Quanto tempo posso deixar os alimentos na geladeira?

· 22 de novembro de 2018
Saber quanto tempo podemos deixar os alimentos na geladeira permite que você evite consumir qualquer coisa estragada. Descubra o limite de cada alimento e outras dicas gerais.

É importante estar ciente de que diferentes alimentos têm diferentes taxas de deterioração e que existem muitos fatores que influenciam na conservação dos alimentos. O tempo que podemos deixar os alimentos na geladeira tem a ver, na verdade, com a reprodução de bactérias que é o que realmente faz com que os alimentos estraguem.

Mesmo quando os alimentos são cozidos em altas temperaturas, as bactérias nunca são completamente eliminadas. Assim, a quantidade de bactérias que permanece no alimento vai continuar a se multiplicar com o passar do tempo.

Certamente, as bactérias que são mais prejudiciais tendem a crescer mais em alimentos ricos em proteínas do que em alimentos açucarados. Da mesma forma, as bactérias também se desenvolvem mais rapidamente em ambientes úmidos, por isso os alimentos mais secos vão se conservar por mais tempo do que os úmidos.

Além disso, você deve saber que os alimentos mantidos fora do refrigerador em temperatura ambiente por mais de 2 horas devem ser descartados, pois as bactérias se multiplicam muito rapidamente em temperatura ambiente.

Mulher verificando alimento na geladeira

Quanto tempo posso deixar os alimentos na geladeira depois de cozidos?

Alguns alimentos devem ser mantidos na geladeira para ajudar a diminuir o crescimento de germes e assim manter os alimentos frescos e seguros por mais tempo.

Contudo, uma vez que o alimento tenha sido cozido, ele não pode permanecer em temperatura ambiente por mais de duas horas antes de ser colocado na geladeira, isto com a finalidade de impedir o crescimento de bactérias.

Após estar na geladeira, as sobras devem ser consumidas dentro de 3 ou 4 dias, dependendo do alimento, já que as bactérias ainda podem se multiplicar mesmo nas temperaturas da geladeira.

Se você tiver dificuldade em lembrar quanto tempo um prato ficou na geladeira, recomendamos que você etiquete os pratos com a data em que eles foram preparados, para dessa forma te ajudar a manter melhor o registro.

Além disso, se você considerar que você não vai comer aquela comida dentro de 3 ou 4 dias, ela deve ser removida para o congelador.

A seguir, preparamos uma lista para que assim você saiba quanto tempo você pode manter os alimentos na geladeira:

  • Queijo duro: 6 meses.
  • Manteiga: de 1 a 3 meses.
  • Azeitonas: 1 mês.
  • Ovos frescos: de 3 a 5 semanas.
  • Queijo fresco sem abrir: de 3 a 4 semanas.
  • Queijo fresco aberto: de 1 a 2 semanas.
  • Ovos cozidos: 1 semana.
  • Porco: 5 dias.
  • Saladas: de 3 a 5 dias.
  • Frutas e verduras: de 3 a 4 dias.
  • Filés assados: de 3 a 4 dias.
  • Peixe: de 3 a 4 dias.
  • Carne: de 3 a 4 dias.
  • Aves cozidas: de 3 a 4 dias.
  • Purê de batatas: de 3 a 4 dias.
  • Sopas e ensopados: de 2 a 4 dias.
  • Caldo de carne: de 1 a 2 dias.
Menina comendo sorvete com a geladeira aberta

Dicas para ter em mente

A intoxicação alimentar e os patógenos de origem alimentar, tais como a listeria ou a salmonela, são riscos reais, mas saber se o alimento está próprio para consumo e também quando descartar a comida pode ser complicado. Por isso, você deve ter as seguintes dicas em mente:

1.-Se tiver dúvidas, não coma

Em primeiro lugar, recomendamos que, se você perder a noção de quanto tempo um alimento ficou na geladeira, é melhor não se arriscar a comer. Apenas jogue a comida fora. Assim como mencionamos anteriormente, etiquetar e colocar a data é uma boa ideia.

2.-Armazene os alimentos sabiamente

Para um melhor armazenamento, é aconselhável dividir as sobras quentes em porções menores. Em seguida, coloque-as em pratos rasos para que assim elas possam esfriar rapidamente.

Além disso, recomendamos escolher recipientes fortes para que dessa forma o armazenamento dos alimentos garanta que eles estejam limpos e em boas condições. Escolher recipientes cobertos é a melhor opção.

3.-Não deixe os pratos em temperatura ambiente por muito tempo

Finalmente, você deve ter em mente que os alimentos que permanecem na bancada por muito tempo podem começar a criar bactérias nocivas, portanto, você deve refrigerar ou congelar o mais rápido possível. Idealmente, tente colocar os alimentos na geladeira dentro de 2 horas após o cozimento.

Por fim, recomendamos que você deixe a porta da geladeira sempre fechada o máximo possível, para dessa forma manter a temperatura fria. Além disso, nunca experimente alimentos para determinar a segurança. Você não pode confiar na aparência nem no cheiro para determinar se a comida está em boas condições.

Além disso, é importante considerar como você se sente depois de comer alimentos da geladeira e possivelmente relacionar quaisquer sintomas físicos leves que possam aparecer após a ingestão.