5 dicas para você conseguir treinar pela manhã

· 10 de agosto de 2018
A verdade é que por mais força de vontade que alguém tenha, o desejo de conseguir treinar pela manhã às vezes não passa disso: um desejo. Esse é, no entanto, um costume que traz muitos benefícios.

Os benefícios de começar o dia treinando são muitos. Por isso, muitas pessoas aproveitam essa hora do dia e todos os  benefícios de treinar logo cedo. No entanto, isso nem sempre é fácil. Há pessoas que acham difícil incorporar esse hábito a suas rotinas. Para tentar ter sucesso nessa meta, vamos te dar algumas dicas para você conseguir treinar pela manhã.

Não é novidade dizer que algumas pessoas gostam mais de dormir do que outras. Para elas, deixar os lençóis e o travesseiro para calçar os sapatos e sair para treinar é quase uma utopia.

Se você definiu a meta de treinar de manhã e não sabe como fazê-lo, vamos te mostrar algumas soluções. É provável que eles funcionem para você. Caso contrário, você não perderá nada por tentar.

Como treinar pela manhã

Com essas cinco dicas, treinar pela manhã se tornará um hábito que pode mudar sua vida. Vamos ver como incorporá-los e qual a vantagem que cada um deles oferece.

Mulher tomando café logo cedo

1. Pense nos benefícios

Certamente você gostaria de começar a treinar no início do dia devido ao grande número de vantagens que isso traz. Primeiro de tudo, você pode começar o dia de trabalho sabendo que já “cumpriu” a sua atividade física. Então, você não terá que carregar o dia todo a ideia de ter que ir treinar após  sair do trabalho.

Por outro lado, no que diz respeito ao seu corpo, as vantagens são ainda maiores. O treinamento matinal acelera o metabolismo. Assim, seu corpo terá um funcionamento melhor e queimará mais gordura ao longo do dia.

Além disso, a produção de endorfina desde o início do dia irá melhorar o seu humor. Sendo assim, você se sentirá mais ativo. Claro que há também uma desvantagem em potencial: você pode se sentir um pouco cansado no meio do dia. No entanto, nada que uma dieta equilibrada não consiga resolver.

2. Leve em conta a alimentação

A melhor coisa que você pode fazer quando enfrenta um dia de treinamento é pensar sobre o que vai comer durante o dia. Antes do treino, é sempre melhor tomar um café da manhã leve. É totalmente contraproducente – e até perigoso – treinar com o estômago vazio. Uma chá e uma porção de fibras são ideais para começar o dia.

Após o treinamento você pode tomar um café da manhã completo. Lembre-se de incluir laticínios, frutas e algumas torradas. Na noite anterior, tente comer carboidratos que forneçam energia, mas que sejam rápidos de digerir. Por exemplo, um prato de massa e um pouco de carne.

Além disso, se você vai trabalhar após o treinamento, é uma boa ideia fazer uma refeição com alimentos saudáveis. Assim, você mantém a dieta e não sabota o esforço que fez ao ir treinar. Esse planejamento, além de tudo, irá tirar um problema da sua cabeça e você se sentirá mais descansado ao longo do dia.

3. Busque companhia

Casal correndo na praia de manhã

Treinar acompanhado pode ser uma ótima ideia por dois motivos. Primeiro, porque é mais divertido e suportável. Segundo, o apoio mútuo servirá quando um dos dois se sentir sem vontade de ir treinar.

Acredite, esse dia chegará. Por essa razão, é melhor ter alguém que nos lembre dos nossos objetivos. Além disso, essa pessoa nos dará motivação nos momentos de preguiça.

4. Não esqueça o descanso

Logicamente, você não pode esperar treinar cedo se não descansar adequadamente na noite anterior. Seu corpo deve estar descansado para ter a energia necessária para se mover no dia seguinte. Especialmente quando falamos de treinar pela manhã.

Por essa razão, você deve dormir entre 7 e 9 horas na noite anterior ao exercício. O recomendado nesses casos é ir para a cama cerca de 45 minutos antes do normal. Isso será de grande ajuda nos dias anteriores ao treino.

O descanso também melhora à medida em que nos esforçamos no treinamento. Aqueles que fazem atividades físicas de manhã descansam melhor durante as noites. Por outro lado, o corpo pode levar algumas horas para “desativar” quando treinamos à tarde ou à noite. Assim, há um círculo vicioso que melhora significativamente a qualidade de vida de quem vai treinar pela manhã.

5. Varie os treinos

Mulher treinando na academia com o sol nascendo

Se você fizer a mesma coisa todas as semanas, mais cedo ou mais tarde acabará abandonando o treinamento por falta de motivação. Então, o melhor é se inscrever em aulas coletivas nas quais os exercícios variam.

Se você treinar por conta própria, considere fazer cardio um dia, treinamento de força em outro, um treino localizado e assim por diante. Mais uma vez, o planejamento é imprescindível. Nesse caso, você deve criar treinos variados. Claro, nunca esqueça o aquecimento para preparar os músculos e evitar lesões.

Finalmente, “a cereja do treino”, vamos te dar uma dica que pode animar suas manhãs: música. Suas músicas favoritas têm a capacidade de colorir suas manhãs mais pesadas. Lembre-se, se você traçar esse objetivo, pode cumpri-lo com força de vontade e perseverança. Vá em frente!