Dicas para fazer exercício na montanha
Talvez você seja dessas pessoas que fogem da agitação da praia, ou daquelas que viajam no outono ou na primavera. Ou então talvez você tenha que fazer uma viagem de negócios para um destino montanhoso e não queira deixar o seu treino de lado. Para esses e muitos outros casos, vamos oferecer dicas para fazer exercício na montanha.
Fazer exercício na montanha: dicas fundamentais
Se você mudou de ideia nestas férias e optou por uma montanha como destino, você terá muitas opções para fazer exercício durante a sua viagem. No entanto, para que o treino seja proveitoso, lembre-se destas dicas:
1. Roupa apropriada
Uma vantagem de fazer exercício na montanha é que você pode usar as mesmas roupas que você usa na academia ou em casa.
A única coisa com a qual você deve se preocupar é o calçado, pois, dependendo da inclinação ou do tipo de superfície, você pode precisar de algo mais específico. No entanto, se a ideia for caminhar ou correr pelo campo, você pode usar os mesmos tênis de sempre.
2. Roupas em camadas
Se você não está acostumado a fazer exercício ao ar livre, lembre-se de que as mudanças de temperatura estão na ordem do dia. Então, se você pretende sair bem cedo de manhã, você provavelmente precisará se agasalhar bem, mas, assim que o seu corpo estiver aquecido, você vai querer tirar metade da roupa.
Vestir-se em camadas é algo bastante utilizado para evitar incômodos e desconforto. Também não hesite em usar roupas que permitam uma boa transpiração.
3. Proteção solar
Mesmo que você viaje em épocas de frio, recomendamos que você aplique um bom protetor solar antes de sair para fazer exercício na montanha. Você também deve usar um chapéu e óculos de sol, para evitar que os reflexos dos raios solares te incomodem ou machuquem.
Ideias para fazer exercício na montanha
Você sabia que fazer exercício na montanha, assim como muitas outras formas de atividade física, tem muitos benefícios? É por isso que é altamente recomendável fazer exercícios quando você estiver em uma área rural ou montanhosa. Aqui estão algumas opções interessantes para fazer isso:
1. Trilha
É uma atividade que pode ser feita em família, no ritmo de cada um, e também aproveitando para respirar o ar puro e observar a natureza. Fazer uma trilha consiste em caminhar através de terrenos que não sejam planos ou ainda em estradas de terra.
Quando a área é muito íngreme, algumas pessoas optam por usar bastões ou galhos de árvores para se apoiar. Aconselhamos que você escolha trilhas demarcadas e bem sinalizadas, como as de parques naturais ou reservas ecológicas, por exemplo. Além disso, leve água, frutas ou barras de cereais para recuperar a energia.
2. Trail running
Uma atividade cada vez mais popular nas montanhas. Trata-se de correr em estradas rurais, entre vales ou montanhas, perto de rios ou até mesmo atravessando-os. O trail running requer calçados especiais e um certo condicionamento físico.
3. Tirolesa
Outra ideia para fazer exercício na montanha, com toda a família. A tirolesa é uma atividade que se baseia em saltar sobre diferentes terrenos ou barrancos com desníveis, usando um cabo de resistência. É uma opção cheia de adrenalina e diversão!
4. Treino ao ar livre
Você pode aproveitar as imperfeições do terreno para saltar como se tivesse um step, fazer flexões ou subir escadas. Você pode combinar esses exercícios com o tríceps banco, abdominais, agachamentos e muito mais.
Inclusive, se você encontrar pedras do tamanho certo ao longo do caminho, você pode usá-las como se fossem pesos. Porém, lembre-se de devolvê-las ao seu lugar após o exercício.
5. Mountain bike
Por último, um bom exercício para fazer na montanha é andar de bicicleta, ou mais precisamente de mountain bike, que possui rodas maiores e mais fortes. A ideia é percorrer caminhos diferentes, contornando vários obstáculos.
Finalmente, se você já tiver um certo nível de treinamento, talvez você se interesse por experimentar algumas atividades um pouco mais difíceis, tais como a escalada. Então, escolha a sua atividade favorita e aproveite esse ambiente natural para se mexer!
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Muñoz, R. 2008. Manual de iniciación para la montaña. Escuela Española de Alta Montaña. http://www.conmacuto.com.es/MANUAL%20DE%20INICIACION%20A%20LA%20MONTA%C3%91A.pdf
-
Rossi, C. 2010. Claves de entrenamiento para la montaña. La Nación. https://www.lanacion.com.ar/lifestyle/claves-de-entrenamiento-para-la-montana-nid1212357
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.