Os 8 melhores benefícios de correr diariamente: cuide da sua saúde!

· 2 de novembro de 2018
Correr é de graça e faz bem! Mesmo que você não consiga correr muito rápido ou grandes distâncias, não importa: correr todo dia trará muitos benefícios para seu corpo e sua saúde

Cada vez mais pessoas se animam com a corrida diária depois de saber os benefícios de correr diariamente para a saúde. Quando você vai começar? É um esporte perfeito para desconectar do estresse e para o seu bem-estar.

A corrida se tornou moda, isso ninguém pode negar. Com a chegada dos dias mais agradáveis ​​na primavera, começamos a ver os adeptos da disciplina ou aqueles que começaram agora nas ruas. Se você está neste último grupo, saiba a seguir quais são os benefícios de correr diariamente e se motive!

Os benefícios de correr diariamente para a saúde

O ideal é que você possa desfrutar deste exercício todos os dias. Se isso não for possível, pelo menos cumpra três sessões semanais. É claro que, quanto mais vezes na semana, mais vantagens. Estes são alguns dos benefícios de correr diariamente:

1. Melhora a atividade cerebral

Para começar, uma das consequências “não físicas” que a corrida possui. Este exercício pode aumentar o número de mitocôndrias no cérebro, que são necessárias para o funcionamento das células e, por isso, logo depois de correr, somos mais eficientes em outras tarefas.

Além disso, estudos indicam que atividades físicas como a corrida, realizadas ao longo da vida, também trazem benefícios para a atividade cerebral futura, quando formos mais velhos.

Mulher correndo no parque

Por exemplo, antes de tomar decisões pessoais ou de trabalho, recomendamos alguns minutos de exercícios ao ar livre. Você vai ver como poderá analisar melhor a situação!

2. Reforça a saúde cardiovascular

Correr todos os dias (ou várias vezes por semana) nos permite desfrutar de uma saúde cardiovascular em excelentes condições. Isso ocorre porque durante o exercício o coração deve bombear mais sangue e os pulmões consomem a maior quantidade de oxigênio possível.

Isso é o que posteriormente nos permite ter mais resistência em qualquer atividade que realizamos.

3. Previne o câncer

Segundo alguns estudos, outro benefício de correr diariamente para a saúde está relacionado a uma redução no aparecimento de câncer, especialmente de pulmão, cólon, próstata e mama.

Isso ocorre porque o exercício permite desenvolver novas células benignas e evitar que o corpo produza células malignas.

Além disso, pacientes com câncer que correm ou caminham ao ar livre têm maior probabilidade de sobreviver e se curar. Os tratamentos são mais eficazes em pessoas que se exercitam ou realizam atividade física periodicamente.

4. Fortalece as articulações

Até há pouco tempo acreditava-se que correr -entre outros exercícios- era prejudicial para os que sofriam de artrite ou certas doenças das articulações. No entanto, atualmente sabe-se que esta disciplina possui efeitos muito bons já que fortalece a área e previne a inflamação e a dor.

5. Reduz o risco de osteoporose

Esta doença que afeta os ossos afeta milhões de pessoas em todo o mundo, principalmente as pessoas com mais de 45 anos e as mulheres. Embora esteja relacionada ao consumo de cálcio e à passagem do tempo, também é verdade que o exercício pode ajudar a reduzir o problema.

Mulher correndo na praia

Correr é uma excelente opção para aumentar a densidade mineral nos ossos, principalmente das pernas e dos quadris, principais parte envolvidas na corrida.

6. Queima calorias

É claro que não poderíamos deixar de lado um dos principais benefícios de correr diariamente para a saúde: emagrecimento. Esta atividade requer uma grande quantidade de calorias, que atuam como o combustível em um veículo.

Enquanto cada pessoa tem uma taxa de queima de calorias diferente, estima-se que alguém que pesa 55 quilos pode gastar 11 calorias por minuto ao correr a uma velocidade moderada.

7. Aumenta os níveis de energia

Ultimamente você está cansado demais para trabalhar ou ter algum plano de fim de semana que não seja dormir? Então aconselhamos que você comece a correr. Este exercício aumentará seus níveis de energia gradualmente e reduzirá a sensação de fadiga.

8. Melhora a saúde da pele

Outro benefício de correr diariamente para a saúde está relacionado a como sua pele ficará após o exercício. Você pode desfrutar de uma aparência mais jovem sem a necessidade de tratamentos ou cremes caros.

Claro que se você for correr sob o sol, recomendamos que você use um bom fator de proteção e óculos de sol para evitar vermelhidão ou envelhecimento prematuro da derme.