Benefícios da Zumba que farão bem para seu corpo e mente

· 12 de julho de 2018
A zumba conjuga dança, treinamento físico e diversão em uma forma diferente de fazer exercícios. Conheça quais são os benefícios da prática, e como ela pode influenciar tanto seu aspecto físico quanto psicológico.

Essa aula do mundo fitness virou moda graças à possibilidade de ser praticada por pessoas de vários condicionamentos físicos. As séries de exercícios propostas são muito divertidas e fáceis de serem seguidas. Você também pode praticar a modalidade em casa se não tem tempo para ir até a academia. Não podemos deixar de lembrar que os benefícios da Zumba que vamos trazer nesse artigo só podem ser alcançados com uma prática regular e consistente.

O que é a Zumba?

Trata-se de uma aula muito divertida e enérgica que combina exercícios aeróbicos e coreografias de ritmos diferentes. Foi criada na Colômbia por Alberto Perez por volta dos anos 90 e é um esporte recomendado para pessoas de todas as idades e gêneros.

O objetivo principal de praticar essa série de exercícios é modelar o corpo, tonificar os músculos, aumentar sua energia física e também queimar gordura pelo aumento do gasto calórico. São muitos os benefícios da Zumba!

Benefícios da Zumba para seu corpo

A dança traz muitos resultados positivos para o corpo, pois funciona como um antidepressivo natural ao proporcionar bem-estar físico. A dança em conjunto aos movimentos aeróbicos é ainda melhor, pois exige da nossa coordenação e isso ajuda a eliminar todas as energias negativas que prendemos nas tensões do nosso corpo. É nesse contexto que vamos destacar os benefícios da zumba mais notáveis para o nosso corpo.

Elimina a gordura corporal

Com uma prática tão curta quanto aproximadamente apenas 35 minutos dessa novidade fitness, você estará queimando uma média de 800 calorias em cada aula. Quando você puder aumentar seu ritmo cardíaco acima da sua capacidade normal, estará se divertindo e queimando calorias ao mesmo tempo.

Fortalece o sistema cardiovascular

Seja qual for o tipo de dança que você estiver praticando, trata-se de um exercício cardiovascular. Isso quer dizer que vários órgãos do corpo entram em movimento e participam da malhação. Dançar exige o trabalho do coração, dos pulmões e do sistema circulatório em geral. Ao ter um bem-estar cardíaco, você poderá reduzir seus níveis de colesterol, triglicerídeos e glicose no sangue.

Tonifica os músculos

Pessoas em uma aula de zumba na academia

Ao se exercitar ao ritmo da música e seguir os movimentos dos exercícios aeróbicos, você estará contribuindo para o fortalecimento, para moldar e para tonificar seus músculos dos braços, pernas, abdômen e glúteos. Além disso, aos poucos você poderá também aumentar sua resistência física, o que te dará mais energia durante sua rotina e dia a dia.

Elimine o estresse

Praticar esse exercício físico fará com que seu corpo libere endorfinas, hormônios que promovem a felicidade. Por isso, você se sentirá mais relaxado e de bom humor. Além disso, isso quer dizer também que você verá seu nível de estresse diminuindo e sua autoestima aumentando. Os adeptos das aulas de zumba dizem também que ajuda a melhorar a vida sexual dos seus praticantes.

Dê adeus ao tédio

Se você está procurando um exercício não convencional, ou você não gosta de fazer musculação nas máquinas de sempre da academia, então a zumba é para você. Esse tipo de treino mistura músicas de diferentes gêneros, tais como salsa, merengue, flamenco, hip hop, samba, entre outros.

Um dos propósitos dessa disciplina é trazer diversão para que você não perca o ânimo de fazer exercícios de maneira rotineira, e assim cumpra seus objetivos. Fazer exercícios assim muda totalmente sua visão sobre os esportes, e te anima a perceber os benefícios dessa dinâmica dança.

Grandes resultados em pouco tempo

A chave está na constância. Se você praticar zumba 3 vezes na semana, manterá o controle sobre seu peso e fugirá da obesidade. O mais interessante é que podemos ver resultados em pouco tempo, o que claro dá um ânimo a mais para continuar a praticar exercícios.

Reduz o ácido lático

Existem vários tipos de exercícios que produzem uma sensação de ardor após sua prática, mas com esse esporte você evita esse problema. A prática dessa aula diminui a produção dos ácidos láticos, a substância responsável por aquela famosa dor nos nossos músculos.

Melhora sua vida social

Alunas em uma aula de zumba na academia

Frequentar este programa de aulas pode te ajudar a conhecer mais pessoas, e até mesmo a criar novas amizades. Nas academias são feitos grupos de várias pessoas para ensinar e realizar as coreografias. Essas aulas são coordenadas por um professor. Isso trará a possibilidade de socializar com pessoas que você não conheceria em outro lugar.

Para todos os públicos

Ainda que esse treino seja bastante trabalhoso, isso não quer dizer que você tem que ser um especialista dos esportes para praticá-lo. As opções de movimentos podem ser realizadas por pessoas de diferentes idades, condicionamentos e necessidades físicas. É ideal para homens, mulheres, crianças, idosos, diabéticos e praticamente todo mundo.

Então não importa sua idade quando você está praticando zumba, o importante é que você aproveite cada aula para manter sua motivação para praticar esportes lá em cima.

Você não estará apenas passando um tempo dançando na companhia de outras pessoas animadas, mas também estará diante de uma oportunidade de melhorar sua autoestima e condicionamento físico e aproveitar todos os benefícios da zumba!