Conheça aqui as melhores receitas de homus

· 11 de agosto de 2018
O homus é uma das mais recentes descobertas da gastronomia ocidental. Apesar de ser um prato árabe muito antigo, só nos últimos anos que ele começou a ser valorizado como merece por aqui. Isso vai muito além de servi-lo apenas como purê de grão-de-bico.

O homus era uma receita desconhecida até há relativamente pouco tempo no nosso país. Nos últimos anos, as receitas de homus tornaram-se popular tanto nos restaurantes quanto no consumo doméstico.

Atualmente, mais e mais supermercados oferecem esse produto pronto. Agora, vamos mostrar várias receitas de homus e para te inspirar a experimentar esse sabor.

O homus original é feito com apenas quatro ingredientes: purê de grão de bico, suco de limão, tahine e azeite.  A partir desses ingredientes básicos podemos incluir outros ou modificá-los. Dessa forma, sua criatividade é o limite para criar novas receitas.

Então, vamos mostrar a você como fazer a receita tradicional. Depois, vamos inovar um pouco mais, caso você se atreva a brincar com esta receita centenária.

Receitas de homus: receita clássica

Primeiro de tudo, vamos dar as orientações para que você saiba como fazer a versão clássica do homus. Depois de saber isso, você pode modificá-la e criar as melhores receitas de homus para o seu paladar.

Um pote de homus com azeite, azeitona e páprica

O homus geralmente é servido em uma tigela. Ele é perfeito para comer com torradas, palitos de cenoura ou como recheio em um sanduíche. Para fazer uma quantidade generosa, precisamos de:

  • Meio quilo de grão-de-bico cozido
  • Duas colheres de sopa de azeite
  • Suco de limão
  • Uma pitada de sal
  • 3 colheres de sopa de tahine

Bata o grão-de-bico cozido até virar purê. Em seguida, adicione o suco de limão, sal e tahine. Mexa toda a mistura por alguns minutos até que fique uniforme e estará pronto. Ao servir, adicione o azeite por cima e polvilhe um pouco de salsinha.

Como você pode ver, é uma receita fácil e rápida. É melhor fazer uma quantidade considerável, já que podemos usá-lo em muitos pratos. Além disso, ele pode ser perfeitamente preservado por dias na geladeira. Basta cobrirmos o recipiente com filme transparente. Assim, poderemos desfrutar durante dias dessa receita saudável e com tantas propriedades.

Homus com pimenta vermelha

A receita de homus com pimenta vermelha é muito semelhante às receitas de homus tradicionais. A única diferença é que incluiremos dois novos ingredientes: pimenta vermelha e páprica. 

prato com homus e pães árabes

Seguiremos os mesmos passos da receita anterior, com a diferença de que assamos uma pimenta vermelha e a cortamos. Vamos batê-la junto com o restante dos ingredientes. Assim, o homus ficará com uma cor avermelhada e com um leve sabor de pimenta.

Quando servir em uma tigela, polvilhe um pouco de páprica por cima. Outra opção, se realmente gostarmos desse ingrediente, é incluir a páprica no liquidificador. Isso deixará o homus ainda mais vermelho e com mais sabor. Além de ser delicioso, essa receita fica linda nos pratos por causa de sua cor brilhante.

Homus de lentilha

O homus de lentilha é uma variante do homus tradicional. Para muitos, essa receita não é propriamente um homus. Isso porque falta o ingrediente principal, o grão-de-bico. Do ponto de vista nutricional, esta receita é uma grande fonte de nutrientes. A lentilha é uma fonte de proteína e fornece ferro, fósforo e vitaminas do grupo B.

A receita é feita exatamente como a tradicional, com a diferença de que as lentilhas são usadas no lugar do grão-de-bico. Nós recomendamos que você adicione menos limão. Por isso, o ideal é que você vá adicionando pouco a pouco até chegar ao ponto. A lentilha tem um sabor mais forte e pode ficar muito ácida se adicionarmos muito limão.

Homus de beterraba

De todas as receitas, esta é provavelmente a mais desconhecida. Sua cor marcante será a principal decoração de qualquer prato. O melhor de tudo, tem um gosto tão bom quanto a aparência que dá aos pratos.

Mais uma vez, tomamos como referência a tradicional receita de homus. A única diferença é que, em vez de 500 gramas de grão-de-bico, adicionaremos apenas metade. Em seu lugar, incluiremos na receita 200 gramas de beterraba previamente cozida.

Depois que todos os ingredientes estiverem misturados em uma massa uniforme, sirva em uma tigela. Além disso, você pode adicionar algumas folhas de hortelã.