Benefícios da couve-de-bruxelas – e 2 receitas!

5 de novembro de 2019
A couve-de-bruxelas ainda não faz parte do seu cardápio? Caso esse seja o seu caso, você deve começar a consumi-la, porque ela tem um impacto muito positivo no nosso organismo.

A couve-de-bruxelas é um alimento muito saudável, com benefícios notáveis. Por isso, é aconselhável incluí-la no nosso planejamento de refeições semanal.

A seguir, vamos explicar quais são as principais virtudes desse alimento. Além disso, também vamos propor duas receitas muito saudáveis ​​para que você conheça maneiras diferentes de aproveitar esse saboroso vegetal.

Benefícios da couve-de-bruxelas

A couve-de-bruxelas é um alimento muito saudável, com baixo teor calórico. Além disso, ela também tem um grande número de propriedades, com um impacto muito positivo na nossa saúde. Estas são algumas das mais importantes:

Contém fibras

Cem gramas de couve-de-bruxelas contêm 9 gramas de fibras. Isso faz desse vegetal um alimento altamente recomendado para as pessoas que sofrem de constipação. Da mesma forma, ela também facilita o processo digestivo e é uma solução muito eficaz contra a digestão lenta e pesada.

Rica em vitamina C

Ao pensar em alimentos ricos em vitamina C, os primeiros que vêm à nossa mente são a laranja ou o kiwi. No entanto, você deve saber que existem outros alimentos ricos nesse nutriente, tais como a couve-de-bruxelas. Mais especificamente, ela contém 85 miligramas por 100 gramas de produto.

Alguns dos benefícios da vitamina C são a proteção do sistema cardiovascular, a redução dos níveis de ansiedade e a prevenção do envelhecimento.

Efeito laxante

O efeito laxante pode ser tanto um benefício quanto um inconveniente, tudo depende do funcionamento do nosso corpo e da quantidade de couve que consumimos.

Couve-de-bruxelas

De fato, em casos específicos de constipação, a couve-de-bruxelas é muito benéfica. Ela é, portanto, uma maneira natural e muito eficaz de combater esse problema.

No entanto, se você adora a couve-de-bruxelas, provavelmente isso é um inconveniente. Assim, você deve consumi-la com moderação, pois, caso contrário, você poderia sofrer de problemas intestinais.

Combate a anemia

Devido ao seu teor de ferro, a couve-de-bruxelas é muito boa no combate à anemia. Ela é perfeita para complementar a medicação recomendada pelo seu médico. Além disso, se você tem uma tendência a sofrer desse problema de saúde, é aconselhável incorporá-la à sua dieta semanal.

Lembre-se de que outros alimentos que combatem a anemia graças ao seu teor de ferro são o fígado, os mariscos, as oleaginosas e as carnes vermelhas. Uma dieta rica nesse nutriente é a melhor maneira de prevenir o aparecimento da anemia e dos seus incômodos sintomas, tais como fadiga ou dor nas articulações.

Fortalece os ossos

Provavelmente esta é uma das propriedades mais desconhecidas da couve-de-bruxelas. Por conter 42 miligramas de cálcio por 100 gramas de produto, ela é um alimento com um impacto muito favorável na conservação e na manutenção do sistema ósseo.

Lembre-se de que o cálcio deve estar presente na alimentação diária de todas as pessoas. A maneira mais comum de inclui-lo é através dos laticínios. De qualquer forma, é interessante conhecer outras alternativas, como a couve-de-bruxelas, por exemplo.

Diferentes maneiras de consumir a couve-de-bruxelas

A couve-de-bruxelas pode ser encontrada no supermercado durante o ano inteiro. Além disso, você também pode comprá-la congelada ou já cozida.

Neste artigo, queremos propor duas receitas que têm a couve-de-bruxelas como ingrediente principal. Ambas têm a característica de serem muito saudáveis ​​e originais, pois não são as formas mais comuns de preparo do vegetal.

Couve-de-bruxelas com queijo parmesão

Esta receita simples é perfeita para que os pequenos da casa se acostumem a comer legumes e hortaliças. Para prepará-la, você só precisa cozinhar a couve-de-bruxelas durante 15 minutos, juntamente com um pouco de alho e um pouco de manteiga.

Uma vez que a couve estiver cozida, adicione sal, pimenta e queijo parmesão a gosto. 

couve-de-bruxelas

Creme de couve-de-bruxelas

Não é comum comer a couve-de-bruxelas em forma de creme. Porém, recomendamos que você tente consumi-la dessa maneira porque os resultados são simplesmente espetaculares. Você pode consultar várias receitas que incluem alho, cebola ou abobrinha.

Em suma, este é um vegetal que, sem dúvida, tem muitas virtudes e efeitos muito favoráveis ​​para a saúde. Por isso, a couve-de-bruxelas e seus benefícios não podem faltar no seu cardápio semanal!