Dicas para praticar esportes quando está calor

18 de junho de 2019
Praticar esportes no calor nem sempre é fácil, por isso vamos te contar quais são as dicas que você deve levar em consideração. Não há necessidade de parar de se exercitar apesar das altas temperaturas!

Será que a temperatura afeta o desempenho esportivo? Sim, mas se as precauções apropriadas forem tomadas, a qualidade do treinamento não deve ser afetada. Seguindo algumas dicas para praticar esportes no calor, você poderá fazer com que a temperatura não estrague o seu treino.

Às vezes um dia quente dificulta a continuidade e a produtividade do treinamento, ou pelo menos coloca em dúvida a sua predisposição para optar por planos nos quais você precisa sair de casa e encarar o sol.

No entanto, esta também é uma excelente oportunidade para praticar outros tipos de esportes que não são tão adequados para as épocas do ano nas quais as temperaturas são muito mais baixas, como surfar ou nadar, por exemplo.

As melhores dicas para praticar esportes no calor

Talvez seja um bom momento para deixar de lado as desculpas e se conscientizar de como é importante manter o treinamento independente da temperatura. Se você decidir fazer isso, para combater as altas temperaturas, você deve fazer uso de algumas dicas para praticar esportes no calor.

Algumas delas podem parecer muito óbvias, como, por exemplo, hidratar o corpo constantemente ou proteger a pele com filtro solar. No entanto, existem outras que serão uma grata surpresa.

1. Roupas adequadas

A primeira das nossas dicas para praticar esportes no calor é escolher as roupas adequadas. O ideal é optar por roupas leves e de cor clara, que sejam feitas de material absorvente, para facilitar a evaporação do suor.

Para os treinos e os momentos nos quais você pode escolher a roupa, invista em roupas com proteção contra os raios UV. Existem muitas peças preparadas contra os raios UV que são projetadas para proteger a pele dos raios do sol.

Benefícios da água hidrogenada

2. Hidratação

Manter-se bem hidratado é um dos aspectos mais importantes quando se trata de praticar esportes no verão. Quando você sua, o seu corpo perde não apenas água, mas também eletrólitos e sal.

Este equilíbrio delicado de água e eletrólitos é crucial para o corpo funcionar adequadamente. Nesse sentido, se você não beber água o suficiente, você pode ficar desidratado e sofrer tonturas e náuseas.

Se os seus sinais não forem identificados, a desidratação pode até mesmo causar insuficiência renal e, em casos extremos, a morte. No outro extremo, se você beber água demais sem repor os seus eletrólitos, você pode ter hiponatremia.

3. Proteção solar, essencial ao praticar esportes no verão

A proteção solar é necessária uma vez que você pode se queimar e sofrer danos na pele causados pelo sol, mesmo em dias nublados. O filtro solar deve ser aplicado 15 minutos antes e reaplicado a cada duas horas ou depois de nadar ou suar.

Além disso, tenha muito cuidado perto da água e da areia, pois elas refletem os raios UV e podem causar queimaduras mais rapidamente. O ideal é ficar na sombra sempre que possível enquanto praticar esportes e limitar a exposição ao sol nos horários de intensidade máxima.

4. Aquecimento

É sempre importante aquecer os músculos e articulações suavemente antes de praticar esportes. Além disso, depois de estar fisicamente ativo ao ar livre, você deve dar tempo ao seu corpo para que ele esfrie antes de entrar em um ambiente significativamente diferente, como um prédio com ar-condicionado, por exemplo.

Proteção solar, essencial ao praticar esportes no verão

Em qualquer modalidade que você escolher, com o aumento da diversão ao ar livre, surge também um maior risco de lesões. Por isso, é importante estar ciente dos perigos potenciais dos esportes e tomar medidas para permanecer seguro.

Finalmente, esperamos que a nossa lista com as melhores dicas para praticar esportes no calor seja interessante e suficiente para que você não desista de nenhum dos seus treinos.

De qualquer forma, certamente o mais importante é sempre ouvir o seu corpo. Se sentir tonturas, fraqueza ou náuseas, pare o exercício imediatamente e procure um médico em seguida para detectar quaisquer sinais de doenças relacionadas ao calor.

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