Dicas para começar a correr pelo campo

22 de março de 2019
Para muitos de nós, correr na cidade geralmente é muito funcional para manter a boa forma e relaxar depois da jornada de trabalho. No entanto, as ruas e o asfalto podem se tornar entediantes depois de algum tempo.

Para aqueles que procuram um novo desafio para se exercitar, uma boa opção é correr pelo campo e desfrutar da natureza durante o exercício. Correr em trilhas ou terrenos montanhosos não é tão simples quanto parece.

Isso porque correr pelo campo e por terrenos irregulares envolve certa dificuldade, e antes de começar é necessário estar bem preparado para que esta nova atividade seja segura e agradável.

Correr no campo ou na cidade?

Atualmente, podemos considerar como privilegiados aqueles que têm tempo de sobra. Mas se não mantivermos uma rotina saudável, com exercícios para nosso corpo e nossa mente, nossa saúde acabará sendo prejudicada.

Para o nosso dia a dia, a prática da corrida urbana pode ser a solução perfeita para manter um peso saudável e descarregar nossa mente das tensões diárias que todos temos.

Homem correndo no campo

No entanto, é importante variar nosso ambiente para nos desconectarmos um pouco do ritmo frenético das grandes cidades; trata-se de sentirmos algo mais próximo do sentimento de paz que o contato com a natureza nos transmite.

Por tudo isso, correr no campo é um exercício simples e econômico para incorporar à nossa rotina. Além de obter um melhor preparo e resistência física, você pode estimular sua mente para enfrentar o dia a dia. Tudo isso em um ambiente positivo, que nos convida a refletir e renovar nossa energia.

Qualquer pessoa pode realizar trail running?

A princípio, qualquer um pode começar a correr no campo, sempre considerando seu estado de saúde e respeitando os limites de seu corpo. Para isso, é essencial consultar seu médico de confiança antes de iniciar uma nova atividade física.

Devemos lembrar que os impactos positivos do trail running dependem também do comprometimento de cada pessoa. Para desconectar e aproveitar a natureza, o melhor é esquecer nossas tensões enquanto corremos; evite olhar para o celular durante o exercício e se concentre em apreciar a beleza do ambiente.

Dicas para começar a correr no campo

Respeitar seu tempo de adaptação e reconhecer o terreno

Todo exercício requer um tempo de adaptação, e cada pessoa tem sua própria dinâmica nesse processo. Mesmo quando já estamos acostumados à corrida urbana, as trilhas do campo propõem desafios diferentes. Portanto, o ritmo e a intensidade da corrida devem ser sempre aumentados de forma lenta e gradual.

A princípio, o melhor é realizar caminhadas para reconhecer a região e se habituar com suas condições específicas (solo, temperatura, umidade, etc.). Todos esses aspectos são decisivos no momento da corrida, portanto, é aconselhável não fazê-la em um terreno desconhecido.

Depois de nos adaptarmos aos caminhos naturais, podemos aumentar progressivamente nossa marcha com segurança e frequência. Mas é melhor que isso seja feito já em um terreno conhecido para, entre outras coisas, evitar lesões.

Reforçar sua hidratação

Quando nos exercitamos, nosso corpo libera um grande volume de líquidos e minerais através da transpiração. Isso pode provocar uma sensação de fraqueza e uma queda na pressão arterial, prejudicando nosso desempenho e nossa saúde.

Reidratação para recuperar o peso

A melhor maneira de evitar os sintomas negativos da desidratação é a ingestão de líquidos suficientes. Além de beber muita água, podemos levar sucos naturais ou isotônicos que ajudam a repor líquidos e eletrólitos.

Outra alternativa é consumir frutas ricas em água ao final do exercício, como melancia, melão, laranja, limão, etc.

Também é interessante evitar o consumo de bebidas alcoólicas na noite anterior à corrida. O álcool inibe a produção do hormônio antidiurético e favorece a perda de líquidos.

Adotar uma dieta balanceada

Uma alimentação mais natural e balanceada é essencial para a gestão de um peso saudável e a prevenção de inúmeras doenças. Mas também é um aspecto fundamental para obter o melhor rendimento em nossas atividades físicas e intelectuais.

Cuidado com o frio e com o calor

Muitas vezes, ao sair da cidade, percebemos que as condições climáticas podem ser acentuadas. No verão, o calor no campo pode ser intenso e a exposição direta à luz solar é extremamente perigosa. Portanto, não devemos esquecer o protetor solar e proteção para nossa cabeça e olhos.

Por outro lado, no inverno, o frio tende a ser sentido mais intensamente nas áreas rurais. Lembre de se proteger adequadamente para não sofrer com as baixas temperaturas. Além disso, sua alimentação pode incorporar um nível mais alto de proteínas magras e gorduras boas; isso ajudará você a ter mais energia para correr.