Qual a importância da proteína para esportistas?

· 27 de julho de 2018
Sem dúvidas, as proteínas são uma parte importante da dieta de quem pratica esportes. Elas fornecem a energia necessária e permitem o crescimento muscular; por isso, falaremos sobre como elas influenciam a atividade esportiva

Nós sempre ouvimos da importância da proteína para os atletas, mas por quê? Qual é a relação entre proteínas e esportes? Falaremos sobre isso hoje, porque embora saibamos que você é um atleta experiente, nunca é demais ter informações extras.

A importância da proteína

Em primeiro lugar, as proteínas são muito importantes para o organismo porque elas têm muitas funções diferentes. Elas são uma rica fonte de carbono, hidrogênio, nitrogênio e oxigênio, além de ser uma grande fonte de aminoácidos essenciais para a saúde.

Estas são algumas de suas funções que justificam a importância da proteína:

  • Formam as estruturas corporais. Ou seja, as proteínas desempenham um grande papel na formação dos músculos, tendões e tecidos do nosso corpo. Além disso, elas também promovem o crescimento de cabelos e unhas, bem como promovem a formação de colágeno nos ossos.
  • São parte do sistema imunológico. Já que elas fazem parte deste sistema, consumir uma quantidade suficiente delas ajuda a fortalecer nossas defesas e, assim, prevenir doenças.
  • São transportadoras de oxigênio. Ou seja, elas transportam oxigênio através do nosso corpo e favorecem a entrada nas células dos nutrientes necessários, como a glicose.
  • São usadas como energia. A energia do nosso corpo vem em parte de carboidratos e gorduras, mas quando estes são insuficientes, o corpo usa proteínas para obter a energia necessária.

Relação entre proteínas e esportes

Homem fazendo giro russo na academia

Independentemente de praticarmos esportes ou não, já vimos que as proteínas são muito necessárias para o nosso corpo, mas no caso dos atletas elas são essenciais. Estes são alguns motivos.

Dão energia

Como vimos, as proteínas fornecem a energia que o corpo necessita quando o número de gorduras e hidratos ingeridos é menor do que a energia gasta. Obviamente, quando praticamos esportes, o consumo de gorduras e hidratos pela alimentação é reduzido; mas a energia necessária aumenta.

É por isso que importância da proteína é tão grande. Ela será a melhor maneira de obter a energia necessária sem acumular gorduras. É por isso que muitos atletas são incentivados a tomar suplementos de proteína, que são obviamente ricos nesse nutriente.

Alimentam o músculo

De maneira geral, a queima de calorias pode fazer com que o exercício te faça perder massa muscular se não houver uma alimentação correta ou se nos exercitamos demais. Caso você queira perder peso e fizer muito mais cardio do que musculação; poderá perder músculos. Esta é uma das razões pelas quais você precisará consumir muita proteína.

Como vimos anteriormente, as proteínas desempenham um papel muito importante na formação dos músculos, de modo que um consumo adequado delas permite que você perca peso sem perder massa muscular.

Ativam a circulação

Vimos também que as proteínas são transportadoras de oxigênio, o que é muito benéfico durante a prática do esporte, quando o sangue precisar ser bombeado ainda mais rápido e o esforço físico é maior.

Nesse sentido, um bom transporte de oxigênio propiciará um bom ritmo e também  manterá nossa circulação ativa e nosso coração mais calmo.

Onde obter proteínas

Mãos quebrando um ovo em uma tigela

De modo geral, as proteínas são obtidas na alimentação a partir do consumo de carnes e peixes, bem como de laticínios e ovos. As proteínas do leite são altamente benéficas porque são um potencializador eficiente de aminoácidos que aumentam a síntese de proteínas musculares.

Para os atletas que realizam exercícios intensos, recomenda-se ingerir proteínas adicionais através de suplementos especializados. A importância da proteína para esses esportistas é ainda maior!

Em suma, não se trata de apenas de mais um detalhe da dieta de qualquer atleta, mas sim uma característica essencial. Então, nós te encorajamos a controlar isso com muita atenção, de modo que as proteínas sejam um apoio em sua conquista para manter-se saudável e em forma.