter uma massa líquida e uniforme como resultado.
- Finalmente, adicione também as nozes picadas na massa de chocolate.
- Então, pegue uma assadeira ou forma adequada para o forno e coloque a mistura. Caso seja conveniente, podemos forrar a forma com papel manteiga ou usar formas de silicone antiaderentes.
- Agora é hora de assar a massa por cerca de 25 a 30 minutos a uma temperatura de 180°C. A ideia é obter um pudim proteico de chocolate com uma textura leve e aerada, e não um bolo tradicional.
- Antes de retirar o pudim do forno, certifique-se que a massa está 100% assada. Para fazer isso, basta inserir um palito de dentes ou uma faca fina no centro e verificar se a faca sai limpa.
- Ao terminar de assar, só precisamos esperar que o pudim proteico de chocolate esteja em temperatura ambiente antes de consumi-lo.
Receita de pudim proteico de chocolate express
Para aqueles que estão procurando por uma opção mais prática e econômica, esta receita de pudim de chocolate express vai alegrar o seu café da manhã:
Ingredientes
- 50 g de purê de abóbora.
- 1 ovo grande.
- 40 g de proteína em pó/soro de leite em pó (sabor chocolate).
- 1 colher de chá de fermento em pó.
- 1 colher de chá de cacau em pó (opcional).
- Adoçante a gosto.
Modo de preparo
- Para fazer este pudim express, você só precisa bater todos os ingredientes com um batedor manual ou no liquidificador.
- Em seguida, coloque a mistura em uma forma de silicone e leve ao forno previamente aquecido a 180°C por cerca de 10 a 15 minutos.
- Se preferir, leve a massa ao micro-ondas por um ou dois minutos, até que o ovo esteja perfeitamente cozido.
- Pronto! Quando o pudim estiver em temperatura ambiente, já poderemos apreciá-lo no café da manhã ou eventualmente como uma sobremesa.
Para completar um café da manhã saudável e nutritivo, podemos adicionar frutas frescas ao pudim proteico de chocolate. Uma excelente opção é usar frutas vermelhas com alto teor de antioxidantes naturais e que sejam moderadas em açúcares, tais como mirtilos e morangos.
Por último – mas não menos importante – lembramos a importância de consultar um nutricionista para estabelecer uma dieta equilibrada, funcional e otimizada de acordo com os seus objetivos e com as necessidades do seu corpo. Além disso, antes de começar uma rotina de treinamento físico, consulte o seu médico de confiança.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Pérez-Guisado, J. (2009). Importancia del momento en que se realiza la ingestión de los nutrientes. Revista Internacional de Medicina y Ciencias de La Actividad Fisica y Del Deporte, 9(33), 14–24.
- Lezcano, E. P. (2010). Cereales para el desayuno. Alimentos Argentinos, 50, 26–37.
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.