Descubras algumas receitas de pratos doces com cereais integrais

8 de abril de 2019
Hoje trazemos três pratos doces com cereais integrais para que você possa desfrutar de sobremesas e de cafés da manhã saudáveis ​​e nutritivos. Não levará mais do que cinco minutos para prepará-las!

Os cereais integrais têm muitos benefícios para o organismo. A sua principal característica é que eles conservam as três camadas que o formam: o farelo, o endosperma e o germe. Isso faz com que eles tenham muitas propriedades – as quais você pode aproveitar com os doces com cereais integrais que trazemos a seguir.

Receitas doces com cereais integrais

Mingau de aveia, morangos e amêndoas

O mingau tornou-se um dos cafés da manhã mais populares dos últimos anos. Com certeza você ouviu falar sobre o mingau de aveia, e é exatamente dele que estamos falando. A seguir, explicaremos como preparar um super mingau com base de cereais integrais.

Mingau de aveia com morango

Ingredientes (serve uma pessoa):

  • Meio copo de água
  • 3 colheres de sopa de aveia integral
  • 150 mililitros de leite de aveia
  • 1 colher de sopa de cacau
  • 4 morangos
  • 6 amêndoas

Modo de fazer:

  1. Coloque a água em uma panela para ferver. Quando chegar no ponto de ebulição, você deve adicionar a aveia até que esteja cozida e toda a água seja absorvida.
  2. Adicione o leite de aveia e deixe cozinhar por alguns minutos. Depois, deixe a mistura repousar.
  3. Enquanto isso, lave os morangos e corte-os em pedaços. Pique também as amêndoas.
  4. Adicione à mistura uma colher de sopa de cacau e mexa.
  5. Finalmente, coloque por cima os morangos e as amêndoas.

Nós decidimos optar pelo mingau de aveia com morangos e amêndoas, mas você pode escolher as frutas e castanhas que você preferir. Você também pode combinar várias para criar um café da manhã ou um jantar saciante, saudável e saboroso.

Bolo de laranja com farinha de centeio integral

O bolo é uma das criações doces com cereais integrais por excelência. A seguir, traremos uma receita que lembra um pouco a original. Trata-se de um bolo com base de farinha de centeio integral. O toque especial será dado pela laranja, que irá adicionar a essa sobremesa um toque ácido.

doces com cereais integrais: bolo de laranja

Ingredientes:

  • 4 ovos
  • 1 iogurte (de preferência natural para não esconder o sabor da laranja)
  • 1 laranja
  • Meio copo de óleo
  • Meio copo de açúcar (pode ser substituído por stévia)
  • 200 gramas de farinha de centeio integral
  • 1 colher de chá de fermento

Modo de fazer:

  1. Preaqueça o forno a 180 graus, para que esteja quente quando a massa estiver pronta.
  2. Em uma tigela, bata os ovos. Uma vez batido, adicione o iogurte, o açúcar e o óleo. Misture todos os ingredientes.
  3. Adicione as raspas de metade da laranja e, depois, descasque-as e corte-as em pedaços. Com a ajuda de uma faca, remova as partes brancas, porque elas contribuem com o amargor.
  4. Adicione a laranja finamente picada dentro da tigela.
  5. Bata todos os ingredientes na batedeira. Para obter uma textura mais cremosa, você pode passar no coador depois de batido.
  6. Adicione a farinha de centeio integral e volte a bater com a batedeira.
  7. Despeje a mistura em um recipiente de silicone adequado para o forno. Se você usar um de metal lembre-se de untar antes com manteiga para que não grude.
  8. Asse o bolo a 180 graus por meia hora. Verifique com um palito se ele está pronto.

Barrinhas de cereal de muesli e banana

As barrinhas de cereais se tornaram um dos lanches mais consumidos. Existem muitos sabores e todo mundo gosta. Além disso, podem ser levados em qualquer bolsa ou mochila por dias porque são facilmente conservadas. A seguir, nós iremos ensinar a você como fazê-las e, assim, obter um produto muito mais saudável.

Barrinhas

Ingredientes:

  • 3 bananas maduras
  • 250 gramas de muesli integral
  • 50 gramas de farinha de aveia
  • 1 colher de sopa de cacau

Modo de fazer:

  1. Preaqueça o forno a 180 graus.
  2. Comece amassando as bananas em um prato. Escolha bananas maduras para que seja fácil. Além disso, elas também serão mais doces e irão atuar como adoçantes naturais para a receita.
  3. Despeje a banana esmagada em uma tigela e adicione o muesli, a farinha de aveia e a colher de sopa de cacau. Remova todos os ingredientes até formar uma massa compacta.
  4. Espalhe a massa na assadeira e coloque-a por meia hora no forno. Quando ela já estiver quente, corte-a em tiras e deixe-a esfriar. Outra opção colocá-las em formas e colocar no forno diretamente. O resultado é geralmente mais irregular, mas também é uma boa opção.