Saiba quais são os benefícios do running para a saúde

· 13 de novembro de 2018
Correr é um dos exercícios mais completos para todo o corpo. Neste artigo, aproveitamos a oportunidade para analisar quais são os seus benefícios para a saúde.

Certamente um dos melhores benefícios do running é que o esporte depende apenas de nós. O sucesso ou fracasso têm um componente físico e outro mental, sendo essa modalidade da corrida um esporte exigente e também muito bom para nossa saúde.

Correr é uma ótima maneira de perder peso como parte de uma dieta balanceada, sendo esses os benefícios mais procurados, mas também ajuda a manter a silhueta e permite definir e fortalecer as diferentes partes do corpo, sejam as pernas, a barriga, os braços ou a cintura.

O resultado da atividade não depende apenas da reação de suas pernas, mas de manter a motivação intacta e perseverar.

Além disso, você não deve se preocupar, pois não é necessário correr longas distâncias para desfrutar de todos os seus benefícios. A seguir, contamos quais os benefícios do running e como ele pode favorecer sua saúde.

Mulher correndo ao ar livre

Quais são os benefícios do running para a saúde?

1.-Aumento da capacidade pulmonar

O primeiro dos benefícios do running para a saúde é o aumento da capacidade pulmonar. Não se esqueça que é imprescindível para os corredores que os pulmões tenham a capacidade de expirar grandes quantidades de ar para continuar correndo.

De fato, isso determina o ritmo da corrida e a distância que você pode percorrer. Então, se você percebe que tem dificuldades para manter o ritmo no início, você não deve se preocupar muito. Pouco a pouco você aumentará sua capacidade pulmonar através do running e de outros exercícios.

2.-Um coração mais saudável

Em segundo lugar, você deve saber que estudos têm demonstrado que correr regularmente pode reduzir pela metade o risco de doença cardíaca. Quanto mais rápido você correr, mais seu coração trabalhará para manter o fluxo sanguíneo na velocidade necessária e mais forte ele ficará.

Mulher olhando no relógio enquanto sai para correr

Certamente, correr é a melhor maneira de fortalecer o coração, acelerando o ritmo cardíaco e garantindo um fluxo eficiente de oxigênio e sangue por todo o corpo. Além disso, o running reduz as chances de sofrer um ataque cardíaco e garante uma melhor estabilidade do seu nível de colesterol.

“Com o tempo, você aprende que a verdadeira luta é contra a voz que pede para você se render”

-George Sheehan-

3.-Maior rendimento atlético

Durante seus treinos de running, o corpo se enche de oxigênio. Isso significa que, se você correr de maneira regular, o corpo aprenderá o mais rápido possível a melhor maneira de fornecer oxigênio aos músculos e usá-lo.

O resultado faz com que você tenha mais energia e que seu rendimento atlético em geral seja muito melhor. Além disso, correr melhora sua flexibilidade ao longo do tempo. São muitos os beneficios do running também para a prática de outros esportes.

4.-Perder peso

Muitas pessoas começam a praticar o running com o objetivo de perder quilos. De fato, correr é uma maneira extremamente eficaz de queimar calorias e perder peso. 

Se você já tem um peso saudável, correr pode ajudar a mantê-lo. Pelo contrário, se você tem alguns quilos sobrando, essa é a maneira ideal para conseguir se livrar desse peso que faz você se sentir desconfortável.

Você só tem que se concentrar em controlar sua alimentação e em queimar mais calorias do que você consome, esta é a regra de ouro.

Quanto ao running, recomendamos que você mantenha um horário e um planejamento de treino que te motive a atingir seus objetivos na perda de peso. Se você quer perder peso, recomendamos o treino intervalado. Logo você começará a ver os benefícios!

5.-Reduz o estresse e aumenta a felicidade

Por último, você deve saber que correr, assim como muitos outros esportes, é uma ótima maneira de reduzir o estresse e até mesmo a depressão leve.

Correr mantém a mente fresca e ajuda a ter uma atitude positiva, o que nos permite pensar em outras coisas e desconectar da vida cotidiana. Isso faz com que você reduza o estresse e as emoções negativas.

Mulher correndo no parque

Além disso, serve para relaxar e encontrar novas ideias ou soluções para os problemas e ver as coisas com mais clareza. Da mesma forma, correr ajuda a eliminar todos os problemas relacionados ao estresse e, consequentemente, é uma atividade muito eficaz para ajudar a dormir melhor.

6.-Melhora sua postura

Correr permite manter seu corpo em perfeitas condições. O running é ótimo para tonificar o corpo, desenvolver a cintura e manter a cabeça erguida, melhorando a postura da coluna vertebral.

Finalmente, não se esqueça que você deve ser sempre acompanhado para evitar que você sofra algum tipo de lesão. Nesse sentido, recomendamos que você evite exagerar, que preste atenção à sua recuperação e que aumente progressivamente o ritmo de treino.

Estamos convencidos de que em breve você começará a perceber as inúmeras vantagens de correr!