A vitamina C traz grandes benefícios para a nossa pele

19 de fevereiro de 2019
Conheça todos os benefícios que a vitamina C pode trazer para sua pele e como você pode incluí-la em sua dieta de forma abundante a seguir

A vitamina C, também chamada de ácido ascórbico, é um nutriente essencial em nossa dieta, pois auxilia o organismo na absorção de ferro e cálcio. Além disso, esta vitamina é solúvel em água, por isso é liberada através da urina.

Por esta razão, um consumo contínuo de vitamina C na dieta é necessário, uma vez que não pode ser produzida e nem armazenada pelo organismo.

Benefícios para a pele da vitamina C

  • Reduz as linhas de expressão e rugas e ativa a síntese de colágeno e é um reparo epidérmico: a vitamina C também reafirma a pele. Tem a capacidade de aumentar a síntese de colágeno, o que estimula as fibras envolvidas em sua síntese, para obter uma pele mais elástica e, portanto, mais jovem por mais tempo.
Pele com espinhas

  • Em peles sensíveis, minimiza a irritação e torna a absorção de cremes mais eficaz.
  • Quando você aplica vitamina C no seu rosto, você pode ter uma pele lisa, limpa e brilhante: com a vitamina C, nós obtemos antioxidantes e proteção contra os radicais livres, então obtemos uma pele cheia de energia e luminosidade.
  • Melhora a textura da sua pele e reduz as manchas: a vitamina C para a pele também tem um efeito despigmentante. É por isso que os produtos cosméticos que incluem essa vitamina entre seus ingredientes ativos são recomendados como coadjuvantes no tratamento do melasma e da hiperpigmentação, pois unificam o tom da pele, reduzem marcas e manchas escuras e proporcionam luminosidade, disfarçando as marcas mais claras.
  • Ajuda com o tratamento da acne e rosácea: esta vitamina é necessária para o nosso corpo produzir colágeno, que é um componente fundamental para reparar e regenerar as células fazendo com que a pele fique em perfeitas condições.

Portanto, a falta de colágeno faz com que nossa pele enfraqueça, o que complica a recuperação e o processo de cicatrização devido aos efeitos da acne. Não se esqueça de tomar vitamina C, porque embora pareça irreal, fará com que as cicatrizes e manchas que temos melhorem de aspecto.

Mitos falsos sobre vitamina C em nossa pele

Um dos principais mitos sobre esta vitamina é que ela é fotossensível, um debate que dura até hoje, verão após verão. Como já mencionamos, ela é usada em produtos cosméticos e é padronizada, o que significa que ela não reage com oxigênio ou luz, por isso é seguro usá-la durante os meses de verão.

Mulher passando protetor solar na praia de chapéu

Além disso, foi demonstrado que não é perigoso, mas sim altamente recomendável aplicar cremes com vitamina C na pele depois de tomar sol por muito tempo, pois iremos reparar os possíveis danos que causamos. Também ajuda a prevenir a pigmentação e a unificar o tom da nossa pele.

Outro dos mitos que circulam sobre essa vitamina e seus efeitos sobre a pele é que ela suja nossa derme, o que leva ao entupimento dos poros. No entanto, com a limpeza adequada do nosso rosto, isso não deve acontecer.

As soluções que devemos tomar para evitar que isso aconteça é usar o removedor de maquiagem de manhã e à noite para remover os restos de maquiagem e sujeira, além de esfoliar nossa pele uma vez por semana para limpar os poros em profundidade.

Como conclusão deste artigo, o uso de vitamina C tem grandes e inúmeros benefícios para a pele. Além disso, não devemos prestar atenção à maioria das coisas que são ditas sobre este componente, uma vez que foi demonstrado que se tratam simplesmente de mitos.