Conheça o Wikiloc: o aplicativo de trilhas

30 de junho de 2019
Se você curte esportes ao ar livre e é um praticante assíduo deste tipo de modalidade, você pode aproveitar os grandes benefícios oferecidos pelo aplicativo que apresentamos hoje.

Se você é apaixonado por esportes ao ar livre, o Wikiloc é um aplicativo móvel que você deveria conhecer. Nele, você encontrará uma infinidade de trilhas de todos os tipos em qualquer lugar do mundo. O melhor de tudo é que conta com uma versão gratuita muito prática e completa.

Além disso, a grande característica do Wikiloc é que se trata de um aplicativo criado pelos próprios usuários. Assim, qualquer um pode explorar as trilhas disponíveis, mas também criar outras novas.

Desta forma, foi possível criar um enorme banco de dados de trilhas ao redor do mundo de forma colaborativa. Graças à popularidade do aplicativo, esse banco continua a crescer dia após dia.

Como o Wikiloc funciona?

A primeira coisa que você terá que fazer é baixar o app no seu celularÉ totalmente gratuito e ocupa bem pouco espaço. Uma vez baixado, você poderá acessá-lo e descobrir todo o seu conteúdo.

Tela principal

Ao abrir o aplicativo, você se encontrará diretamente na tela principal. Na parte superior há um localizador de trilha. Se você não sabe o nome ou os lugares que você quer encontrar, não se preocupe.

Um pouco mais abaixo ficam os filtros, onde você poderá escolher o esporte que deseja praticar, os desníveis, a distância ou a dificuldade técnica. O Wikiloc conta com um banco de dados tão grande – cerca de 12 milhões de trilhas – que esses filtros serão de grande ajuda para você.

Também no começo, ao lado dos filtros, fica o mapa. Essa é a maneira mais intuitiva de pesquisar trilhas. Basta ampliar com o zoom a área onde você deseja praticar um esporte e pressionar o botão de busca. Assim, você encontrará todas as trilhas que passam por essa área.

Como o Wikiloc funciona?
Imagem: Facebook Wikiloc.

Escolher uma trilha

Uma vez que tenha feito o que acabamos de explicar, agora você poderá escolher a trilha mais adequada ao que você estava procurando. Ao clicar nela, você poderá acessar as seguintes informações:

  • Mapa da trilha e pontos de passagem: mostrarão o ponto onde a trilha começa e termina. Além disso, há uma marcação em pontos, algo que pode ser mais complexo. São geralmente encruzilhadas ou começos de barrancos.
  • Perfil da trilha: o perfil é composto por um gráfico, pela distância, pela dificuldade, pela diferença de nível, pelo tempo e pela data de realização.
  • Fotos: além de ser uma prévia do que você verá, são de grande ajuda. Podem servir para você se guiar e não se confundir ao longo do caminho.
  • Informações da trilha: inclui a explicação de como chegar ao ponto de partida, informações de interesse ou curiosidades sobre a flora e a fauna.
  • Comentários e avaliações: depois de ter realizado o percurso, você pode incluir sua opinião. Elas são valiosas para melhorar as explicações da trilha ou esclarecer alguns aspectos que não foram bem expressos até então.

Quais esportes este aplicativo inclui?

A oferta do Wikiloc é praticamente infinita, tanto pelos esportes incluídos como pelas trilhas. Embora seja conhecido por ser um aplicativo para os caminhantes, as opções são muito mais amplas.

Os principais esportes que contam com trilhas registradas no Wikiloc são os seguintes:

  • Caminhada.
  • Mountain bike.
  • Ciclismo.
  • Alpinismo.
  • Caminhada com raquetes na neve.
  • Ski.
  • Vela.
  • Equitação.
A oferta do Wikiloc é praticamente infinita, tanto pelos esportes incluídos como pelas trilhas

Wikiloc premium, a versão paga

Como dissemos antes, o Wikiloc é um aplicativo gratuito. Sem pagar, podemos desfrutar de praticamente todo o conteúdo.

No entanto, este app conta com uma versão paga que amplia as funções e oferece uma experiência mais segura ao realizar as diferentes trilhas.

Os serviços aos quais você tem acesso se pagar a taxa anual de R$41,90 são os seguintes:

  • Listas de trilhas: você pode classificar as trilhas em diferentes listas. Esta função é muito útil, pois você pode ter as trilhas agrupadas por áreas ou modalidade esportiva. Assim, será muito mais fácil acessá-las e seguir uma ordem ao realizá-las.
  • Meteorologia: verifique de forma simples e rápida o clima na área onde passa a trilha que você deseja realizar. Ter acesso à essa informação sem ter que sair do aplicativo trará conforto.
  • Pesquisar trilhas por data e usuário: a versão premium oferece a possibilidade de ampliar os filtros de pesquisa. Além de todos os parâmetros usuais, você poderá saber o dia em que a trilha foi registrada. Esta é uma informação muito interessante, especialmente em terrenos suscetíveis a mudanças pelas diferentes estações do ano. Você também poderá pesquisar pelo nome da pessoa que registrou a trilha.
  • Sem anúncios: a publicidade não é algo irritante no Wikiloc porque não é muito abundante. Apesar disso, ao optar pela versão paga ela desaparece, o que é algo positivo.

Finalmente, outra das vantagens que devemos mencionar é a Navegação Outdoor. Esta opção permite que sejamos nosso próprio guia de forma segura, pois conta com uma bússola, indicador de rumo e alertas sonoros. Todos são recursos muito valiosos para fazer atividades ao ar livre!

  • Wikiloc. Un mundo por explorar. https://es.wikiloc.com/wikiloc/about-us.do
  • Loyola, J. L. A., Dord, J. M. F., Gil, J. M., & Turmo, A. (1993). Manual de senderismo. Edit. La Librería, España.