Qual é a quantidade de água que você deve beber por dia?

19 de junho de 2019
É importante saber a quantidade de água recomendada para o seu sexo, sua condição física e sua atividade diária. Dessa forma, será mais fácil manter os níveis de hidratação.

A água é um componente indispensável para o ser humano, já que mais de 70% do nosso corpo é composto por ela. Por essa razão, ela deve ser continuamente reposta, uma vez que a nossa própria atividade vital consome uma grande parte dessa reserva. Mas qual quantidade de água devemos beber por dia?

A quantidade varia principalmente de acordo com a idade e o sexo da pessoa. Por exemplo, os meninos com idades entre 9 e 13 devem consumir aproximadamente 2,1 litros por dia, enquanto que as meninas devem tomar pelo menos cerca de 1,9 litro.

Com relação aos adultos, a quantidade também varia de acordo com o sexo. Enquanto que as mulheres devem beber cerca de 2 litros por dia, no caso dos homens esse valor aumenta para 2,5 litros.

Uma situação particular é o caso de mulheres estão grávidas ou em período de amamentação, no qual devem consumir 0,3 e 0,7 litros a mais, respectivamente. A seguir, apresentamos uma lista de exemplos da quantidade de água que você deve beber por dia.

Qual é a quantidade de água que você deve beber por dia de acordo com o seu peso

Poucas pessoas pensam que o peso afeta o nível de água que devemos beber todos os dias, no entanto, isso tem muita relação. Como seria de se esperar, uma pessoa magra não tem a mesma necessidade de água que aquele que tem um peso corporal maior.

Menina se hidratando

Embora pareça difícil calcular quanto água você deve beber por dia já que cada um tem um peso corporal diferente, existe uma fórmula para dividir o peso corporal – em libras – por dois, que dá o resultado da quantidade de litros de água que seu corpo necessita diariamente.

Um exemplo:

Uma pessoa que pesa 116 libras (52 quilogramas) e divide o seu peso por dois, tem como resultado 58 onças (26 kg), o que corresponde a aproximadamente cinco copos de água por dia.

A fórmula para você não se esquecer:

(Peso corporal em libras)/(2) = quantidade de água diária em onças.

Casos especiais

  • Quando se pratica muito esporte de maneira constante, ou se pratica algum tipo de exercício intenso, é aconselhável beber um litro de água adicional para cada hora de exercício realizado.
  • Como todos nós já sabemos, as frutas e os legumes são alimentos com um alto teor de água. Por isso, se você não segue uma dieta rica nesses alimentos, é recomendável que você beba pelo menos dois litros de água por dia.
Laranja avermelhada

As frutas e as verduras, assim como muitos alimentos, já possuem uma quantidade significativa de água que pode ser subtraída da quantidade diária recomendada.

  • No caso de você padecer de qualquer doença ou estiver passando por um período com as defesas baixas, a hidratação é essencial. Sendo assim, é conveniente beber mais água do que o normal.

Quanta água você deve beber por dia: recomendações

Existem muitas pessoas que se esquecem de beber a quantidade necessária de água por dia, ou simplesmente não conseguem atingir essa meta diária. Para atender as recomendações diárias, siga a nossa lista de dicas:

  • Uma boa ideia é consumir um copo de água antes de cada refeição, já que será mais difícil de esquecer e também contribuirá para um melhor metabolismo das refeições.
Garrafa de água

  • Outra boa opção para beber a água recomendada por dia é tomar um copo de água em jejum e outro antes de ir para a cama. Mesmo assim, é preciso beber mais água durante o dia para atingir a quantidade recomendada pela fórmula explicada anteriormente.
  • Algumas pessoas bebem pouca água porque ela não tem nenhum sabor. Por isso, a solução é preparar água de sabores, o que você pode fazer facilmente adicionando frutas, chás e ervas, desde que não adicione açúcar.
  • Se você se esquecer com facilidade que deve beber uma certa quantidade de água durante o dia, faça uma espécie de cronograma no qual você vai indicando todos os copos que você bebeu.