Propriedades dos mirtilos vermelhos e receitas

27 de abril de 2019
Descubra todos os benefícios dos mirtilos vermelhos, bem como duas fantásticas receitas para aproveitar essas frutas magníficas.

Os mirtilos vermelhos são uma fruta de tamanho pequeno mas com um grande número de propriedades, muito benéficas para o nosso organismo. Neste artigo, vamos explicar as diferentes maneiras como esta fruta atua no nosso corpo. Também vamos propor diferentes formas de incluí-la na alimentação.

Certamente depois de ler as informações sobre esta fruta você vai sair correndo para o supermercado para comprar um pacote de mirtilos vermelhos. Não fique mais esperando e conheça já todos os benefícios e propriedades que esta pequena fruta contém.

Principais virtudes dos mirtilos vermelhos

Protegem a saúde dos olhos

Os mirtilos vermelhos contêm um alto nível de vitamina A. Isso é muito benéfico para a saúde dos olhos, pois previne doenças e mantém a visão em ótimas condições.

Além disso, o consumo de mirtilos provoca uma diminuição da pressão ocular. Essa característica é especialmente interessante para quem sofre de glaucoma.

Sem dúvida, os mirtilos são uma maneira natural e muito saudável de cuidar da nossa visão e de prevenir doenças. De qualquer forma, não se esqueça de que é recomendado consultar um oftalmologista anualmente para verificar a sua saúde ocular e detectar qualquer problema.

Evitam problemas urinários

Graças às suas propriedades antibacterianas, os mirtilos vermelhos são benéficos para tratar qualquer problema do sistema urinário.

O consumo desta fruta consegue purificar o organismo e desintoxicá-lo de qualquer tipo de bactéria. É por isso que é muito eficaz consumi-la em casos de infecção urinária, cistite ou qualquer problema renal.

Tomar um copo de suco de mirtilo no café da manhã e outro na hora do lanche será o complemento perfeito para o tratamento que você estiver fazendo. Graças a este remédio natural, você será capaz de eliminar o seu problema de saúde em um curto período de tempo.

Os mirtilos vermelhos melhoram a condição da pele

Melhoram a condição da pele

Há muitas pessoas que compram cremes caros para cuidar da pele para atrasar os sinais do envelhecimento. O que talvez elas não saibam é que existem alimentos que podem melhorar a condição da pele de uma forma mais eficaz do que qualquer creme.

Um desses alimentos são os mirtilos vermelhos. Devido ao seu conteúdo de vitaminas e antioxidantes, essas frutas melhoram a condição da pele e lhe conferem luminosidade.

Além disso, o consumo desta fruta favorece a formação de colágeno, que é benéfico para a pele. Ao tomar suco de mirtilo durante algumas semanas e incluir esta fruta no seu dia a dia da forma como vamos explicar a seguir, você vai conseguir uma aparência visivelmente mais jovem.

Fortalecem o sistema imunológico

Talvez uma das características mais desconhecidas desta fruta é o fato de ela conter estilbeno. Este composto contribui para a proteção do organismo e impede a entrada de vírus e bactérias. Assim, se você quiser se proteger de qualquer resfriado ou gripe, você deve consumir mirtilos vermelhos para preveni-los naturalmente.

Diferentes formas de consumir os mirtilos vermelhos

Agora que você já sabe quais são algumas das propriedades dos mirtilos vermelhos, você certamente está com vontade de incluí-los na sua alimentação diária. Assim como já mencionamos, uma das maneiras mais simples de fazer isso é tomar o suco dessa fruta.

Porém, a seguir, vamos propor duas receitas que são perfeitas para o café da manhã, o almoço ou o lanche. A melhor parte é que você pode prepará-las no fim de semana e apreciá-las durante vários dias, porque elas podem ser perfeitamente conservadas.

Bolo de mirtilo sem glúten e sem lactose

Para fazer este bolo delicioso você precisará bater um iogurte de soja, três ovos, farinha de arroz, mirtilos, óleo, açúcar e fermento e colocar para assar.

O resultado é saudável e espetacular. Você verá como as sobremesas podem ser feitas sem dois ingredientes que, a priori, parecem ser tão básicos, como são a farinha ou o leite.

Bolo de mirtilo sem glúten e sem lactose

Imagem: tartademanzanacasera.com

Só de ver as imagens você já fica com água na boca!

Biscoitos de mirtilo

Para fazer deliciosos biscoitos de mirtilo você só precisará de: gema de ovo, mirtilos, manteiga, farinha de trigo e açúcar. Você deve misturá-los e deixá-los esfriar na geladeira. Em seguida, modele os biscoitos e asse até dourar.

  • Garrido, M. V. (2014). Arándano rojo I ( Vaccinium macrocarpon Ait .). Reduca (Biología)7(2), 100–112. Retrieved from https://eprints.ucm.es/27834/1/1736-2065-1-PB.pdf
  • S. VASQUEZ CASTILLA, R. GUILLEN BERJANO, S. J. C. (2005). FUNCIONALIDAD DE DISTINTAS VARIEDADE DE ARANDANO. Animal Behaviour69(2), 283–291.
  • Garat Barredo, J. M. (2011). Tratamiento de las infecciones urinarias en pediatría con extracto de arándano rojo americano. Acta Pediatrica Espanola69(3), 117–120.