Churrasco saudável: as melhores receitas

· 10 de outubro de 2018
Vamos ver algumas dicas para fazer um churrasco saudável, uma ótima ideia para aproveitar o tempo bom com os amigos e comer uma boa refeição sem furar a dieta e prejudicar a saúde

Quando pensamos em um churrasco, geralmente pensamos em comer várias carnes e petiscos gordurosos até precisar abrir a calça. Será possível fazer um churrasco saudável?

O churrasco consiste em cozinhar carne ou outro tipo de alimento diretamente sobre o calor do fogo ou das brasas. Os alimentos são colocados em uma grelha, que é um utensílio em forma de grade, acima do fogo ou das brasas a uma distância segura, para dessa forma não queimar os alimentos.

Dicas para um churrasco saudável

1- Quanto à comida, é melhor que você escolha assar peixes, como por exemplo o salmão e, no caso de ser carne, a de frango. Se você escolher a carne vermelha, uma outra coisa a se considerar é o corte a ser assado, é melhor escolher aqueles que contêm menos gordura, como o filé mignon, por exemplo.

2- Antes de assar a carne, é aconselhável deixá-la por 30 minutos com sal, vinagre ou frutas cítricas na geladeira, pois isso fará com que menos compostos químicos se formem.

3- A carne não deve ser exposta ao fogo na churrasqueira por muito tempo. Se você gosta de carne bem passada, é melhor assá-la primeiramente no forno e depois na churrasqueira. A formação de compostos químicos é diferente dependendo do método de cozimento e do tempo que a carne passa na grelha.

Carne em uma tábua com chimichurri

4- Cozinhe a carne lentamente para evitar uma queima excessiva do alimento, porque embora  possa ter um sabor melhor, isso é mais perigoso. Além disso, você deve remover a gordura, pois ela pode causar o aparecimento de labaredas.

5- Adicione vegetais ao seu churrasco. Isso fará com que seu churrasco tenha mais cor e sabor, além de ser mais saudável. Tenha em mente que o fogo deixa esses alimentos mais crocantes, o que então os torna ideais para fazer espetinhos.

6- Para completar o seu churrasco saudável, escolha sucos naturais, água ou bebidas que não contenham açúcares. Além de finalizar esta refeição com frutas, que trazem sabor e aroma naturais praticamente sem calorias.

O que cozinhar em um churrasco saudável

De aperitivo:

Ao invés de optar por iniciar a refeição com salgadinhos e alimentos ricos em gordura, você pode substituí-los por:

  • Pão integral grelhado, acompanhado de espetinho de tomate, purê de grão de bico (homus), além de outros temperos naturais.
  • Espetinhos de vegetais da época assados, como por exemplo abóbora, cebola, pimentão, etc.

De prato principal:

Substitua hambúrgueres e cachorros-quentes e torne seu churrasco saudável:

  • Champignons carnudos marinados em partes iguais de azeite, vinagre balsâmico e suco de limão. Você obterá dessa forma nutrientes que promovem o sistema imunológico a partir dos cogumelos, azeite e vinagre.
  • Além disso, estudos demonstraram que o oleocanthal, um dos anti-inflamatórios mais abundantes no azeite de oliva, diminui o processo inflamatório do corpo;  assim ele reduz a sensibilidade à dor com uma ação farmacológica semelhante à do ibuprofeno.
  • Se você é vegetariano, vegano ou então está de dieta, use o tempê, um alimento de baixa caloria originário da Indonésia, que contém todos os aminoácidos essenciais.
  • Se você não for intolerante ao glúten, então experimente o seitan (às vezes chamado de “carne vegetal”), um outro alimento com alto teor de proteína, uma alternativa à carne que é muito consumida no Japão, derivado do glúten de trigo. Ambos podem ser grelhados, cortados em bifes marinados ao seu gosto ou até mesmo preparados em tacos com tortilhas de milho.
Champignons carnudos cortados

Condimentos

Substitua o molho ketchup (que contém 2 colheres de chá de açúcar por cada colher de sopa) ou a maionese (relativamente rica em gordura) por:

  • Molho pico de gallo, que é cheios de antioxidantes. Uma colher de sopa tem apenas de 4 a 5 calorias e zero de gordura, além de uma infinidade de nutrientes. Os ingredientes que este molho contém são: tomate cortado em cubinhos, cebola também cortada em cubinhos, chili ou jalapeños finamente cortados, suco de limão, sal e coentro picado.
  • Pesto à base de azeite de oliva ou de tomate desidratado. Os três ingredientes: azeite de oliva, tomate e manjericão, que estão cheios de propriedades anti-inflamatórias.

Acompanhamentos

Substitua as saladas temperadas com maionese, queijo ou creme por outras menos calóricas:

  • Fatias de tomate temperadas com vinagre balsâmico, azeite de oliva e especiarias. Você pode escolher entre manjericão, orégano ou outras ervas de sua preferência e assim se beneficiar de suas múltiplas propriedades.