Efeitos do açúcar no organismo

· 26 de dezembro de 2018
Em geral, consumimos mais açúcar do que deveríamos e as consequências mais visíveis são as altas taxas de sobrepeso e obesidade, que estão cada vez mais presentes na maioria dos países ocidentais

Você conhece os efeitos do açúcar no organismo? De modo geral, o açúcar é encontrado em praticamente todos os alimentos industrializados que comemos. Isso ocorre porque a maioria deles têm adição de açúcar, o que significa que o açúcar é adicionado artificialmente, além da quantidade que o alimento tem naturalmente.

Por isso, a seguir, te contaremos os efeitos do açúcar no organismo. Como você verá, o consumo abusivo pode trazer graves consequências.

Além do ganho de peso, há muitos outros efeitos negativos que podem ser evitados apenas ao diminuir a ingestão de açúcar. Embora já tenhamos comentado anteriormente que quase todos os produtos contêm açúcar, também é verdade que existem cada vez mais alternativas no mercado, além obviamente dos produtos naturais.

Efeitos do açúcar no organismo: aumento de peso

Para começar, o ganho de peso é um dos efeitos mais visíveis do açúcar. O açúcar é um carboidrato e com pouquíssimo nutrientes. Ele contém uma quantidade elevada de calorias.

Especificamente, tem 4 calorias por grama, o que é uma quantidade considerável se pensarmos que colocamos muito açúcar em tudo e que ele não tem nutrientes. Isso é especialmente verdade para aqueles que querem perder peso.

Mulher gorda segurando uma balança

Outra razão pela qual o açúcar contribui para o ganho de peso é porque, na maioria dos casos, seu consumo está associado a produtos não saudáveis.

Estes alimentos, juntamente com altos níveis de açúcar, contêm gorduras saturadas e carboidratos. Assim, essa mistura acaba por ser uma bomba calórica que produz um rápido aumento de peso.

Efeitos do açúcar no organismo: sensação de cansaço

Certamente, se você consumiu alimentos muito doces já notou como se sentiu com mais vitalidade e com mais energia. Este efeito é muito mais perceptível em crianças quando elas consomem muitos doces.

Elas ficam agitadas e não param nem um minuto; por vezes, a temida dor de barriga também aparece mais tarde, mas esse é outro problema, assim como o fato do açúcar viciar.

Mas essa sensação que descrevemos é breve e é seguida por um cansaço muito maior. O processo nos faz sentir cansados e com pouca energia e o sentimento é ainda maior depois de ter vivido alguns minutos de euforia.

Mulher com sensação de cansaço

Efeitos do açúcar no organismo: surgimento de cáries

Além disso, o consumo de açúcar afeta severamente a saúde bucal. O açúcar se acumula entre os dentes e os danifica, provocando cáries. Se você não trata a tempo os problemas aumentam e finalmente tornarão necessária a extração do dente.

Portanto, é apropriado reduzir o consumo de açúcares ao longo do dia o máximo possível; é recomendável consumir apenas a quantidade que os alimentos contêm naturalmente, como as frutas.

Além disso, não se esqueça de escovar os dentes após cada refeição. Após a escovação, um enxaguante bucal é o complemento perfeito para remover todos os restos de comida da boca e mantê-la limpa.

Enfraquece as defesas

Se você sentir muito cansaço e pouca vitalidade talvez seja porque consome muito açúcar. Já mencionamos anteriormente que muito açúcar provoca cansaço. Por isso, se o consumo de açúcar continua alto, o resultado pode ser um sistema imunológico frágil.

Isso significa uma chance maior de pegar resfriados durante o inverno ou de contrair qualquer doença. Antes de tomar suplementos alimentares para se sentir mais forte, especialmente durante o inverno, recomendamos que você diminua o consumo de açúcar.

Com esse simples gesto, você pode fortalecer suas defesas ao longo do ano e especialmente durante os momentos em que é mais fácil ficar doente.

Retenção de líquidos

Para finalizar, este é um dos efeitos menos conhecidos do açúcar. Um alto consumo deste alimento contribui para a retenção de líquidos; portanto cria uma sensação de inflamação e de pernas pesadas. Aquelas pessoas que têm uma tendência a reter líquidos devem limitar o consumo de açúcar e consumir alimentos diuréticos.

Barriga inchada

Nesse sentido, alguns dos alimentos com propriedades diuréticas e muito eficazes para casos como estes são a melancia, as maçãs, o abacaxi, os aspargos, mamão papaia e as uvas pretas. Todos eles, além de serem diuréticos, são uma alternativa saudável aos alimentos com adição de açúcar.