Tudo que você precisa saber para correr na montanha

· 13 de agosto de 2018
Quando decidimos correr, cada superfície tem as suas peculiaridades, e nós devemos sempre levá-las em consideração. Por exemplo, correr na montanha envolve desníveis, terreno não asfaltado e temperaturas extremas.

Os amantes da natureza e do exercício físico podem combinar essas duas paixões em um único esporte: correr na montanha. No entanto, como muitos outros esportes, esse também tem os seus requisitos básicos. Você sabe exatamente do que você precisa para correr na montanha?

Com o passar do tempo, assim como também aconteceu em outros esportes, o material para o montanhismo evoluiu muito. Isso inclui a corrida de montanha, que acrescenta ainda mais dificuldades para a demanda física simples.

Para mitigar desconfortos, dores e dificuldades, os materiais tornaram-se cada vez mais leves, protetores e úteis. Se você é experiente nesse tópico, pode ser que você já os conheça e os use. Já para os mais novatos, a seguinte lista de coisas que você precisa para correr na montanha pode ser muito útil.

Do que você precisa saber para correr na montanha?

Os corredores de montanha devem ter certos instrumentos específicos para se concentrar exclusivamente na sua própria superação e nada mais. Estes são os elementos que não podem faltar:

  1. Tênis de corrida

É claro, a principal “arma” de todo corredor. Existem muitos modelos no mercado que variam em relação à dureza, leveza e forma. No entanto, há uma característica transversal a todos eles: deve ser muito confortável.

Embora seja uma escolha muito pessoal, o melhor é optar por um calçado não muito pesado, mas resistente. Além disso, ele deve ter uma aderência boa. A última coisa que queremos é uma queda impedindo-nos continuar, especialmente nos terrenos inclinados.

  1. Indumentária

Assim como o tênis, a roupa do corredor de montanha possui alguns requisitos específicos para a atividade. De modo geral, procure uma roupa que te proteja do vento e da chuva, já que as condições naturais não são sempre estáveis.

Homem correndo na montanha

Para a parte inferior, costuma-se usar roupas apertadas, tais como as malhas. Elas permitem uma melhor mobilidade e não ficam presas nas muitas irregularidades que encontremos na estrada.

Nas épocas de frio, considere levar gorros e cachecóis, além de camisas térmicas. As meias longas também são grandes aliadas dos corredores de montanha.

  1. Mochila

Levar uma mochila ou não dependerá das distâncias que você vai percorrer e do tempo que você vai ficar em um lugar. Entretanto, o mais aconselhável é sempre levar uma mochila leve e prática.

Uma característica fundamental de uma mochila para correr na montanha é a sua capacidade de armazenar coisas úteis. Isto é: garrafa de água, óculos de sol, roupa extra, uma capa para chuvas, elementos de primeiros socorros e alguma fruta.

Muitos também carregam sapatos extras. É uma sábia precaução para evitar surpresas inesperadas, especialmente se você estiver treinando com tênis novos. Você pode escolher levar outros tipos de tênis para diferentes superfícies. Dessa forma, você estará pronto para enfrentar o terreno que quiser.

Tente levar apenas o essencial, pois a subida pode ser complicada com muitos quilos nas costas. Além disso, pode ser muito cansativo para os músculos e pode resultar em lesões.

  1. Elementos de localização

O clássico mapa não pode faltar na sua mochila; nem a velha e querida bússola. No entanto, se você tiver um dispositivo com GPS, levá-lo é uma ótima ideia: você pode instalar aplicativos que permitam que você grave o seu progresso.

É muito importante que você se mantenha localizado em todos os momentos para não sair da rota traçada. Correr pelo caminho errado pode significar várias horas de atraso. E, pior ainda, você pode se meter em áreas perigosas.

  1. Complementos

Aqui incluiremos elementos muito práticos, mas isso dependerá do gosto de cada corredor. Primeiro de tudo, é uma excelente recomendação o uso de polainas para os corredores. Elas impedem a entrada de pedras e de terra em seu sapato, o que será de grande ajuda.

Além disso, é melhor usar bonés e óculos de sol para proteger o seu rosto e os olhos do sol. Lembre-se que você terá que manter os olhos no chão para evitar quedas. Se você tiver o sol à frente, aumentam as chances de não ver obstáculos.

Menina correndo na montanha

Dicas finais para correr na montanha

Um erro comum de muitos corredores de asfalto é saltar para a montanha sem tomar as devidas precauções. Deve-se levar em consideração que as condições variam muito. Além disso, que a superfície altamente irregular pode causar lesões nos pés se não contarmos com a técnica adequada.

Finalmente, como em qualquer atividade física, procure avançar pouco a pouco. O progresso gradual através da aceitação de nossas capacidades e limites é muito mais importante do que todos os acessórios que você precisa para correr na montanha.

Uma vez que você tenha tudo isso, você estará pronto para experimentar esse novo esporte e tirar proveito dos seus enormes benefícios. Lembre-se, como dica final, de avisar a alguém do seu trajeto e de levar um celular, caso você decida sair para se exercitar sozinho.