O esporte como forma de prevenção de problemas de saúde

· 23 de setembro de 2018
O esporte traz muitos benefícios para o bem-estar e para a saúde. Por isso, a seguir analisaremos quais são os seus benefícios principais.

Estimular a participação em atividades esportivas pode gerar infinitas vantagens para a população. Os benefícios do esporte são muitos, assim como o seu papel na prevenção de problemas de saúde é enorme. A prática de atividades físicas têm um impacto profundo e positivo nas comunidades e na sociedade em geral.

Com tantos benefícios, fica claro que praticar esportes é uma forma fantástica de melhorar a condição física e a saúde. Além disso, para a maioria das pessoas o esporte proporciona prazer e também relaxa a mente.

O esporte contribui na prevenção de problemas de saúde à medida que faz com o corpo funcione de forma mais eficiente. Tenha em mente que o exercício físico envolve a atividade de todos as partes do corpo e músculos e, por isso, existem infinitas opções de atividades que podemos praticar.

Quais são os benefícios do esporte?

1.-Atitude positiva

O esporte pode contribuir com a criação de uma atitude positiva para a vida se for realizado de maneira saudável. Entre outras coisas, refrigera a mente e ajuda a desenvolver uma perspectiva mais ambiciosa para a vida. Também traz energia e ajuda a desenvolver a autoestima e o respeito mútuo.

2.-Disciplina

Praticar qualquer tipo de esporte constrói a disciplina que você precisa para ter sucesso em outras tarefas da vida cotidiana. Ao praticar exercício, você aprenderá a aplicar a disciplina que você precisa para cumprir as responsabilidades do dia a dia.

Mulher fazendo transport com homem assessorando

3.-Redução de peso

Participar de algum tipo de atividade esportiva ajuda a reduzir a gordura corporal e a controlar o peso. Você deve saber que, ao contrário do que acontece quando fazemos dietas restritivas, se você fizer exercício terá mais facilidade de diminuir a gordura sem perder massa muscular.

4.-Melhora do humor

Durante o exercício, o cérebro libera substâncias químicas que podem relaxar e fazer você se sentir melhor. Isso é benéfico especialmente se você tem um trabalho estressante ou uma vida pessoal que precisa de distrações.

Fora isso, as pesquisas confirmam que o esporte melhora o humor, reduzindo a ansiedade e a depressão, além de aumentar a autoestima e os sentimentos de autoeficácia.

“O esporte ensina a ter caráter, a seguir as regras, a saber ganhar e perder: ensina sobre a vida”

–Billie Jean King–

Como o esporte ajuda na prevenção de problemas de saúde?

1.-Força para todo o corpo

Graças à atividade física, tanto os ossos como os músculos se tornam mais fortes. Deve-se ter em mente que com o envelhecimento, os ossos podem se tornar muito fracos e frágeis, e o exercício é provavelmente uma das melhores formas de mantê-los saudáveis.

2.-Ajuda a combater a depressão

Estar deprimido pode fazer você se sentir com pouca energia, o que pode te desanimar. No entanto, o exercício regular pode melhorar o seu estado de espírito, e é especialmente útil para pessoas que sofrem de ansiedade ou de depressão. Além disso, alguns estudos descobriram que o exercício pode ser um tratamento útil para a depressão em adultos.

Mulher dançando em uma aula de academia

3.-Previne doenças cardíacas

A atividade física diária ajuda a melhorar o fluxo sanguíneo e a aumentar a capacidade do seu coração. Além disso, pode ajudar a prevenir doenças cardíacas e acidentes vasculares cerebrais pela diminuição da pressão arterial e aumento dos níveis de lipoproteínas de alta e baixa densidade.

4.-Previne dor nas costas

Ao aumentar a força e a resistência muscular, além de melhorar a flexibilidade e a postura corporal, o exercício regular ajuda a prevenir dores nas costas.

Além disso, algumas pesquisas confirmam a eficácia da atividade física regular na prevenção de problemas de saúde primários e secundários provenientes de várias doenças crônicas.

Mulher com dor na costas no trabalho

5.-Melhora a circulação sanguínea

A circulação sanguínea melhora quando você começa a praticar esportes, já que o corpo permanece bem oxigenado. Além da circulação sanguínea, a atividade física pode aumentar a contagem de hemoglobina e do volume de sangue.

Lembre-se que os benefícios que o esporte traz dependem da quantidade e do tipo de exercício que se realiza. Não esqueça que, entre outras coisas, os esportes podem te ajudar a atingir as metas de condicionamento físico e manter um peso saudável.

Além disso, também aumentam a tomada de decisões saudáveis, como não fumar e beber, já que praticar esportes nos motiva a ter atitudes benéficas também na alimentação.

Como você pode observar, além de os esportes ajudarem na prevenção de problemas de saúde, também trazem benefícios ocultos, como a prevenção da dor nas costas e o aumento da motivação.