6 dicas para corredores que estão começando no esporte
Nós entendemos correr como a ação de mover-se rapidamente com passos longos e de forma que um pé se levanta do chão antes de ter apoiado o outro. Parece fácil, não? Mas alguns problemas podem surgir no caminho, e por isso essas dicas para corredores a seguir são essenciais.
Hoje chamamos running o que antigamente era chamávamos de correr. O running se classifica mais como um esporte organizado, e ficou muito na moda ultimamente. Isso é muito bom, já que ele tem múltiplos benefícios.
Estes são alguns dos seus benefícios: acelera o nosso metabolismo, o que ajuda a perder peso, melhora a saúde cardiovascular, queima calorias e as pessoas que o praticam garantem que se envolvem fisicamente e mentalmente. Estudos indicam que aumenta até mesmo a expectativa de vida e melhora a cognição!
Mas, antes de sair para correr, você tem que seguir algumas orientações. Veja abaixo 6 dicas para corredores iniciantes.
Dicas para corredores iniciantes
1. Fazer um check up
É conveniente, antes de iniciar qualquer tipo de exercício, fazer um exame médico. O importante é saber como está nosso estado de saúde e até onde poderemos chegar com nossas possibilidades físicas.
No caso de você não se submeter a esta revisão discutida acima, é conveniente começar a correr progressivamente, sem grandes excessos para evitar lesões.
2. Escolha as roupas certas
Para correr, devemos sempre escolher roupas confortáveis que não comprometam a circulação. Quanto ao calçado, é aconselhável observar os nossos sapatos para ver como nós pisamos.
O desgaste do nosso sapato habitual nos permite ver onde nós apoiamos mais. Algumas pessoas pisam mais para dentro e outras mais para fora, e isso é visível a partir de um desgaste da sola de sapatos. Há tênis específicos para cada pisada.
Se não conseguirmos observar isso nos nossos sapatos, algumas lojas fazem o teste da pisada. Caso você não consiga identificar é aconselhável escolher tênis neutros, aos quais uma palmilha pode ser adicionada, se necessário.
3. Aquecer antes de correr
Essa é uma das nossas dicas para corredores mais importante e que muitas vezes é ignorada. O aquecimento é essencial para evitar possíveis lesões. Um possível aquecimento antes de começar a correr pode ser:
- Passadas: Ande para frente com passos largos, mantendo o joelho na sua frente elevado. Desça o corpo soltando o joelho de volta ao chão. Mantenha o tronco ereto e os músculos abdominais tensos.
- Tesoura lateral: levante uma perna lateralmente para um lado e a outra para passá-la na frente da outra perna. Faça 10 repetições com cada lado.
- Saltos nos calcanhares: Levante-se e caminhe para a frente com um movimento exagerado da parte de trás da perna, para que o calcanhar atinja o glúteo. Faça 10 repetições com cada lado.
- Alongamento carpado: Fique de pé com as mãos e os pés no chão e com os quadris levantados. Coloque o pé direito atrás do tornozelo esquerdo. Com as pernas retas, pressione o calcanhar do pé esquerdo para baixo e depois relaxe a pressão. Repita 10 vezes com cada lado.
- Elevação e flexão: Levante a perna esquerda com o joelho flexionado, de modo que aponte para fora. Tente bater no interior do pé esquerdo com a mão direita sem inclinar para a frente. Faça 10 repetições com cada lado.
- Passo do ganso: Mantendo as costas e os joelhos retos, levante as pernas para a frente e flexione os dedos dos pés. Aumente a dificuldade adicionando um movimento de salto. Faça 10 repetições com cada lado.
4. Corra melhor de manhã
Os especialistas dizem que é muito melhor ir correr de manhã, já que nosso corpo está ativo e é uma boa maneira de começar o dia. Isso faz com que a noite seja o menos recomendada, pois pode nos fazer descansar mal.
Se não for impossível para você correr de manhã, saía à tarde, mas com margem suficiente sobre o tempo para jantar e dormir. Esse conselhos da nossa lista de dicas para corredores iniciantes tem o objetivo de te fazer dormir bem, algo essencial para a recuperação muscular.
5. Alimentação
Antes de começar a correr, é melhor comer algo leve, como um pedaço de fruta ou iogurte, pois isso lhe dará energia, mas você não se sentirá pesado.
Em contrapartida, na volta é melhor comer carboidratos para recuperar a energia consumida nos esportes e proteínas para ajudar a regenerar o corpo.
6. Alongar
É melhor alongar depois de fazer o exercício. Recomenda-se também interromper o exercício aos poucos, porque o músculo não está tão cansado para o alongamento e isso reduzirá o risco de romper microfibras musculares.
Se você parar para alongar no meio do exercício, isso só deve ser feito se você sentir uma sobrecarga e quiser continuar. E se você alongar antes do exercício, faça não mais do que seis segundos, para não esticar muito ligamentos e tendões.
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.