O tomate: um superalimento quase sem calorias

· 18 de setembro de 2018
É um dos principais produtos da culinária mediterrânea, ideal para saladas, molhos ou pratos mais elaborados, como por exemplo pizzas e lasanhas; qualquer ideia é válida para consumir tomate

O tomate tem múltiplos benefícios e propriedades. Além disso, pode ser preparado de várias maneiras e quase não tem calorias. Como se isso não bastasse, pode ser encontrado em praticamente qualquer lugar do mundo a um preço muito acessível e durante o ano todo. Com todas estas qualidades, fica claro por que o tomate é considerado um superalimento.

Um pouco de história desse superalimento

Atualmente, o tomate pode ser encontrado em praticamente qualquer canto do mundo, mas você sabe qual foi a sua origem? O tomate se originou na América Latina, mais especificamente na cordilheira dos Andes. Foi cultivado pelos astecas por centenas de anos.

Foi no século XVI, com a conquista da América, que o tomate chegou às mãos dos espanhóis, que o levaram para a Península Ibérica. Foi assim que este precioso produto, até então desconhecido, começou a se popularizar e a se expandir pelos outros países.

tomates frescos na mão de um senhor

A expansão do tomate poderia ter sido muito mais rápida, já que no começo ele não era um produto muito apreciado, porque se acreditava que ele era tóxico. Somente décadas mais tarde tomaram conhecimento das propriedades deste alimento e ficou provado que ele não era tóxico.

Propriedades do tomate

O tomate é considerado um superalimento devido a suas múltiplas propriedades. Nós vamos te contar quais são algumas delas a seguir. Certamente, você vai se surpreender como um alimento tão comum pode ter tantos benefícios.

  • Fortalece as defesas. O tomate é um dos alimentos considerados medicamentos naturais. Isso se deve ao fato de que ele previne doenças e ajuda a fortalecer as defesas do corpo.
  • Favorece a cicatrização. Esta é uma das propriedades mais desconhecidas do tomate. Devido ao seu efeito cicatrizante, ele é especialmente recomendado para as pessoas que tenham algum ferimento ou que estejam se recuperando de uma intervenção.
  • Reduz o colesterol. Por causa do seu conteúdo de vitamina C, os tomates contribuem para a redução dos níveis de colesterol ruim.
  • Efeito diurético. Devido ao seu alto teor de água e fibras, o tomate tem um grande efeito diurético. É por isso que ele é recomendado para as pessoas que querem perder peso ou que têm tendência à retenção de líquidos.
  • Regula o trânsito intestinal. Graças ao seu teor de fibras, é um regulador natural do trânsito intestinal, muito eficiente nos casos de constipação ocasional.

Outras propriedades do tomate são sua capacidade de melhorar a saúde visual, a eliminação de toxinas e até mesmo há alguns estudos que concluíram que ele é um alimento que ajuda a prevenir alguns tipos de câncer.

Um produto muito versátil

O tomate é um produto muito versátil, com muitas propriedades e que quase não tem calorias. Isso torna possível consumi-lo diariamente e de diferentes maneiras. Há tantas formas de prepara-lo que  é impossível se cansar de consumir este delicioso produto. A seguir, vamos propor diferentes receitas:

  • Salada. Sem dúvida alguma, é a maneira mais simples e comum de consumir tomate. Você pode fazer uma salada apenas de tomate ou então combiná-lo com cebola, alface, milho… As versões de salada são infinitas, ou seja, você pode preparar diferentes receitas.
  • Geleia de tomate. Embora o tomate seja um produto salgado, geleias deliciosas podem ser feitas com ele. Se você ainda não experimentou a geleia de tomate, recomendamos que você faça isso, pois o sabor ácido vai te conquistar.
  • Molho de tomate. É básico em muitas receitas e, embora o normal seja comprá-lo já pronto, você deve ficar sabendo que o molho de tomate caseiro tem muito mais propriedades. Ele pode ser perfeitamente conservado na geladeira, para que assim você possa fazer uma quantidade grande e usá-lo para preparar pizzas, almôndegas, macarrão…
molho de tomate em uma panela

  • Tomates recheados. Perfeitos para o almoço ou para um jantar saudável. Você pode rechear os tomates com carne picada, atum ou arroz e comê-los crus, fervendo previamente para que assim eles fiquem mais macios.

Estes são apenas alguns exemplos de todas as maneiras que este superalimento pode ser consumido. Enumerar todas seria impossível dada a versatilidade deste alimento, mas fica claro que o tomate, por causa de todas as suas propriedades e das diferentes formas que pode ser consumido, deve ser algo básico em nossa alimentação.