Dieta cetogênica passo a passo: emagrecer em 30 dias

· 8 de novembro de 2018
Embora a dieta cetogênica esteja na moda, a realidade é que ela tem quase um século de história, já que essa dieta começou a ser realizada nos anos 20.

A dieta cetogênica sempre foi cercada por controvérsias. A verdade é que, se você executá-la sob a supervisão de um profissional e por um curto período de tempo, ela é uma maneira eficaz de perder peso. Saiba a seguir o que é e quais são os alimentos que você deve evitar para que você possa emagrecer em 30 dias e evitar o efeito sanfona.

O que é a dieta cetogênica?

Sua principal característica é que busca criar no organismo um estado de cetose que favoreça a perda de gorduras. Explicado de uma forma muito simples pode-se dizer que a cetose é um efeito muito semelhante ao jejum que ocorre quando o sangue contém níveis superiores ao normal de uma substância chamada cetona.

Para chegar a esse estado, a ingestão diária de proteínas e gorduras, que são os principais nutrientes da dieta, é aumentada. Por outro lado, a ingestão de açúcares e carboidratos é drasticamente reduzida. Com base nesses nutrientes, é realizada uma alimentação com a qual você pode emagrecer em 30 dias.

Casal diante de várias opções de proteína na cozinha

Em apenas alguns dias, o corpo não tem mais açúcares ou carboidratos, de modo que para ter energia usa a gordura acumulada no corpo.

Alcançar esse estado é muito benéfico para perder peso, mas devemos ter em mente que ele não deve ser prolongado ao longo do tempo e que é uma dieta eficaz que só deve ser realizada em momentos específicos.

Emagrecer em 30 dias é saudável?

Realizada de forma adequada e sob a supervisão de um profissional, a dieta cetogênica pode ser muito eficaz e te ajudar a emagrecer em 30 dias. O fato desta dieta ter tantos seguidores ao redor do mundo é um exemplo claro que é um tipo de alimentação com o qual você perde peso com segurança, saudável e sem o temido efeito sanfona.

Em qualquer caso, deve-se ter em mente que, para ser eficaz, o estado de cetose deve ser corretamente alcançado. Caso contrário, você não perderá toda a quantidade de gordura que deveria e os resultados não virão.

Outro aspecto importante para ser eficaz é não prolongar essa dieta ao longo do tempo. Desde o início, você deve ter em mente que é uma dieta a curto e médio prazo. Você pode emagrecer em 30 dias, mas talvez não emagreça todo o peso que você deseja nesse período. É, de qualquer forma, um pontapé inicial na sua mudança corporal.

Embora os resultados possam continuar depois desse período, lembre-se de que prolongá-lo demais causará um efeito sanfona posterior e efeitos colaterais, como cansaço ou fadiga. O tempo adequado para realizar esta dieta é um mês.

Também não devemos esquecer que, para uma dieta ser eficaz, ela deve sempre ser complementada com exercício. Não é necessário que seja de alta intensidade, é suficiente realizar com regularidade e por uma hora diária.

Mulher feliz segurando uma balança

Alimentos proibidos

Como todas as dietas, a cetogênica também tem alimentos proibidos. Se você vai fazer esta dieta, você deve fazê-la corretamente e sem consumir qualquer um dos alimentos que apresentamos abaixo. Lembre-se que é uma dieta que dura apenas um mês, então você deve dar o seu melhor a cada momento.

Como dissemos antes, os inimigos da dieta cetogênica são carboidratos, por isso não é permitido consumir:

  • Arroz
  • Macarrão
  • Pão
  • Açúcar
  • Farinha
  • Grão de bico

Além destes, lembre-se de não consumir nenhum dos alimentos que não se enquadram em qualquer estilo de vida saudável. Alguns deles são os pré-cozidos, as frituras, os doces ou os refrigerantes.

Apesar de todas as restrições, existem muitos alimentos que você pode comer e, portanto, ter uma dieta muito variada. Todas as frutas, legumes, carne e peixe são totalmente permitidos. Você também pode consumir sem medo os produtos lácteos e sementes.

Está claro que a dieta cetogênica é uma dieta segura e que dá resultados. Não é uma dieta milagrosa, mas nessas o temido efeito rebote costuma aparecer. A única coisa que você deve ter em mente é não exceder o mês de duração e não consumir qualquer um dos alimentos proibidos que impedem atingir o estado de cetose.

Vamos emagrecer em 30 dias?