7 maneiras de reduzir o estresse que estão ao seu alcance

· 20 de setembro de 2018
Viver estressado é uma forma de não apreciar a vida. O trabalho e as obrigações diárias não podem se transformar em algo que nos impeça de alcançar a felicidade e de valorizar cada momento, por isso é preciso aprender a deixar o estresse de lado e relaxar.

O estresse é conhecido como uma doença silenciosa. O motivo disso, é que, muitas vezes, as pessoas não percebem o estresse que estão sofrendo até desenvolverem outras doenças. Por isso, é fundamental conhecer os sintomas e aprender diferentes maneiras de reduzir o estresse.

O que é o estresse?

O estresse é uma condição pela qual todas as pessoas passam em determinados momentos de suas vidas. A ansiedade e o nervosismo que podem surgir frente a um desafio ou uma mudança é uma reação completamente normal do organismo.

Embora temporariamente possa ser considerado normal, quando o estresse permanece durante semanas, meses e até anos, ele pode então desencadear outras doenças mais sérias.

Homem estressado com muita demanda no trabalho

Ter altos níveis de estresse continuamente pode ser negativo para a saúde em geral. O estresse pode causar, entre outras condições, pressão alta, problemas cerebrovasculares e depressão, por exemplo.

Da mesma forma, o estresse está relacionado a uma maior probabilidade de desenvolver doenças como o câncer. Daí a importância de detectar seus sintomas e aplicar diferentes técnicas para controlá-lo.

As formas mais eficazes de reduzir o estresse

1. Respirar profundamente

A respiração profunda é uma das técnicas mais simples e eficazes para controlar episódios de estresse profundo. Muitas pessoas ficam desesperadas e assim acabam fazendo respirações superficiais.

A melhor técnica para fazer a respiração profunda é colocar uma das mãos na barriga. Então, você deve respirar profundamente, inalando o ar por pelo menos três segundos e depois expirar o ar por sete segundos, pela boca.

Muitas pessoas não dão importância suficiente à respiração; no entanto, ela é um dos aspectos primordiais para reduzir o estresse.

Mulhe respirando calmamente

2. Fazer exercício

Fazer algum tipo de exercício ou atividade física é altamente recomendado não apenas para controlar o estresse, mas para melhorar a saúde geral. Ao se exercitar, o corpo gera endorfinas que fazem a pessoa se sentir melhor e com mais energia. O exercício também é um excelente aliado para liberar frustrações, raiva e reduzir o estresse diário.

Para aproveitar os benefícios do exercício, você não precisa ser um atleta de alto desempenho. O importante é fazer uma atividade física com a qual a pessoa se sinta confortável, com o ritmo e a intensidade de acordo com a idade e a capacidade de cada um.

Quais exercícios escolher? Andar de bicicleta, nadar ou simplesmente caminhar diariamente podem ser suficientes para reduzir o estresse ou mantê-lo sob controle.

Duas amigas caminhando no parque

3. Relaxamento muscular

O relaxamento muscular também é outra das técnicas mais recomendadas para o controle do estresse. Consiste em relaxar um certo grupo muscular. Para isso, é necessário tensionar os músculos por aproximadamente 10 segundos e em seguida relaxar a área lentamente.

Segredos para controlar o estresse

4. Tempo livre

A vida não precisa e não deve ser apenas trabalho e estresse. Por isso, é importante reservar um tempo para aproveitar fazendo alguma atividade ou hobby do qual a pessoa goste.

Simplesmente ir ao cinema, ler um livro, sair com os amigos e ir à praia com a família são ideias muito simples e fáceis de colocar em prática. Com isso, quebramos a rotina, descobrimos novos lugares e a mente relaxa ao se afastar do estresse do dia a dia.

5. Pensamentos positivos

Pode parecer um clichê, mas pensamentos positivos atraem boas energias que se transformam em dias melhores. É importante que a pessoa se concentre em todas as coisas boas que a cercam. Mudar a perspectiva e assim assumir uma atitude mais positiva vai fazer com que a vida seja mais gostosa.

6. Melhorar os hábitos

Os hábitos também podem predispor as pessoas a sofrerem de níveis mais altos de estresse. Por essa razão e também para a saúde em geral, os especialistas recomendam uma alimentação mais saudável, evitar excessos, eliminar hábitos prejudiciais, como por exemplo o fumo ou o álcool, e, além disso, incorporar o exercício ao dia a dia.

Menino quebrando um cigarro no meio

7. Às vezes é preciso se reinventar

Os limites estão apenas na nossa mente. Nesse sentido, se a pessoa não estiver confortável com seu trabalho ou estudos, o mais recomendável é procurar maneiras de tornar seus sonhos realidade e assim trabalhar ou estudar algo de que realmente goste.

O estresse faz parte do dia a dia. No entanto, é possível reduzi-lo ou controlá-lo por meio de mudanças simples, como por exemplo a alimentação, o tempo livre e exercícios.