Ladrões de energia: 5 alimentos que causam cansaço

· 6 de julho de 2018
Cada alimento tem uma propriedade, e alguns que fazem parte de nossa dieta não são os mais indicados se o que buscamos é produzir energia pois podem causar o efeito oposto.

Você fica cansado quando chega em casa? Você pratica esportes e fica esgotado? Há muitas razões pelas quais isso pode estar acontecendo com você e uma delas está na sua alimentação. Diferentes alimentos têm diferentes propriedades, e há alguns alimentos que causam cansaço.

Se você quiser se sentir ativo e cheio de energia, você deve eliminá-los de sua dieta. Você vai ver como perceberá as mudanças rapidamente e se cansará menos. Para que saiba quais são os alimentos que você deve parar de consumir, te daremos uma lista na qual explicamos quais são os alimentos que roubam energia.

Quais são os alimentos que causam cansaço?

As cerejas

Um pote cheio de cerejas lavadas

Certamente, quando você leu isso, ficou com uma cara de interrogação. A verdade é que é surpreendente que uma fruta roube energia de nós. Normalmente, esses alimentos nos nutrem com vitaminas e energia, por isso são um alimento perfeito para qualquer hora do dia.

O caso da cereja é diferente porque ela contém uma substância chamada melatonina. Este componente é um potencializador do sono e está incluído entre os muitos medicamentos indicados para adormecer. Esta substância também é fabricada pelo nosso corpo naturalmente. Ele faz isso durante a noite para que possamos dormir e descansar perfeitamente até o dia seguinte.

Portanto, é melhor consumir as cerejas como sobremesa do jantar. Além de serem uma sobremesa deliciosa e saborosa, nos ajudará a relaxar e a dormir melhor. Se, por outro lado, quisermos comer para preparar o corpo para uma sessão de exercícios ou para um longo dia de trabalho, é melhor optar por outro alimento.

Alimentos fritos e empanados

Alimentos fritos e empanados contêm óleo e pão ralado ou outros alimentos similares em grande proporção. Este acréscimo que adicionamos à comida quando a fritamos ou empanamos a torna mais pesada. É por isso que é mais difícil para digerir, e então o corpo tem que trabalhar mais para processar esses alimentos.

Quando comemos alimentos fritos e empanados, a maior parte da energia do nosso corpo tem que se concentrar na digestão. Portanto, acabamos nos sentindo mais pesados, cansados e com menos energia.

Comer este tipo de comida uma vez por semana ou em ocasiões especiais não é um problema. Se, ao contrário, se tornar habitual, além de engordar, fará com que nos sintamos menos saudáveis e com menos vitalidade.

A cafeína

Se nos perguntassem se a cafeína é um dos alimentos que causam cansaço ou dão energia, muitos optariam pela segunda opção. A verdade é que a cafeína é algo que deve ser consumido em uma quantidade adequada. Se excedermos sua dose, deixaremos de ter a cafeína como aliada para torná-la uma inimiga.

Um alto consumo de cafeína provoca um efeito rebote no corpo. Inicialmente nos sentiremos revitalizados, cheios de energia e poderemos realizar todas as tarefas que temos como pendentes.

Horas depois, virá uma queda de energia e nos sentiremos cansados.  Há um mito em torno da cafeína porque, embora seja verdade que a princípio ela nos dá energia, em seguida temos que pagar um preço alto por esse impulso de vitalidade.

O álcool e as bebidas gasosas

Um copo gelado de cerveja

O último dos alimentos que causam cansaço é o álcool e junto com ele as bebidas gasosas. Quem nunca passou por uma ressaca? Nós todos sabemos o que acontece depois de ter passado uma noite inteira na farra. O que durante a noite foram danças, risadas e desejo de se divertir, no dia seguinte se transforma em dor de estômago, pouca vitalidade e desejo de ficar deitado no sofá.

Além disso, esse tipo de bebida desidrata o corpo. Portanto, não devemos consumir essas bebidas com frequência nem em grande quantidade. Um copo de vinho ou uma bebida depois de um jantar com amigos nos permitirá desfrutar dessas bebidas sem que elas roubem nossa energia.