Lanches para o pré-treino: 3 receitas

5 de setembro de 2019
A alimentação antes do exercício é fundamental, mas geralmente é a grande esquecida de muitos atletas. Para que isso não aconteça com você, vamos propor três lanches pré-treino saudáveis.

Muitos atletas tomam cuidados especiais quanto aos alimentos que serão ingeridos após o exercício. Por outro lado, a alimentação pré-treino geralmente passa muito mais despercebida. Para te ajudar, neste artigo vamos propor diversos lanches pré-treino.

Todos eles podem ser feitos facilmente, com alimentos muito acessíveis. Como você poderá ver, não há nenhuma desculpa para não se alimentar adequadamente antes do treino. Além disso, eles são muito deliciosos e será um verdadeiro prazer consumi-los para preparar o corpo.

O que devo comer antes do treino?

Comer antes do treino é essencial para ganhar massa muscular. Para atingir esse objetivo, é necessário consumir carboidratos e proteínas, prestando especial atenção ao primeiro desses nutrientes. Com essa combinação, você fará com que o seu corpo tenha energia suficiente e, ao mesmo tempo, você estará consumindo aminoácidos.

Além disso, os carboidratos são absorvidos mais rapidamente e, portanto, fornecem energia na primeira fase do treinamento. Durante a segunda fase, você continuará se sentindo ativo pelo efeito das proteínas, que são assimiladas em uma velocidade mais lenta.

Você também deve hidratar o seu corpo para que ele esteja preparado para a quantidade de líquido que ele vai perder. O recomendado é beber um copo de água, bebida isotônica ou suco natural e deixar um intervalo de meia hora antes de iniciar o exercício. Isso vai te ajudar a se manter hidratado sem se sentir pesado.

3 opções de lanche pré-treino

1. Sanduíche de atum

Uma boa maneira de consumir carboidratos e proteínas ao mesmo tempo é através de um incrível sanduíche de atum. Antes de começar, vale a pena destacar que é importante que o pão seja de qualidade.

Atualmente, podemos comprar pão em um grande número de estabelecimentos, mas é cada vez mais difícil encontrar um produto de qualidade. Vale a pena procurar por uma padaria tradicional, onde você possa encontrar um pão com muitas propriedades.

Em relação ao atum, ele é perfeito para ser consumido no pré-treino, pois é uma ótima fonte de proteína. Mais especificamente, ele contém 30 gramas desse nutriente a cada 100 de produto.

Caso seja consumido enlatado, não há nenhum problema: ele é igualmente benéfico. Você só precisa ter em mente que é necessário escolher as opções conservadas em água. Caso contrário, ele não será mais tão saudável para um lanche pré-treino.

Lanches para o pré-treino: Sanduíche de atum

2. Sanduíche de peito de peru

Se você prefere as opções com carne, uma das melhores que você pode escolher é o peito de peru. Esse produto contém 50 gramas de proteína por 100 de produto, de tal forma que é um lanche perfeito para o pré-treino.

De todos os tipos de embutido, escolhemos o peito de peru porque ele é, de longe, o mais interessante para nós em momentos como esse.

Ele não só contém uma grande quantidade de proteína, como também tem baixo teor de gordura. Recomendamos que você escolha os cortes que contenham menos gordura, para que o peito de peru seja o mais saudável possível.

Sanduíche de salame

 

3. Sanduíche de ovo cozido e tomate

O ovo cozido não poderia faltar na lista de alimentos ricos em proteínas. Esse alimento contém 13 gramas de proteína por 100 de produto. Além disso, ele tem a grande vantagem de poder ser cozido previamente e ficar pronto na geladeira para quando formos consumi-lo.

Certamente você está pensando que um sanduíche de ovo cozido não é muito agradável. Também pensamos assim, por isso propomos combiná-lo com outros produtos que, embora não sejam ricos em proteínas, são leves e totalmente saudáveis.

Uma boa opção são algumas fatias de tomate, folhas de alface ou pedaços de pepino. Você também pode espalhar um pouco de homus de grão de bico no pão para tornar a textura mais agradável.

Lanches para o pré-treino: Sanduíche de ovo cozido e tomate

Lanches pré-treino: cuidado com as porções!

É importante destacar que não basta consumir alimentos adequados para preparar o corpo para o esforço. Devemos levar em conta a quantidade que estamos consumindo e os outros produtos que estão sendo usados como acompanhamento.

Os lanches pré-treino devem ser de tamanho médio e não devem ser recheados em excesso, por mais saudáveis que sejam.

Se comermos além da conta antes de ir para a academia, será impossível ter um desempenho adequado. Vamos nos sentir cansados e com o estômago pesado e, assim, ter consumido alimentos saudáveis não vai servir para nada.

  • Villegas García, J. A., & Zamora Navarro, S. (1991). Necesidades nutricionales en deportistas. Archivos de Medicina Del Deporte Revisión.

Martínez, I. (2014). Aminoácidos y proteínas. Bioquímica Práctica.