Receitas ricas em ômega 3 para auxiliar na sua saúde

17 de abril de 2019
Os alimentos com ômega 3 são especialmente recomendados para mulheres grávidas. Além disso, também são benéficos para a saúde cardiovascular, fortalecem a memória e previnem doenças como o Alzheimer e a artrite.

O ômega 3 é essencial para o funcionamento correto do organismo. A seguir, iremos mostrar diversas receitas ricas em ômega 3 para auxiliar na sua saúde.

Como você vai ver, nossas receitas com ômega 3 muito versáteis e podem ser usadas tanto para almoços e jantares, como para aperitivos ou até mesmo em momentos mais especiais. O melhor de tudo é que todas elas são feitas em menos de meia hora.

Receitas ricas em ômega 3

Ovos recheados com salmão

Os ovos recheados são uma das receitas mais tradicionais da gastronomia espanhola. Existem muitas maneiras de fazê-lo, mas hoje vamos nos concentrar em uma forma rica em ômega 3. Para isso, vamos usar um dos alimentos com maior teor desse nutriente, o salmão.

Ovos recheados com salmão

Ingredientes (serve quatro pessoas):

  • 6 ovos
  • 150 gramas de salmão defumado
  • Maionese
  • Meio alface

Modo de fazer:

Comece cozinhando os ovos. Para fazer isso, coloque a água em uma panela para ferver. Quando começar a ferver, introduza os ovos e mexa-os de vez em quando. Isso irá garantir que a gema permaneça no centro e depois será mais fácil de recheá-la. Depois de 10 minutos tire os ovos da água e deixe-os esfriar.

Descasque os ovos e corte-os ao meio. Com a ajuda de um garfo, tire as gemas e reserve uma colherada para usar depois. Pique o alface e o salmão. Reserve 12 tiras de salmão para decorar os ovos.

Em seguida, misture as gemas batidas com o alface e o salmão picado. Adicione a maionese para fazer uma massa compactada. Você pode comprá-la já pronta ou fazer a sua própria. Com a ajuda de uma colher de chá, recheie os ovos.

Por último, para decorar, coloque as tiras de salmão por cima, além da gema que tínhamos reservado.

Salada com nozes e sardinha

Essa deliciosa salada é perfeita para comer como prato principal. Ela contém dois ingredientes com um alto nível de ômega 3, as nozes e a sardinha. Se você quiser fazer uma salada completa e saudável, iremos explicar como.

Em primeiro lugar, você deve adicionar o alface lavado e cortado em uma tigela. Em seguida, adicione tomates cereja cortados ao meio e cubinhos de queijo fresco. Por fim, adicione nozes e sardinhas. As sardinhas podem ser em conserva. Nesse caso, vamos dividi-las em dois ou três pedaços e reservar o azeite da lata.

Em seguida, podemos adicionar ainda alguns detalhes, como picles ou azeitonas. Uma vez que tiver todos os ingredientes, mexa-os bem na tigela. Por último, falta só temperar a salada. Para isso, adicionamos um pouco de sal e parte do azeite que reservamos anteriormente da lata de sardinha.

Dessa forma, você pode desfrutar de uma receita rica em ômega 3 que é simples e rápida. Você pode modificar a salada a seu gosto, por exemplo adicionando pepino, ovo cozido ou alguma massa cozida.

Mexilhões gratinados com molho béchamel

Ingredientes (serve quatro pessoas):

  • 1kg de mexilhões
  • 1 cebola
  • 2 tomates
  • 1 pimentão verde
  • 1 alho
  • Meio litro de leite
  • 3 colheres de sopa de farinha
  • Manteiga
  • Azeite de oliva
  • Sal
Gratinado de queijo

Modo de fazer:

Primeiro, limpe os mexilhões. Para fazer isso, comece removendo as impurezas com a ajuda de uma faca. Em seguida, ferva um dedo de água em uma terrina e introduza os mexilhões. Depois de alguns minutos, eles estarão abertos para que você possa escorrê-los.

Remova uma das duas conchas e deixe apenas uma com o mexilhão. Escolha a que está mais lisa e limpa. Reserve os mexilhões.

Pique a cebola, o pimentão e o alho. Coloque-os em uma panela e quando eles estiverem quase cozidos, adicione o tomate picado bem fininho. Enquanto isso estiver cozinhando, comece a preparar o molho béchamel.

Em outra panela, adicione duas colheres de sopa de manteiga e, quando estiver derretida, adicione a farinha. Mexa e adicione um copo de leite. Depois de alguns segundos, adicione outro copo de leite aos poucos. Quando já tiver engrossado, misturamos com o refogado que havíamos preparado.

Cubra os mexilhões com o molho béchamel e coloque no forno por 5 minutos. Quando os mexilhões estiverem dourados, eles estarão prontos para servir.