Propriedades e benefícios do brócolis

19 de abril de 2019
Ao seu valor como alimento devemos também acrescentar o fato de que normalmente é encontrado nos mercados a um custo acessível para todos os bolsos

O brócolis é um dos vegetais mais completos por causa do seu valor nutricional. Ele reúne um grande número de nutrientes essenciais para uma dieta saudável. Assim, seu consumo cru ou devidamente cozido é recomendado em todas as idades do desenvolvimento humano. Descubra as propriedades do brócolis a seguir.

O brócolis rende bastante e, além disso, é muito versátil, já que se adapta bem a muitas receitas. Nutritivo, saudável e econômico, o brócolis deve ser incluído na mesa de todas as famílias.

As propriedades nutricionais do brócolis 

O brócolis pertence à família das couves, junto com a couve-flor. Dentro deste grupo, é o vegetal mais rico em vitaminas e minerais. Destaca-se por:

  • Alto teor de vitamina A, contida nos betacarotenos. A vitamina A é essencial para desintoxicar o corpo, fortalece o sistema imunológico, assim como as defesas contra doenças infecciosas. Promove uma boa visão e a reparação de tecidos danificados; é essencial durante a gravidez.
  • Grande contribuição de vitamina C, inclusive maior que a da laranja. O brócolis contém uma quantidade significativa dessa vitamina. Sua ingestão previne doenças e prolonga a vida. É antioxidante, por isso diminui o ritmo basal do corpo e também retarda o envelhecimento.
  • Tem vitamina K, essencial para a coagulação do sangue. Evita hemorragias.
  • Boa presença de fósforo, que participa de muitas funções metabólicas em todo o corpo.
  • Rico em ácido fólico, que intervém na síntese de material genético. O ácido fólico é necessário para as células se dividirem e crescerem. Portanto, é essencial para o crescimento e manutenção adequada do organismo.
  • Contém potássio. Uma de suas funções fundamentais é neutralizar o sal e eliminar seu excesso. É importante, portanto, para combater a retenção de líquidos.
  • Fornece ferro, essencial para a formação do sangue. O ferro integra os glóbulos vermelhos e a hemoglobina, que é o transporte de oxigênio através do corpo.
  • Com uma boa quantidade de ômega 3, é um importante protetor cardíaco.
  • Gorduras e carboidratos em pequenas quantidades, que fornecem a energia necessária para a atividade diária.
O brócolis e suas propriedades nutricionais

Brócolis: um alimento quase medicinal

Pesquisas mostraram que o brócolis, devido à sua natureza nutricional tão completa, previne e combate doenças. Por isso, ele é recomendado por médicos e nutricionistas que insistem que ele deve ser incluído na dieta.

Vamos ver alguns benefícios e propriedades do brócolis para o controle de doenças.

  • Evita a obesidade. É ideal para dietas de emagrecimento, porque nutre e não engorda. É um alimento muito pobre em calorias porém rico em nutrientes.
  • Age como um fitoestrógeno. Durante a menopausa, os fitoestrógenos do brócolis aumentam a densidade dos ossos. Isso reduz os riscos de osteoporose. Além disso, alivia os sintomas típicos desse estágio da vida da mulher.
  • Protetor contra o câncer. Muitos dos nutrientes que compõem o brócolis o tornam fundamental para a eliminação de substâncias cancerígenas. Previne o câncer e causa a morte de células cancerígenas, sendo assim uma alternativa terapêutica natural.
  • Reduz o risco de contrair doenças cardiovasculares. Ele fornece os minerais necessários para o controle da pressão arterial. Uma porção diária de 100g de brócolis previne a hipertensão, o derrame cerebral, a anemia e também outras doenças ligadas ao sistema circulatório.
Brócolis: um alimento quase medicinal

  • Desintoxica o organismo. Suas propriedades antioxidantes ajudam a eliminar toxinas, radicais livres e o ácido úrico. O sangue é purificado e assim todo o organismo melhora.
  • Evita a constipação. Por causa de seu alto teor de fibra, o consumo de brócolis é recomendado para combater a constipação. Melhora a função intestinal, sobretudo ao nível do intestino permeável. Ao mesmo tempo, evita a azia e melhora a digestão.
  • Alimento fundamental na gravidez por causa de suas contribuições nutricionais, principalmente o ácido fólico.
  • Evita a artrose, pois ajuda a eliminar acúmulos tóxicos nas articulações.
  • Previne as doenças neurodegenerativas, ou seja, males que afetam o sistema nervoso. Assim, é um bom aliado para combater o Parkinson e a doença de Alzheimer.

De fato, é um alimento muito completo, sem dúvida. Visto que pode ser incluído em várias receitas, não é difícil de ser incorporado na dieta familiar. Por isso, é só uma questão de gerar o hábito de ter o brócolis diariamente na mesa para aproveitar seus benefícios.