Conheça as propriedades e os benefícios das frutas vermelhas

· 14 de agosto de 2018
As frutas vermelhas são muito variadas; framboesas, morangos ou mirtilos são apenas algumas delas. Além disso, elas são facilmente combinadas com iogurtes ou receitas mais elaboradas pois proporcionam um bom toque no sabor, além de grandes benefícios.

As frutas vermelhas são uma comida que geralmente todo mundo gosta. Em muitas ocasiões, as usamos como decoração para qualquer sobremesa, mas na realidade elas são muito mais do que isso, porque são muito benéficas para o organismo. Continue lendo e fique surpreso ao conhecer todas as propriedades e benefícios das frutas vermelhas.

O que as frutas vermelhas fornecem?

As frutas vermelhas são um conjunto de alimentos muito variados entre si. Por isso é impossível dizer quais são as propriedades de todas elas.

Se compararmos todas, seus níveis de vitaminas e outras propriedades não são os mesmos, embora os benefícios fornecidos sejam muito semelhantes. Portanto, a seguir vamos analisar quais são as propriedades mais importantes de algumas frutas vermelhas mais consumidas.

Morangos na neve

  • Morango. É rico em antioxidantes.
  • Mirtilo. Previne infecções e doenças.
  • Groselha. Alto teor de vitamina C.
  • Amora. Reduz o nível de triglicerídeos e colesterol no sangue.

Benefícios das frutas vermelhas

As frutas vermelhas são um alimento muito interessante do ponto de vista nutricional. Elas podem ser adicionadas a muitas receitas tanto doces como salgadas. Adicionando este tipo de alimento ao seu dia a dia você notará imediatamente todos os benefícios das frutas vermelhas que contamos a seguir.

  • Alto conteúdo de fibras e baixo teor de calorias. Uma das grandes propriedades e benefícios das frutas vermelhas é seu baixo teor calórico e alto nível de fibra. Isso as torna perfeitas para pessoas que querem emagrecer ou, simplesmente, comer de maneira saudável. Além disso, a fibra favorece o trânsito intestinal, o que as torna um grande aliado contra a prisão de ventre. Devido ao seu alto teor de fibra, é apropriado ingerí-las em pequenas doses, caso contrário, elas podem ser prejudiciais ao intestino.
  • Diminui o aparecimento de rugas. Graças à vitamina C, as frutos vermelhos contribuem para a saúde da pele. Em particular, elas diminuem a aparência das rugas e mantêm a pele lisa e jovem. Como resultado, recomenda-se ingerir frutas vermelhas nas idades em que as linhas de expressão começam a aparecer.
Menina com uma pele ótima se olhando no espelho

  • Regulam os níveis de glicose no sangue. As frutas vermelhas são, em geral, muito doces. Ao contrário de outros alimentos, liberam glicose de forma lenta e por um longo tempo. Por isso, ao ingeri-las não temos os picos de glicose tão característicos de outros alimentos. De qualquer forma, as pessoas diabéticas devem ingeri-las em pequenas quantidades.
  • Previnem a perda de memória. Graças às suas propriedades neuroprotetoras, essas frutas tão deliciosas evitam a perda de memória.
  • Previnem as infecções urinárias. Se você tem tendência a sofrer infecções urinárias, recomendamos que você consuma um punhado de frutas vermelhas todos os dias. Você vai ver como vai deixar de sentir desconfortos.

Como incluir as frutas vermelhas no dia a dia

Incluir as frutas vermelhas no dia a dia é muito simples. Além disso, não custará nada por serem muito doces e saborosas. Você vai ver como sua boca enche de água com essas opções que propomos abaixo.

  • Iogurte com frutas vermelhas. Uma proposta de lanche saudável é adicionar um punhado de frutas vermelhas a um iogurte natural com baixo teor de gordura. Durante o verão, você pode adicionar frutas vermelhas congeladas para comer um alimento saudável e refrescante ao mesmo tempo.
  • Panquecas com frutas vermelhas. Poucos cafés da manhã são mais saudáveis ​​e saborosos que panquecas. Se você quiser torná-los ainda mais saborosos, recomendamos adicionar algumas dessas frutas e algumas gotas de chocolate meio amargo em cima da panqueca. Um autêntico manjar para começar o dia com a energia necessária.
Barras de cereais com castanhas

  • Barras de cereais. Como explicamos neste post, fazer barras de cereais em sua casa é muito simples e, além disso, sãp fáceis de conservar. Com a ajuda de uma faca, pique várias framboesas e adicione-as às barras. Na hora de comer, elas ficarão macias e suculentas e serão o contraste perfeito para os cereais.
  • Bolo de frutas vermelhas. Outra maneira simples de incorporar essas frutas à sua alimentação é adicionar um punhado ao preparar um bolo. Aqui deixamos uma receita de uma versão saudável em que você pode adicioná-las e preparar um bolo delicioso.