Como ter uma alimentação saudável: desafios e soluções

· 7 de agosto de 2018
Planejar começar a comer melhor já é uma vitória, mas devemos saber que isso significará um período de adaptação que exige convicção e força de vontade.

A qualidade da nossa alimentação determina em grande parte o nosso estado de saúde. Não existe uma verdade absoluta de como comer de maneira saudável, mas todos nós temos que nos alimentar. Então, como ter uma alimentação saudável?

Ainda há muita controvérsia sobre o tema da alimentação, no entanto, há cada vez mais pessoas que decidem por um estilo de vida mais saudável. Contudo, iniciar uma alimentação saudável requer a superação de certos desafios que surgem no caminho.

Como ter uma alimentação saudável: os desafios

Renovação de informação

Em primeiro lugar, você não deves se apegar a informações que ouviu por aí. Se quiser saber como ter uma alimentação saudável, será essencial se informar e comparar informações em fontes confiáveis ​​de origem profissional.

Talvez o que você sabe até agora não seja totalmente verdade. Selecione todos os mitos ou crenças que você pode ter sobre comida. Leia e tenha todas as informações necessárias!

Mulher com roupa de academia, frutas e uma fita métrica na mão.

Ambiente

Pode ser que o seu ambiente não o ajude a alcançar as mudanças desejadas. Você deve identificar tudo o que você acha que te prejudica.

Elimine todos os alimentos processados ​​da sua cozinha, dos armários, da geladeira… Se você não tiver em casa, terá menos tentações.

Como identificar alimentos não processados ​

  • Não terão embalagem (alguns).
  • Quanto menos ingredientes, melhor.
  • Não devem conter ingredientes como açúcar, farinhas ou óleos refinados. Ou pelo menos no começo da lista de ingredientes.
  • Conservantes mínimos.
  • Se tiverem mais de um ingrediente, o primeiro deve corresponder a uma alta porcentagem do produto que queremos consumir.

Suporte pessoal

Não se deixe influenciar. É muito fácil desistir se ninguém acredita em você. Mas se você tomou a decisão de cuidar de si mesmo, não deve mudar de ideia pelas opiniões dos outros.

Mulher recusando um doce e comendo uma fruta

Procure pessoas que tenham conhecimento sobre o assunto ou que sejam apaixonadas por uma boa nutrição e um estilo de vida saudável. Tente estar perto de pessoas que o motivem ainda mais para conseguir a mudança.

Você também pode entrar em contato com um bom nutricionista que informa, incentiva e apoia você no processo.

Falta de tempo

‘Não tenho tempo para cozinhar’ ou ‘Demora muito tempo preparar todas as refeições’ são duas das frases mais ouvidas no começo. Acredita-se que se alimentar de maneira mais saudável requer muito tempo, mas isso não é verdade.

Talvez no início você leve mais tempo para preparar novas receitas ou planejar as refeições da semana, mas é só se organizar. 

  1. Escolha um dia da semana e dedique uma parte ao planejamento do menu semanal e da lista de compras.
  2. Defina um horário para cozinhar, se você quiser pode fazer tudo no mesmo dia, e prepare as refeições mais trabalhosas que você consumirá durante uma semana.
  3. Por último, conserve na geladeira.

Essas etapas podem ajudá-lo a adquirir uma rotina que com o tempo não vai exigir tanto sacrifício. Desta maneira, você não terá desculpas para recorrer a comida de má qualidade, caso já tenha preparado a sua.

Quais alimentos escolho?

Referindo-se à seção anterior de ‘como identificar alimentos não processados’, devemos acrescentar que mesmo alguns dos alimentos processados podem ser consumidos.

Pouco a pouco, você vai melhorar sua habilidade de escolher até 90% dos alimentos que você consome como alimentos de boa qualidade e nutritivos. Se for 100%, melhor, mas ouça seu corpo. Alimentar-se de maneira saudável também é uma maneira de desfrutar da comida.

Como ter uma alimentação saudável: soluções

  • 1. Escolha seus alimentos conscientemente, sendo pelo menos 90% naturais.
  • 2. Reduza o consumo de açúcar, adoçantes, farinhas ou óleos refinados.
  • 3. Aumente a ingestão de verduras, legumes e frutas. Tente combiná-los ao longo do dia, tanto crus como cozidos.
  • 4. Coma legumes, frutos secos e grãos integrais. No entanto, se os legumes estiverem em conserva, escorra e lave-os com bastante água.
Mulher tomando um copo de água ao acordar

  • 5. Adicione sementes aos preparos por serem ricas em diferentes ácidos graxos essenciais e minerais.
  • 6. Atribua variedade de cores, texturas e sabores aos pratos.
  • 7. Escolha carnes magras e peixes menores. Se você ingere frutos do mar ou peixes enlatados, que sejam ao natural.
  • 8. No caso de ingerir chocolate regularmente, escolha um com mais de 70% de cacau.
  • 9. Controle as quantidades, você não é obrigado a terminar o prato.
  • 10. Coma nas horas do dia que são práticas e se adaptem a sua rotina.