Como escolher as botas de trekking ideais?

· 18 de outubro de 2018
No mercado existem centenas de modelos para escolher. Por isso, temos que ter em mente quais são as necessidades que queremos cobrir e nos lembrarmos que os preços baixos sempre tendem a estar relacionados a uma baixa qualidade ou uma baixa resistência.

O trekking ou a trilha está na moda. Isso quer dizer que as botas de trekking também. Antes eram poucas as pessoas que praticavam e parecia ser um esporte exclusivo daqueles que estavam em forma e que eram capazes de percorrer longos trechos.

Entretanto, hoje em dia esse esporte é acessível para qualquer um. Principalmente porque muitas trilhas de curta duração foram criadas em muitas montanhas. Você gostaria de saber como escolher um bom par de botas de trekking para embarcar nessa aventura?

Truques para escolher boas botas de trekking

Sabemos que se o que procuramos é um calçado para praticar trilha com frequência, o ideal é investir em boas botas de trekking. Como saber se as que você irá escolher são adequadas? Isso é muito fácil, basta seguir estas dicas:

O cano da bota

A primeira coisa que você tem que pensar é se você quer botas de trekking com cano alto ou baixo. Esse critério deve ser baseado no tipo de percurso que você quer fazer.

Por exemplo, com o cano médio você terá um conforto maior, mas com o alta terá mais proteção. Se os terrenos escolhidos tiverem muitos arbustos ou espinhos altos que poderiam te machucar, escolha uma bota de cano alto.

Grupo fazendo trekking

A sola

Uma das mais partes mais importantes da bota que você deve considerar é a sola. Seja qual for o terreno que você escolher, botas de trekking devem ser antideslizante e com uma boa aderência.

Tente comprar com a ”tecnologia” vibram ou contagrip. Isso porque elas contam com maior aderência. As botas baratas que simplesmente tem uma sola de borracha irão deslizar e você pode sofrer uma queda.

A membrana

O interior da bota pode ser feito de materiais diferentes. O mais reconhecido é o Gore-Tex, embora, é claro, também seja o mais caro. Existem outras opções mais acessíveis, especialmente se você só quiser fazer algumas rotas por ano.

Os montanheiros mais experientes não se sentem intimidados pelas montanhas, eles são inspirados por elas. As montanhas foram criadas para serem subidas.

-William Ward-

Agora, se você pretende se tornar uma profissional em trilhas, invista em botas que te trarão conforto, respirabilidade e impermeabilidade.

No exterior

O ideal é optar por um par de botas impermeáveis. Mas, por quê? Porque se você decidiu investir dinheiro ao escolher boas botas de trekking, você pode usá-las mais do que imagina. E, independentemente do lugar onde você vai, a montanha é cheia de surpresas e sempre pode chegar uma chuva inesperada.

Um homem com botas para trekking em cima de uma pedra

O peso

Assim como acontece com outros esportistas, o peso também marca a qualidade desse produto. Quanto menor o peso, maior a comodidade.

Pense que fazer uma trilha de baixa dificuldade levará no mínimo duas horas para ir e duas para chegar, e o fato de não estar confortável por causa de botas de trekking pesadas pode transformar a excursão em uma provação.

A marca

Como o trekking está na moda, muitas marcas oferecem boas botas de trekking a preços muito razoáveis.

Salomon é uma marca muito famosa. É verdade que há algumas marcas mais simples nas quais você encontra preços mais baixos. No entanto, como fica a questão da qualidade, da durabilidade, da resistência e da confiabilidade?

Verifique todos os prós e os contras, porque às vezes a diferença de preço não é tanta e você ganhará em saúde.

Estes foram os nossos conselhos para escolher boas botas de trekking. Se você quiser se lançar nesse esporte barato e benéfico para a saúde, comece pela coisa mais importante: o calçado.

E se você já é um profissional e precisa trocar as suas botas, assegure-se de que você já conhece todas as dicas. Nunca é demais alguns conselhos, certo?